segunda-feira, 29 de agosto de 2016

.: Documentário "Raça" discute a desigualdade racial no país

Filme discute a desigualdade racial no país sob a perspectiva da trajetória de três personagens.

A TV Brasil estreia o documentário "Raça", dirigido por Joel Zito Araújo e Megan Mylan, nesta terça, 30 de agosto, às 22h10. O filme apresenta a história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial.

A produção nacional mostra que apesar de viverem em um país com a segunda maior população negra do mundo e com a reputação de harmonia racial, os afrodescendentes permanecem praticamente ausentes dos salões do poder.

Filmado no período de 2005 a 2011 e lançado em 2013, o documentário "Raça" destaca a luta cotidiana de três personagens: o cantor e apresentador Netinho da Paula, na busca de consolidar uma emissora de televisão formada majoritariamente por funcionários afro-brasileiros; o senador Paulo Paim, na tentativa de aprovar o Estatuto da Igualdade Racial; e as ações da ativista quilombola Miúda dos Santos, para defender a posse de terras e o respeito às tradições da sua comunidade em Linharinho, próximo aos municípios de São Mateus e Conceição da Barra no Espírito Santo.

Vencedora do Oscar em 2009 pelo curta "Smile Pink", a diretora americana Megan Mylan desenvolveu o longa em parceria com o documentarista Joel Zito Araújo. O projeto é mais uma iniciativa do cineasta na sétima arte para debater a questão da identidade negra, tema já tratado em produções anteriores como seu filme de estreia "A Negação do Brasil" (2000) e também na ficção "Filhas do Vento" (2004).

Ficha Técnica
Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Joel Zito Araújo e Megan Mylan. Inédito. Duração: 106 min. Classificação Indicativa: 12 anos.

Serviço
Cine Nacional - "Raça", nesta terça-feira, 30 de agosto, às 22h10, na TV Brasil.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.