sexta-feira, 24 de março de 2017

.: Coletânea reúne hits de Harold Melvin & The Bluenotes


Por Luiz Gomes Otero*, em março de 2017.

Um dos grupos vocais fundados na década de 70, Harold Melvin & The Bluenotes representou a continuidade da soul music produzida pelos cantores das gravadoras Stax e Motown nos anos 60. Com um certo toque de classe e sofisticação, um requinte a mais que o padrão da década exigia. E a coletânea "All The Hits" traz uma pequena amostra da riqueza musical que esse grupo produziu ao longo dos anos.

O grupo liderado por Harold Melvin produziu hits antológicos, além de ter revelado o cantor Teddy Pendergrass em uma de suas formações. Era uma soul music mais dançante, porque a década de 70 estava em alta a era da discoteca, da disco music. Música para chacoalhar o esqueleto, literalmente. E a Filadélfia, nos Estados Unidos, foi o celeiro de grandes músicos dessa linha.

O CD "All The Hits" contém 12 gravações da década de 70, ou seja, o período mais interessante do grupo.  Há a balada romântica de "If You Don´t Know Me By Now" (que o Simply Red regravaria anos mais tarde) e o pop dançante e irresistível de "The Love I Lost", ambas hits supremos e obrigatórios em qualquer show que o grupo faça.

Mas mesmo as canções menos conhecidas do público brasileiro na atualidade, como "I´m Searching For Love" (com um arranjo orquestral caprichado e discreto) e  "If You're Looking for Somebody to Love" (essa com a cara da disco music dos anos 70) têm aquele toque de classe de Harold Melvin. Era como se a soul music fosse apresentada de terno e gravata para o público, sempre.

Gostei muito de relembrar o antológico hit "Where Are All My Friends", que chegou a tocar nas rádios dos anos 70 e até hoje volta e meia aparece em alguma programação de emissora com foco nas canções mais antigas (ou flashbacks, como alguns costumam definir). O mesmo vale para "Keep On Loving You", com seu balanço irresistível. Não foi à toa que essa banda serviu como referência para Mick Hucknall, do Simply Red.

"All The Hits" pode até não ser a melhor coletânea do Harold Melvin & The Bluenotes. Mas traz um pouco da magia que da banda produziu. E isso já basta para você ouvir em seu CD Player.

"The Love I Lost"

"If You Don´t Know Me By Now"

 "Where Are All My Friends"

"Keep On Loving You"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.