sexta-feira, 12 de maio de 2017

.: José Olympio lança livro de memórias da artista sérvia Marina Abramović

Aos 14 anos, Marina Abramović teve sua primeira aula de pintura. Depois de atirar tinta sobre a tela, o professor, um amigo de seu pai, acrescentou um pouco de areia e pigmentos coloridos, derramou gasolina, acendeu o fósforo, explodiu a obra e disse ao final: “Isso é um pôr do sol”.  A experiência na adolescência teve papel marcante em suas criações: “Ela me ensinou que o processo era mais importante que o resultado, exatamente como a performance significa mais para mim do que o objeto”, conta em “Pelas paredes”.

Três anos após o episódio, Marina começou a se preparar para entrar na Academia de Belas Artes de Belgrado, já com a ideia de que poderia fazer arte a partir de absolutamente qualquer coisa, fosse fogo, água ou o próprio corpo. Em 1973, apresentou em Edimburgo uma de suas primeiras performances: Rhythm 10, que consistia em fincar facas no espaço entre os dedos de uma das mãos o mais rápido possível, se expondo a quase inevitáveis cortes.

De lá pra cá, foram inúmeros experimentos polêmicos com simbologias curiosas, como oferecer objetos ao público, incluindo um revólver, para que fizessem o que desejassem com ela, correr e se lançar de encontro a paredes, deitar em volta de uma área em chamas, dar a volta na Muralha da China e a emblemática performance The artist is present, que levou cerca de 850 mil pessoas ao MoMA em 2010.  Além de ter sido uma retrospectiva do trabalho da artista, nesta última ação, Marina se sentava frente a frente com os visitantes, provocando reações emocionadas pela simples troca de olhares.

Seu livro de memórias revela que a ousadia de sua produção artística é também a manifestação de liberdade de alguém que veio de uma família extremamente rígida e que viveu em tempos sombrios, numa ditadura comunista na Iugoslávia dos anos 1940 aos 1970. Sua mãe era major do exército e seu pai foi designado para a guarda de elite do ditador marechal Tito.  Marina sempre teve uma relação conturbada com a mãe, uma mulher culta e pouco afetuosa, e acabou se afastando do pai após a separação do casal, reencontrando com ele apenas dez anos depois.

Entre as viagens relatadas no livro estão diversas passagens pelo Brasil, entre elas sua visita a xamãs em Curitiba, ao médium João de Deus, conhecido mundialmente por suas atividades de cura, e sua participação em ritos religiosos, alguns deles na Chapada Diamantina. Parte dessas experiências foram registradas no filme “Espaço Além: Marina Abramović e o Brasil.”

“Pelas paredes” é um relato visceral de uma artista que foi além dos limites da dor, da exaustão e do medo e se tornou um dos principais nomes da arte contemporânea.

Marina Abramović iniciou sua carreira no início dos anos 1970 e está em atividade desde então. Ela é considerada uma das pioneiras da arte da performance.  


Livro: Pelas paredes - Memórias de Marina Abramovic 
Memórias de Marina Abramović
Autora: Marina Abramović
Tradução: Waldéa Barcellos
Páginas: 416
Editora: José Olympio / Grupo Editorial Record

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.