quinta-feira, 14 de setembro de 2017

.: Exposição gratuita: Obras de arte cerâmica no centro de SP

I Mostra de Arte Cerâmica será aberta no Centro Universitário Maria Antonia no dia 14 de setembro


Tendo como homenageada a artista visual Norma Grinberg, com curadoria de Carlos Augusto Rossi de Almeida e Cibele Nakamura, a l Mostra de Arte Cerâmica nas instalações do Centro Universitário Maria Antônia, em cartaz entre os dias 14 de setembro e 28 de janeiro, conta com grande variedade temática, técnica e de materiais. Juntos estão grandes nomes que representam a cerâmica artística brasileira e peças de autoria de artistas da nova geração da arte cerâmica. As visitações acontecem de terça-feira a domingo e aos feriado, das 10 às 18h.

A iniciativa objetiva consagrar a diversidade da arte cerâmica no Brasil. Quando se pensa em mostra de arte, a ideia que vem à mente é a de um evento contemplativo. Ao colocar lado a lado significativos representantes da arte cerâmica brasileira, a presente proposta vai além, estabelecendo pontes de intercâmbio difíceis de ocorrer em outros contextos, possibilitando conhecimento para um vasto público através da visualização das obras expostas, além de democratizar o acesso à cultura em espaço importante e de grande tradição da cidade de São Paulo.

A possibilidade de trazer expoentes da arte cerâmica brasileira ao espaço dedicado a arte do Centro Universitário Mariantônia é um privilégio, como um resgate do tempo. A Batalha da Maria Antonia, como ficou conhecido o confronto entre estudantes da Universidade de São Paulo e da Universidade Mackenzie, ocorrido em 3 de outubro de 1968, foi um momento que ficou marcado na história, pelo direito a conquistas democráticas e liberdade de expressão, um direito de todos que só foi conquistado após muitas lutas. Liberdade é inerente à alma do artista, é a sua razão de ser, tem na liberdade o seu maior triunfo.

O Centro Universitário Maria Antonia está instalado nos edifícios históricos que abrigaram a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Em mais de duas décadas de atuação multidisciplinar, conquistou um lugar próprio entre as instituições culturais da cidade, orientando-se por um conceito abrangente de formação.

Desde 1999, o Maria Antonia, como é conhecido, mantém um programa de exposições de arte com cerca de 20 mostras por ano, com a diretriz geral de reunir artistas contemporâneos de gerações diversas, dando espaço às mais diferentes técnicas e áreas de produção, além de mostras de arquitetura e de retrospectivas que visam a discussão sobre o passado recente da arte brasileira.

Serviço 
1ª Mostra de Arte Cerâmica
Onde | Centro Universitário Maria Antonia da USP | Rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque ? SP
Quando | 14 de setembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018
Quanto | Gratuito
Visitações | Terça-feira a domingo e feriados, das 10 às 18h

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.