segunda-feira, 20 de novembro de 2017

.: Entrevista com Carlos Minuano, autor da biografia de Clodovil Hernandes

"Clodovil não era fácil. E escrever sobre ele, muito menos".
Carlos Minuano, jornalista e autor de "Tons de Clô",
 a primeira biografia de Clodovil Hernandes


Por Helder Moraes Miranda, em novembro de 2017.

Autor de "Tons de Clô", a primeira biografia do estilista, apresentador de programas na televisão e deputado federal Clodovil Hernandes, Carlos Minuano promete polêmica ao revelar histórias ainda desconhecidas do grande público. 

Lançada pela editora Best-Seller, a obra promete decifrar, ou quase, a personalidade de Clodovil que, com temperamento intempestivo e colecionador de desafetos, era amado e odiado pelas mesmas características que o consagraram: a autenticidade e a irreverência.

O livro revela os bastidores da vida regada a luxo, glamour e sexo, que foi interrompida em 2009 e até hoje é envolta em muitos rumores, mistérios e dúvidas. Conhecido por contratar garotos de programa, Clô, como era apelidado, sempre teve dificuldade para lidar com a sexualidade, mas usava bordões que falavam disso como uma maneira de se defender.

Carlos Minuano, o autor da obra, é jornalista e pós-graduado em cinema. Em 20 anos de carreira, já escreveu nos principais veículos do país, como no jornal Folha de S.Paulo, revistas Carta Capital e Rolling Stone, além de diversas publicações da editora Abril. Atualmente, é repórter do jornal Metro (Band) e colaborador no portal UOL.

Ele está estreando no audiovisual com uma websérie sobre sexualidade, protagonizado pela escritora Nalini Narayan, que deve estrear ainda esse ano no YouTube. E também trabalha em um próximo livro sobre a bebida psicodélica ayahuasca. "Tons de Clô" será lançado na próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, a partir das 19h, na livraria da Vila da Fradique Coutinho.

RESENHANDO - Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre Clodovil Hernandes?
CARLOS MINUANO - Começou em uma reportagem para o UOL, fui cobrir a inauguração de um espaço em homenagem a ele em Ubatuba. Nessa viagem, comecei a conhecer algumas histórias e falei sobre elas com meu amigo Guilherme Fiúza. Ele começou a por pilha na história até que o Carlos Andreazza, do grupo Record, me ligou e me convidou para fazer o livro.

RESENHANDO - O que foi mais desafiador em escrever essa biografia?
C.M. - Tudo foi desafiador. Clodovil não era fácil. E escrever sobre ele, muito menos. Digo isso porque ele não deixou herdeiros, e em seu círculo de amizades encontrei uma boa quantidade de pessoas que decidiram não colaborar com o livro. Deu bastante trabalho.

RESENHANDO - Quando você percebeu que estava na hora de parar de pesquisar e começar a escrever?
C.M. - Foram dois anos de pesquisa e redação, encontrei muita coisa que demandava mais tempo de apuração. Mas trabalho em um jornal diário e a vida por lá não é fácil. Estourei o prazo algumas vezes e quando a paciência da editora estava acabando percebi que era hora de começar a escrever.

RESENHANDO - De que maneira teve acesso às histórias secretas de Clodovil, como a contratação de garotos de programa?
C.M. - Em uma pesquisa, ao buscar uma informação, acontece de se encontrar muitas outras. Uma fonte pode levar a outras, e foi isso o que aconteceu no caso da biografia do Clodovil. Várias pessoas que entrevistei me contaram histórias sobre os garotos de programa.

RESENHANDO - Houve algum ponto da biografia de Clodovil que o chocou?
C.M. - O mais chocante foram histórias sobre a morte dele, mas que não pude contar no livro, por falta de provas, tempo e recursos para investigação. Tem muito a ser apurado na fase pós-morte.

RESENHANDO - Dos desafetos públicos que Clodovil tinha, qual é o mais controverso na sua opinião? 
C.M. - Foram muitos. Não sei dizer qual o mais controverso. O mais impactante, talvez, tenha sido a briga com o programa "Pânico na TV". Foi o que mais desequilibrou Clodovil. 

RESENHANDO - Clodovil estava certo em relação às brigas que comprava?
C.M. - Isso é muito relativo. Ele comprou algumas brigas importantes e pagou caro por isso. Por exemplo quando criticou ao vivo o processo da constituinte, em 1988, que estava sendo aprovada de maneira não tão transparente. Perdeu o emprego por isso. Mas em tantas em outras, não tinha razão alguma. Foi por puro destempero mesmo. Clodovil era assim.   

RESENHANDO - No mundo politicamente correto e careta de hoje, Clodovil conseguiria se tornar o Clodovil Hernandes que ele foi? Teria mais dificuldades ou facilidades?
C.M. - Difícil dizer isso. Penso que seria a mesma coisa. Um desfile de encrencas e confusões, mas sempre com muito estilo e autenticidade.

RESENHANDO - Conhecedor da história de Clodovil, aponte a principal qualidade e o principal defeito dele.
C.M. - Sua principal qualidade acho que foi a autenticidade. O defeito, sua mania de se envolver em brigas e confusões. 

RESENHANDO - Por que Faustão e Silvio Santos se recusaram a falar sobre Clodovil em seu livro?
C.M. - Bom, sei lá, mas acho que talvez porque não costumam dar entrevistas mesmo.

RESENHANDO - Depois de biografar a obra do estilista, qual é a sua opinião pessoal sobre ele?
C.M. - O Clodovil era cheio de contradições, mas me impressionou seu lado criativo, o profissionalismo e a espontaneidade. Foi sem dúvida uma pessoa incrível.

*Helder Moraes Miranda escreve desde os seis anos e publicou um livro de poemas, "Fuga", aos 17. É bacharel em jornalismo e licenciado em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos, pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura, pela USP - Universidade de São Paulo, e graduando em Pedagogia, pela Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Participou de várias antologias nacionais e internacionais, escreve contos, poemas e romances ainda não publicados. É editor do portal de cultura e entretenimento Resenhando.

As 7 maiores polêmicas de Clodovil

"Pânico na TV" - A saga de Clodovil


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Boa noite......me identifico com o falecido....pois já fui muito briguenta..... não aceito as coisas quieta....embora sendo negra...e não tenho estudo..... mas isso não me inibe....mesmo....jamais...minha família e admiradora de clo,no momento...estou mais calma....mas ainda questiono..

    Muitas situações...clodovil, insubstituível!!!!! Descanse em paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também ainda admiramos as tantas lições que Clodovil deixou para nós.

      Muito obrigada por comentar.

      Um grande abraço!

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.