domingo, 26 de novembro de 2017

.: Noel Gallagher’s High Flying Birds lança “Who Built The Moon?”

Partindo da mesma fusão de melodias, composições e autoconfiança, o novo disco de Noel Gallagher’s High Flying Birds, “Who Built The Moon?” altera o curso da lenda do rock após dois anos de colaborações criativas com o renomado DJ e compositor David Holmes. Lançado no dia 24 de novembro de 2017, o intensamente aguardado disco que substitui o premiado “Chasing Yesterday” (2015), já está sendo ensaiado pela banda para as apresentações ao vivo durante a turnê mundial anunciada para 2018. Os shows começam em abril de 2018 por todo o Reino Unido, com ingressos já disponíveis em: www.noelgallagher.com.

“Who Built The Moon?” desperta a percepção do ouvinte e o faz enxergar o passado e o presente do artista ao mostrá-lo como um homem. Com os vocais da banda e de convidados do mundo todo, os músicos dão vida para as 11 faixas que compõem o disco em criações experimentais e com influências tiradas de uma jukebox atemporal. Gallagher e Holmes se encontraram em Belfast e Londres e ouviram de pop psicodélico francês à música eletrônica, soul, rock, disco e dance procurando por inspirações.

Se as faixas que misturam perfeitamente experiências do mundo eletrônico com trechos cantados em francês dão a impressão de que Gallagher é inquieto, os instrumentos que passam pela melancolia inspirada pelas trilhas sonoras da TV europeia dão a certeza desta inquietude. Botando fogo em tudo o que é familiar, Gallagher compôs o disco inteiro no estúdio pela primeira vez, imergindo em um clima de estudo laboratorial e uma aventura de “copiar e colar” com David Holmes virando as costas, pelo menos temporariamente, para a solidão da composição ao violão. A porta do estúdio foi deixada aberta para Paul Weller (órgão em “Holy Mountain”) e Johnny Marr (guitarra e gaita em “If Love Is The Law”) não apenas para presenciarem a criação do disco, mas também para colaborarem e deixarem sua marca no décimo disco de estúdio de Noel Gallagher.

Os resultados são estimulantes. Com instrumentos calmos e hipnóticos e ritmos influenciados pelo Oriente, “Who Built The Moon?” é um disco para o apocalipse, tranquilizando o ouvinte com sombras do Noel que eles conhecem e confiam, enquanto ele próprio se leva para o lado mais aventureiro e dançante. 

David Holmes, produtor de “Who Built The Moon?I” diz: “As pessoas ficarão surpresas. Acho que os fãs amam o Noel e estão desesperados para que ele faça um disco grande, corajoso e animado – muitas das músicas deles são mais calmas. Desta vez está bem divertido”.

Como Gallagher responderia a comandos que dizem: “Pare de tocar guitarra!” e “Toque um solo de guitarra que me faça querer dançar”?
Seguro de que o homem que o desafiava tinha uma visão que combinava com o tamanho de sua ambição, ele mergulhou no mesmo espaço criativo. “The Man Who Built The Moon” deixa clara a visão da parceria, inundada por uma orquestra exuberante e um sentimento de drama iminente. É o som de um compositor experiente acompanhado por um cúmplice com o mesmo perfeccionismo meticuloso, como Gallagher revela: “Nós pegamos um riff de teclado de que gostamos de uma faixa não usada e adicionamos acordes. Um ano depois, lidamos com isso como uma música e quando chegamos no refrão, David não parava de me pedir pra escrever algo novo... de novo e de novo e mais uma vez. Estava pronto para enforcá-lo. O que ficou na música foi a oitava tentativa e, quer saber? O pior é que ele estava certo”.

Em “Fort Knox” quase nenhuma nota é cantada por Gallagher, enquanto “It’s A Beautiful World” brinca com a música eletrônica progressiva. A influência psicodélica do pop dos anos 60 encontrada em “Black & White Sunshine” pede por mais votos tradicionalistas, enquanto “Holy Mountain” é um jogo de ‘encontre o lado obscuro’ em meio ao som feliz e animado. Explicando a última faixa, Gallagher diz: “David tocou um pedacinho dela para mim, eu desenvolvi os acordes e nós fizemos uma demo de apenas alguns minutos, a levamos para tocar na turnê e brincar com a faixa. Quando ela se tornou uma música de verdade em Belfast eu fiquei muito feliz, e queria fazer jus a ela. O que traz mais felicidade do que se apaixonar? Então escrevi uma música sobre amor e é uma das melhores que já fiz”.

Confira as datas da turnê de Noel Gallagher’s High Flying Birds com o álbum “Who Built The Moon?”:

22 de abril de 2018        Brighton, Brighton Centre
24 de abril de 2018        Glasgow, The SSE Hydro
25 de abril de 2018        Aberdeen, BHGE Arena
27 de abril de 2018        London, The SSE Arena Wembley
30 de abril de 2018        Nottingham, Motorpoint Arena
1 de maio de 2018         Birmingham, Birmingham Arena
3 de maio de 2018         Newcastle, Metro Radio Arena
4 de maio de 2018         Manchester, Manchester Arena
6 de maio de 2018         Cardiff, Motorpoint Arena
7 de maio de 2018         Leeds, First Direct Arena
9 de maio de 2018         Belfast, The SSE Arena
10 de maio de 2018       Dublin, 3Arena

Redes Sociais
Twitter: https://twitter.com/NoelGallagher
Facebook: https://www.facebook.com/noelgallaghermusic
Instagram: https://www.instagram.com/themightyi/
YouTube: https://www.youtube.com/user/NoelGallagherTV


Confira a tracklist de “Who Built The Moon?”:
1. Fort Knox
2. Holy Mountain
3. Keep On Reaching
4. It's A Beautiful World
5. She Taught Me How To Fly
6. Be Careful What You Wish For
7. Black & White Sunshine
8. Interlude (Wednesday Part 1)
9. If Love Is The Law
10. The Man Who Built The Moon
11. End Credits (Wednesday Part 2)

Bonus track:
Dead In The Water (Live at RTÉ 2FM Studios, Dublin)

Créditos:
Escrito por Noel Gallagher (Dead Leg Music/Sony/ATV Music Publishing Ltd).
Produzido por David Holmes.                 
Mixado e projetado por Emre Ramazanoglu. 
Engenharia adicional por Tristin Norwell.
Todos os vocais principais gravados por Paul ’Strangeboy’ Stacey no Strangeways Studios, Londres.
Masterizado por John Davis at Metropolis, Londres.
Gravado no Drama Studios, Belfast, The Pool and Hoxa HQ, Londres.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.