sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

.: U2 retoma som básico em "Songs of Experience" - por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero*, em dezembro de 2017.

Todo álbum novo do U2 é sempre cercado de muita expectativa. E novamente a banda irlandesa retoma em "Songs of Experience" o seu som básico explorando temas que tem a ver com a nossa realidade atual, centrado no tempo presente.
No disco anterior ("Songs Of Inocence"), Bono e seus colegas de banda (The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr.) buscaram dar um tom saudosista nas canções. Neste novo trabalho eles falam de situações do tempo presente, mostrando o que a maturidade consegue produzir para nos tornar seres melhores neste planeta.

O disco tem aquela pegada sonora que você já conhece desde os anos 80. Desde "Lights Of Home", com a pegada rock do disco "Joshua Tree". E uma sacada muito boa de Bono no vocal de "You're The Best Thing About Me", com a guitarra sempre onipresente de The Edge nos riffs.

A faixa "Get Out Of Your Own Way" é uma das que mais gostei. Tem um certo ar alternativo (seria influência do crescente mercado do indie rock?), mas que logo se dissipa ao chegar no refrão com pitadas pop. É um grande momento desse disco e mereceu ser o primeiro single de divulgação nas rádios.

"American Soul", outro grande momento do disco, tem participação do rapper Kendrick Lamar e tema centrado na política dos Estados Unidos e nos refugiados que surgem de várias partes do mundo. A guitarra de The Edge aparece quase sem efeitos em "Red Flag Day", com o apoio sempre competente de Adam e Larry no baixo e bateria respectivamente. "The Blackout" é outro exemplo de onde os caras podem chegar dentro do rock.

É preciso destacar o vocal de Bono nesse disco. Ele está cantando muito bem todas as faixas, seja nos momentos mais introspectivos (como na faixa "The Little Things That Give You Away") ou nos momentos mais roqueiros do álbum. Continua com tudo em cima no quesito interpretação.

"Songs Of Experience" é mais um grande álbum de um dos grupos mais significativos da história do rock. Só por isso já vale a pena a sua audição.


 "Get Out Of Your Own Way"

 "American Soul"

 "The Blackout"

 "You're The Best Thing About Me"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.