sábado, 17 de março de 2018

.: Novos tesouros de Hendrix são lançados em CD, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em março de 2018.

Mais um lançamento em CD traz gravações de estúdio feitas por Jimi Hendrix, ícone do rock e apontado sempre como um dos mais influentes guitarristas do estilo. E as faixas de "Both Sides Of The Sky", nome do novo álbum, confirmam essa tese.

Apesar do curto espaço de tempo – Hendrix morreu em 1970, aos 27 anos – muitas gravações de estúdio foram encontradas com ótima qualidade de som. E em "Both Sides Of The Sky", há algumas surpresas, como a releitura de "Mannish Boy", do bluesman Muddy Waters, que ganhou um arranjo mais focado no rock.

"Lover Man", a faixa seguinte, traz uma sonoridade próxima da "Band Of Gypsies", que ele criou ao lado do baterista Buddy Miles no final dos anos 60. Seus solos preservam a antiga magia em  "Power Of Soul" – para mim uma das melhores faixas desse disco – e na nova releitura de "Hear My Train a Comin".

"Sweet Angel" é uma peça instrumental que parece ter sido extraída de alguma jam session em estúdio, mas soa ótima nessa produção. E na faixa "Thing I Used to You", Hendrix rende tributo ao blues, estilo musical que ajudou a moldar a sua formação musical.

Outro momento gratificante é "Woodstock", canção de Joni Mitchell que foi gravada originalmente pelo quarteto Crosby Stills Nash e Young. Soa nostálgico ouvir Hendrix cantar e tocar uma letra que homenageia o mítico festival de 1969 que ele mesmo ajudou a eternizar na história. Stills participa dessa gravação cantando e tocando guitarra.

"Both Sides of Sky" está longe de ser um disco caça-níqueis. Trata-se de um tesouro musical que agora está preservado em forma de CD. E merece ser conferido.



"Lover Man"

"Hear My Train a Comin"

"Mannish Boy"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.