sexta-feira, 2 de março de 2018

.: Saiba como se livrar do melado do plástico emborrachado

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2018


Conhece o probleminha que insiste em aparecer no emborrachado? Contudo, aquele meleiro que chega a dar dor de cabeça pode ser controlado. O meu interesse em dar fim nisso foi por conta das pernas e braços de certas bonecas antigas, exclusivamente, Barbie -as ainda fabricadas pela Estrela. 

Quantas conversas com colecionadores e nenhuma solução para aquele visgo pegajoso que sempre voltava, mesmo após lavar com detergente ou sabão em pó. Nem deixar de molho num balde por dias resolvia. Amenizava, mas era questão de tempo para retornar.

Como todo bom colecionador, não é interessante acumular bonecas sem manusear ou fazer higiene frequente nelas. Pois é, elas em seus quase 30 centímetros são lindas, mas exigem cuidados. Não se iluda apenas com as aparências!

Eis que resolvi pesquisar na internet como acabar com o grude do emborrachado. Cheguei ao vídeo no Youtube de um DJ que indicou passar o álcool isopropílico. Fui até o Centro da minha cidade, totalmente certa de que compraria o produto para dar fim ao problema. 

No entanto, a comercialização desse álcool acontece somente mediante apresentação de receita médica -embora exista quem venda livremente na internet. Perguntei para a atendente da farmácia de manipulação se havia algo similar, pois queria usar para tirar o melado de emborrachado. Eis que a grande revelação foi dada: "Use removedor de esmaltes!"

Como não sou muito de pintar a unhas, tive que comprar um vidrinho para fazer o teste. E não é que funciona!? No início de janeiro, passei com um paninho macio, uma quantidade generosa nos braços e pernas de umas Estrelinhas das antigas, em que a limpeza delas era constante. Em quase dois meses, o grude não voltou.

Em tempo, aos fãs colecionadores de Barbie Estrela, fica a dica também para os cabelos. Como eu já havia gastado um outro vidrinho de removedor de esmaltes para encolher a cabeça de uma Barbie Fashionista, percebi o brilho que o cabelo da boneca ganhou. Testei nos cabelos de uma Barbie Moda em Dobro que comprei num lote há muitos, muitos anos. Sim! O cabelo da boneca estava completamente ressecado e melhorou muito.


É uma opção para recuperar o cabelo original? Sem dúvida! Contudo, é preciso saber usar. Por dias, deixei de molho na acetona, somente os cabelos, não a cabeça inteira -para não diminuir a cabeça. Outro detalhe importante é o de não passar o pano com removedor de esmaltes no rostinho, pois a chance de danificar a maquiagem original é grande.  


Divirta-se no Instagram do Photonovelas:






O vídeo que citou o álcool isopropílico

Minha experiência com as Estrelinhas


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

14 comentários:

  1. Muito obrigada, Mary! Estava precisando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada!! É como que um tratamento... volta e meia precisa retornar com a acetona, mas voltou menos melado do que quando eu lavava ou passava talco.

      Boa sorte! Beijocas!!

      Excluir
  2. Eu coleciono bonecas também, e justamente minha Barbie da estrela e as Susi's estavam muito muito grudentas, estava até pensando se valeria a pena mantê -las... que bom que você divulgou essa solução, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! De nada!! Mas não acaba com o problema... infelizmente. Já tentei até deixando as pernas emergidas no removedor de esmaltes, por dias... até o produto evaporar. Depois de um tempo, aquela limpeza anual nas bonecas, sabe? E a meleca voltou. Claro que não como era.. mas voltou! Muito triste isso!!
      Grande abraço e beijocas!!

      Excluir
  3. Passei Tyner parece que melhorou. Vou aguardar.

    ResponderExcluir
  4. A minha está com melado apenas no rosto! O resto do corpo é de um plástico diferente! Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No rosto não é legal passar acetona, pois pode tirar a maquiagem. Uma vez que essas bonecas da Estrela já estão velhinhas, tem maquiagem até se desfazendo... se passar removedor de unhas no rosto... tem tudo para dar muito errado. Olha, tenho umas da Mattel com o rosto melado... e não mexi. Vou com talco, paninho e só...

      Excluir
  5. A minha está com melado apenas no rosto! O resto do corpo é de um plástico diferente! Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  6. A minha está com melado apenas no rosto! O resto do corpo é de um plástico diferente! Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho aquele boneco manequinho estava guardado a muitos anos fui pegar esta todo melado e manchado como ferrugem q dó vou tentar passar acetona obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!! Lembro muito bem dele. Vai dar certo... Gasta bastante acetona quando se tem um boneco maior, mas melhora para pegar... o ruim é que com o tempo... o meleiro volta. Ah! Não passe na maquiagem como boca, sobrancelha, cílios... ;) No mais... é partir para o resgate!!

      Excluir
  8. Foi ótima a dica, eu fiz e resolveu, pelo menos por um tempo. Obrigada, Mary Ellen.

    ResponderExcluir
  9. Cheguei aqui por problemas com outros brinquedos que eu tinha, bonecos da revista recreio, deu muito certo, excelente dica! muito obrigada salvou meus brinquedos e meu dia :)

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.