terça-feira, 3 de abril de 2018

.: Resenha de "A Beija-Flor e o Girassol", de Paula Valéria Andrade

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2018


Quem é de admirar a natureza e teve a chance de apreciar um girassol e um beija-flor em seu habitat natural, certamente, pôde presenciar a encantadora amizade entre ambos. Aos que ainda não foram contemplados com tão belo presente, é válido buscar na internet fotos registrando diversos desses encontros
Alinhado a esse ambiente riquíssimo de detalhes de encher os olhos está a narrativa do livro "A Beija-Flor e o Girassol"lançamento da Editora do Brasil.

Com um enredo fascinante, a autora Paula Valéria Andrade leva o público a admirar a beleza do meio-ambiente. Nesse recorte, o leitor é levado para Petrolina. Lá, Doralina, apelidada de Dodô, é uma beija-flor desolada após perder o cantinho para um terrível incêndio. Sem ter os gravetinhos e galhos como lar, por maior azar, ao cair, quebrou uma asa, passando a não alcançar as flores mais altas para se alimentar.

Ao ciscar plantas rasteiras e fazer diversas amizades, embora sentisse saudade de seus voos e de beijar as flores altas, foi num dia quente que uma amizade provável foi iniciada de um modo improvável. "Dodô tropeçou em um largo e grosso caule verde, machucando bem o seu pé: 'Uia...ai!' Era quase como um tronco caído em seu caminho, tamanha a proporção. E, seguindo seu olhar, ela avistou um grande girassol, murcho e curvado, bem caído para dentro do canteiro, no meio da grama alta e abandonada. Por estar assim, Dodô, que por enquanto não voava, pôde ver bem seu novo amigo."

Assim, a amizade entre Gil Girassol e Dodô se fortalece, pois na transferência do amor, Gil e Dodô fizeram, um para o outro, o que de melhor podia ser feito. Ao ajudar o amigo necessitado, a lição ensinada é a da importância de estar ao lado daqueles que nos querem bem, seja em um momento bom ou ruim. 

Em 40 páginas, a publicação "A Beija-Flor e o Girassol" destaca que a força da amizade construída com reciprocidade nos ajuda a crescer, além de nos tornar melhores seres vivos. Afinal, o carinho pelo próximo é uma alegria a ser compartilhada, assim como a amizade que precisa ser regada de modo rotineiro. O livro é uma excelente indicação de aprendizado para os jovens leitores!


Livro: A Beija-Flor e o Girassol

Autora: Paula Valéria Andrade
Ilustrações Luis San Vicente
Editora do Brasil
40 páginas


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. Que livro lindo! Tenho um filho de 5 anos, vou procurar para comprar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia! Vc teria copia digital para compartilhar?

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.