quarta-feira, 9 de maio de 2018

.: “As Aventuras de Poliana” estreia no SBT com mensagem positiva

João (Igor Jansen). Autora Iris Abravanel, Poliana (Sophia Valverde) e diretor-geral Reynaldo Boury

Na noite de terça-feira, na sede do SBT ocorreu uma coletiva de imprensa para o lançamento da trama “As Aventuras de Poliana”, reunindo 160 profissionais da imprensa de todo o Brasil para conversar com a autora Iris Abravanel e o diretor-geral Reynaldo Boury, além de conhecer o elenco completo do folhetim. A equipe de colaboradores da autora, a diretoria do canal, a equipe da novela, empresários parceiros e mães do elenco também marcaram presença no evento que apresentou ainda a cidade cenográfica para os jornalistas. Apresentado pelo diretor artístico do SBT, Fernando Pelegio, o evento ainda surpreendeu aos presentes com um pocket show das músicas “Bate Coração” e “Jogo do Contente”, interpretados pelas personagens Poliana (Sophia Valverde), Alice (Kiara Sasso) e Lorenzo (Lázaro Menezes).

Renovar a esperança com pensamento positivo e boas notícias para ver o lado bom da vida é a aposta do SBT em “As Aventuras de Poliana”, novela originalmente adaptada para a teledramaturgia pela autora Iris Abravanel, baseado em “Pollyanna”, obra literária de Eleanor H. Porter. A trama também marca os 10 anos da carreira como autora de telenovelas de Iris Abravanel, mesmo período da reativação do núcleo de teledramaturgia do canal, além da volta do trabalho da dupla de sucesso que a autora formou desde “Carrossel” (2012) com o diretor-geral Reynaldo Boury. “As Aventuras de Poliana”, que segue o pilar do SBT de unir a família brasileira, estreia na noite de quarta-feira, dia 16 de maio. Durante os primeiros capítulos, como já é tradição na emissora, o folhetim será exibido às 21h, em forma de dobradinha com as emoções finais de “Carinha de Anjo”, que vai ao ar às 20h30. 

A autora Iris Abravanel resume o impacto que deseja alcançar com a essência de seu mais novo desafio na teledramaturgia brasileira: “É muito gratificante escrever e acompanhar a história de Poliana nos dias de hoje, onde todos precisam de boas notícias. Essa novela nos ensina que é nas pequenas coisas que encontramos os momentos de felicidade. O exercício do “Jogo do Contente” é para todos. Renovar a nossa mente a cada dia, e viver contente independente das circunstâncias. Sempre há um motivo para sentirmos gratidão. Pode ter certeza que em um coração cheio de gratidão não existe espaço para amargura. Essa é a verdadeira essência de As Aventuras de Poliana”, conta. O diretor-geral Reynaldo Boury também comenta a expectativa para o novo trabalho com a autora: “As Aventuras de Poliana é a quarta novela que fazemos juntos. Uma parceria que vem dando certo. Foram três sucessos e dessa vez não será diferente”, garante. 

Gravada na cidade cenográfica e nos estúdios 7 e 8 do SBT, além de locações externas, como nos municípios de Quixadá, Trairi, Praia da Taíba no Ceará, a trama conta a história de Poliana (Sophia Valverde), uma garota com personalidade livre e espontânea que cresceu em meio à magia do teatro mambembe. Ela é filha do casal de artistas multitalentosos formado pelo divertido diretor e ator Lorenzo (Lázaro Menezes) e pela espirituosa atriz Alice (Kiara Sasso), que integram o grupo teatral itinerante Vagalume com sua casa/palco sobre rodas. Apesar da família ser unida e feliz, passa por constantes dificuldades financeiras ao longo das turnês. Para não desanimar e encarar os problemas de forma mais leve, Lorenzo e Alice ensinam uma brincadeira para Poliana sempre jogar nos momentos difíceis: o jogo do contente, que consiste basicamente em conseguir ver o lado bom de tudo, especialmente nas situações mais desagradáveis.

A trupe de Lorenzo e Alice segue pelo nordeste brasileiro e escolhe um município esquecido e pacato do sertão cearense para mais uma de suas montagens teatrais. É onde ela conhece João (Igor Jansen), um garoto humilde do povoado local, que está de passagem e se encanta pela música da apresentação. João possui personalidade forte e vive em um casebre no meio do sertão nordestino aos cuidados do pai grosseiro Tião (Helder Sossa) e da mãe submissa, Josefa (Luciana Vidal). Mesmo com a pouca idade, João já é obrigado a abandonar a escola e a ajudar Tião com o trabalho na lavoura e os serviços de casa. Contudo, João desenvolve interesse pela música e seu talento chama a atenção de Josefa.

Hoje, aos 11 anos de idade, Poliana precisa ir à São Paulo para morar com os parentes de sua mãe, a família D’Ávila. Antes de partir, Lorenzo revela que sempre sonhou que a família pudesse um dia se apresentar em uma linda peça, mas isso não será mais possível, já que Alice faleceu e ele mesmo adoecera. O pai pede a filha que nunca desista de seus sonhos e, reforça a importância de que ela nunca deixe de jogar, o jogo do contente. 

Enquanto isso, no casebre do sertão, João, também aos 11 anos, se cansa da repressão do pai e decide ir embora de casa. O garoto promete para a mãe que voltará para dar a ela uma vida melhor. Josefa fica atordoada, mas compreende que fora daquela realidade o filho talvez tenha condições de alcançar seus sonhos e desenvolver seus talentos. João, então, segue na garupa de um pau de arara (caminhão) a sua própria aventura rumo a São Paulo. 

Poliana e João chegam ao mesmo tempo à cidade grande, porem separadamente. Nesta trajetória, as duas crianças, já se deparam com muitas aventuras e histórias surpreendentes que irão mudar a realidade e os sonhos que tinham antes de enfrentarem esta caminhada. Poliana perceberá que nem todos são bondosos como os seus pais e que o jogo do contente é cada vez mais necessário e difícil de ser executado. Enquanto João, em outro canto, precisará lidar com o perigo vindo das ruas para lutar por seus sonhos e cumprir a promessa feita a Josefa. Em meio a essa aventura, Poliana e João se esbarram e o destino parece reuni-los mais uma vez. E é assim que a amizade dos dois recomeça.

A menina passa a morar com sua tia Luísa D’Ávila (Milena Toscano), irmã de Alice, mas é recebida com frieza e desagrado. Amargurada pelo passado, a rica mulher deixa visível que não gosta da presença da criança em sua mansão e cuida dela apenas por obrigação. A garota se vê forçada a obedecer inúmeras regras e horários estabelecidos. Toda a liberdade que tinha com os pais fica apenas na memória.  Luísa mente a respeito do restante da família e diz que seu irmão, tio da pequenina, mora fora do país e por isso os dois não têm mais contato. Nanci (Rafaela Ferreira) e Antônio (Jitman Vibranovski), empregados da mansão, são quem irão trazer algum alívio para a solidão da menina, pelo desprezo da tia amargurada. Nesse meio tempo, a garota acaba conhecendo a rabugenta Dona Branca (Lílian Blanc) e sua neta Mirela (Larissa Manoela), avó e prima de Nanci.

Caminhando pela vizinhança, Poliana topa com um homem sério e muito reservado junto com seu cachorro, o misterioso Sr. Pendleton (Dalton Vigh), morador da mansão 242, uma das maiores da redondeza. O vizinho é alvo de investigações dos meninos do Clube Magabe, composto pelos pequenos arteiros, Mário (Theo Medon) e os gêmeos, Gael e Benício (Vinicius Siqueira e Kauan Siqueira). Lorena (Pietra Quintela), amiga de Mário, vive tentando entrar no clube, mas nunca é aceita por ser menina.

Sem o conhecimento da tia, Poliana também passa a frequentar a padaria do bairro, “Ora Pães, Pães”, um lugar aconchegante, administrado por Durval (Marat Descartes). O que Poliana não faz ideia é que o dono do estabelecimento é também seu tio, o irmão que sua tia Luísa diz estar em Portugal. Além de padeiro, o homem tem duas filhas, Raquel (Isabella Moreira) e Lorena, primas desconhecidas de Poliana.

Em uma de suas caminhadas, Poliana acaba se perdendo e caindo na Comunidade Jardim Bem-Te-Vi, que fica próxima ao seu bairro e onde as vizinhas Gleyce (Maria Gal) e Arlete (Letícia Tomazella) vivem em pé de guerra uma com a outra, enquanto seus respectivos maridos Ciro (Nando Cunha) e Lindomar (Ivan Parente) são bons e velhos amigos.

Poliana se torna aluna da Escola Ruth Goulart após uma audição tensa às escondidas, contrariando a vontade de sua tia Luísa. Essa é uma das escolas mais conceituadas do País, com educação rigorosa e o melhor ensino das artes, onde os alunos têm aulas extracurriculares de canto, dança, teatro, artes plásticas, audiovisual, etc. É o mesmo lugar em que Alice e Luísa estudaram e se formaram no passado. Ruth (Myrian Rios) é a atual diretora e neta da fundadora do estabelecimento. Mulher séria e sozinha, ela enxerga o trabalho como prioridade. Sua melhor amiga e também coordenadora da escola é Helô (Elina de Souza). Neste ano, a instituição recebe um novo professor de audiovisual, Marcelo (Murilo Cezar), ex-aluno da escola e fotógrafo profissional de natureza e paisagens, que se junta ao corpo docente composto por Salvador (Eduardo Semerjian), o professor de arte, Iuri (Emilio Farias) o de teatro, Sophie (Gabriela Petry) a de música e Débora (Lisandra Cortez) a de dança. Poliana entra para a mesma sala de Luigi (Enzo Krieger) e Kessya (Duda Pimenta), que se tornam seus grandes companheiros, mas nem todos da classe são tão receptivos com ela.  Filipa (Bela Fernandes), Yasmin (Bia Lanutti), e os valentões Eric (Lucas Burgatti) e Hugo (Henry Fiuka) aprontam várias com Poliana e seus amigos e prometem causar muita confusão. Filipa se torna sua rival número um e vai fazer de tudo para que não apaguem seu brilho.


Elenco de "As Aventuras de Poliana"

Na escola também estudam as melhores amigas, Raquel e Mirela, que disputam o amor do recém-chegado, Guilherme (Lawrran Couto), o que causa muitos conflitos na amizade. Além de tudo, as duas também são constantemente perseguidas pela garota-problema e repetente, Brenda (Flavia Pavanelli). Ao contrário da amiga mais introvertida, Mirela sonha em ter um namorado e ser popular na escola. É fã do youtuber, Luca Tuber (João Guilherme), que mais para frente vai entrar na escola e arranjar ainda muita confusão nessa turma.

Filiado à Ruth Goulart, existe o Comitê do Laço Azul, grupo que ajuda a escola e outras obras caridosas, formado somente por mães de alunos e senhoras influentes, liderado pela presidente Glória (Clarisse Abujamra), mulher importante e dona de uma galeria de arte famosa. Ela também é mãe de Marcelo e do inescrupuloso, Roger (Otávio Martins), pai de Filipa e Guilherme e marido da desligada Verônica (Mylla Christie). Os irmãos Marcelo e Roger não são nada parecidos e não conseguem se dar bem, por mais que a mãe tente apaziguar os dois, todo encontro familiar sempre acaba em briga. Guilherme tem vergonha de sua condição financeira e de sua família, principalmente do pai, por isso esconde de todos que é rico, principalmente de seus melhores amigos mais humildes, Jeferson e Vinícius.

A tecnologia também está bastante presente na história. A O11O (Onze) é uma das principais empresas de games e aplicativos do Brasil. Sempre à frente nas novidades, seus aplicativos também são os mais baixados e presentes entre jovens e adultos de todas as idades. Roger é o diretor financeiro e a ponte entre o patrão, Otto Monteiro, e todos os funcionários. Otto nunca aparece na empresa e não tem sua identidade revelada para ninguém, comunica-se somente através de videoconferências usando um avatar. Sérgio (Guilherme Boury) e Joana (Daniela Paschoal), pais de Luigi e Mário, trabalham na O11O e escondem de todos que são casados para não perderem o emprego, mas o malandro Waldisney (Pedro Lemos), o motoboy, começa a desconfiar.  A recém-separada e amiga de infância de Joana e Luísa, Claudia (Letícia Cannavale), também se vê obrigada a voltar ao mercado de trabalho e entra na equipe como secretária de Roger, sofrendo nas mãos do chefe carrasco.

Ao longo da história, Poliana enfrenta inúmeros desafios na escola, nas amizades e principalmente na própria família. Sente a obrigação de encontrar um lar para seu amigo João, reunir seus tios novamente e desvendar o mistério do antigo grande amor de sua tia Luísa para que ela volte a se relacionar e não fique mais sozinha. Mesmo em meio às dificuldades e à adaptação à nova realidade, Poliana tenta sempre ver lado bom da vida e propagar a boa mensagem do jogo do contente por onde passa.

Como já é tradição, o SBT lança nesta obra talentosos atores mirins para a teledramaturgia brasileira, como o caso da atriz Sophia Valverde, de 12 anos de idade, que embora já conhecida, vive pela primeira vez o desafio de uma protagonista, Poliana. A artista já interpretou em sua carreira as personagens Maria de “Chiquititas” e Dóris em “Cúmplices de Um Resgate”. “A Sophia é um talento nato. Um diamante que está sendo lapidado”, elogia o diretor Reynaldo Boury. A diretora de elenco Márcia Ítalo comenta sobre o processo de escolha da atriz: “A autora Iris Abravanel já pensava em Sophia desde o início e após uma reunião fizemos um teste para analisar se ela havia entendido o briefing passado. Ela correspondeu a todas as expectativas, nos dando a certeza da escolha de Sophia”. Outro talento que estreia em uma telenovela, e como protagonista, é o ator Igor Jansen, de 14 anos, no papel de João. O jovem foi descoberto pelo departamento de elenco da emissora após ele integrar o filme “O Shaolin do Sertão”, onde interpretou o personagem Piolho. “Precisávamos de um ator jovem e nordestino para a nova novela. Foi quando na primeira reunião com a equipe de criação levei a foto do Igor para que Iris Abravanel, Reynaldo Boury e Rita Valente pudessem conhece-lo. Uma vez aprovado, Boury foi até Fortaleza para gravar algumas cenas com ele. Não restou nenhuma dúvida de que Igor era o nosso João”, revela Márcia Ítalo. O diretor do folhetim completa: “Descobrimos o menino lá no Ceará, que é outro talento infantil. Fará com a Sophia uma dupla fenomenal. Sucesso garantido”.

O bem-estar do elenco mirim é um dos principais pilares de todas as produções do SBT, por isso, além das crianças gravarem no máximo seis horas por dia, também recebem o suporte de uma equipe qualificada que trabalha pelo desenvolvimento do dia a dia desses novos talentos formado pela fonoaudióloga Camila Mercatelli, a psicóloga Rosa Maria Naccarato, a preparadora corporal Ana Magdalena, os coaching de interpretação Ariel Moshe e Gisele Ramos, o preparador vocal e de instrumentos Jefferson Nogueira e o professor de dança Eudóxio Júnior que estabelecem um diálogo diário com o elenco e também com os pais dos atores com objetivo de unir afeto e disciplina, além do cuidado do corpo e da mente do elenco. A emissora promove ainda um projeto nos bastidores criado pela autora Iris Abravanel com palestras profissionais para instruir e orientar os pais do elenco mirim, além de estimular as mães a exercerem atividades que visem a união e sirvam de exemplo de colaboração ao próximo durante o período que permanecem na emissora aguardando os filhos.

“Nosso trabalho com as crianças do elenco não é apenas o de prepará-las para os personagens que irão interpretar, mas sim o de colocar no mercado bons profissionais. Workshops são realizados com toda equipe de preparadores além de receberem acompanhamento psicológico durante o período de trabalho no que se refere as etapas que eles terão que enfrentar, por exemplo: 1 - o entusiasmo de uma contratação, conhecimento do grupo, busca da harmonia, aparar as primeiras arestas que possam surgir, conhecê-los mais a fundo para melhor lidar com cada um individualmente e em grupo; 2 - início das gravações; 3 - estreia da novela no ar, o reconhecimento do público e a fama; 4 - prepará-los e também aos pais para o término da novela. Existe ainda uma etapa intermediária em que a psicóloga Rosa e eu atendemos cada um individualmente para falar sobre o crescimento dos personagens e as expectativas de cada um com o futuro. Palestras sobre nutrição, educação financeira, encaminhando de carreira e como lidar com as redes sociais, além de campanhas em asilos, orfanatos e hospitais são feitas com as mães durante o decorrer do período das filmagens”, explica detalhadamente a diretora de elenco Márcia Ítalo.  

A direção musical de “As Aventuras de Poliana” é assinada por Arnaldo Saccomani e Laércio Ferreira, que elaboraram uma extensa pesquisa, sempre alerta a tudo o que acontece no cenário musical, para encontrar os primeiros ritmos que irão embalar essa história. Inclusive no que se refere ao núcleo jovem da padaria, onde aparecem muitos sambas. “Essa será uma trilha bem eclética, com sambas atuais e algumas releituras de clássicos, como “Tiro ao Álvaro”, “Tô Te Filmando (Sorria)”, “Senhora Tentação”, entre outras. Teremos ainda a presença de grandes autores e intérpretes, como Caetano Veloso, Sérgio Brito, Lulu Santos, Fernanda Takai e outras surpresas”, promete Laércio Ferreira. Além dos clássicos nacionais e músicas inéditas, Arnaldo Saccomani conta que a trilha traz também canções internacionais, como “Rock and Roll Lullaby”, de B. J. Thomas, que para a novela, ganha uma versão da banda Pato Fu.

Para a construção de toda parte cenográfica da novela, que envolveu dezenas de profissionais, foi levado em conta a vida cheia de aventuras de Poliana, que inspira sair do lugar comum e vencer desafios, o que inspirou a equipe de cenografia do SBT a mergulhar no mundo fantástico e mágico do consagrado escritor Júlio Verne e sua linguagem de gênero de ficção científica conhecida como “steampunk”. Já para a trupe Vagalumes, as estampas e cores gipsy (inspirada na natureza nômade do povo cigano) do artesão e mestre cearense Espedito Seleiro, que traduzem o espírito cigano e aventureiro da trupe. A mistura dessas influências iniciais fez com que surgisse a estética que embala toda a novela. Para a Escola Ruth Goulart foi construída uma edificação de fábrica antiga com intervenções artísticas e muitas cores, assim como hoje é a Fábrica Bhering, no Rio de Janeiro, que se tornou um importante polo de produção de arte e cultura. Parte das cenas da escola são gravadas em externas e os interiores em estúdio, porém fachadas e pátios são na própria cidade cenográfica. Por ser uma escola com enfoque nas artes, a equipe de cenografia propôs um local alternativo, como uma fábrica antiga, para montar instalações, exposições, ou seja, uma cenografia com um dressing mais dinâmico, diferente de tudo o que foi feito pela emissora até então nas escolas de nossas novelas. Além disso o cenário aplica o conceito de lego, com peças padronizadas e modulares. A cidade cenográfica do SBT abriga as fachadas dos principais cenários do folhetim, como a própria Escola Ruth Goulart, a padaria Ora Pães Pães (com inspiração portuguesa e presença de pães, doces e bolos cenográficos perfeitos), a Casa de Carnes e a Vila Verona. Também possui fachadas de comércios e casas, pracinhas e ruas. A cidade reproduz bairros de São Paulo, com arquitetura e paisagem urbana diversificadas. A comunidade Jardim Bem-Te-Vi, também está na sua íntegra na cidade cenográfica, possui uma rua principal com fachadas, becos, fugas e a vista do morro simulada pelo pequeno talude do lado externo.

As diretoras de figurino, Cristiane Cândido e Jeane Figueiredo, contam que para elaboração do figurino de “As Aventuras de Poliana”, que conta com cerca de 10 mil itens, buscaram referências em diversas escolas de arte ao redor do mundo, além de realizarem pesquisas dentro do universo infantil, adolescente e de jovens influenciadores digitais. “Como o cenário principal da novela é a escola de arte e a nossa Poliana sonha em ser uma grande artista, fizemos ainda uma profunda pesquisa no universo da música, das artes e da dança. Optamos também por utilizar cores mais clássicas nos uniformes da escola”, conta Jeane Figueiredo. Para os figurinos dos personagens da Escola Ruth Goulart são utilizadas as cores marfim, marinho e vinho. Na padaria Ora Pães Pães fala mais alto as cores quentes, pois é ali que um grupo de jovens sambistas se apresenta. Já a personagem Poliana brinca e abusa de cores e misturas de estampas, enquanto Filipa, utiliza um estilo batizado de “patricinha fashion”. Verônica será como uma grande perua, que opta em usar roupas que combinem sempre com os looks que sua cadelinha de estimação, Vida, usa. “Todos os personagens têm acessórios e detalhes do universo jovem, sempre com tendências de moda. Teremos ainda influenciadores digitais e youtubers, que sempre caminham pelo universo pop”, conclui Cristiane Cândido. 

Perfil da autora Iris Abravanel: Professora, cronista e autora do livro Recados Disfarçados e de telenovelas, Iris Abravanel é responsável por reativar, há 10 anos, o núcleo de teledramaturgia do SBT, que gera mais de 300 empregos diretos. Como cronista, apurou a capacidade de relatar detalhes do cotidiano. Com este olhar diferenciado, a novelista estreou Revelação, em 2008. O trabalho teve continuidade com as novelas Vende-se um Véu de Noiva, em 2009, e Corações Feridos, em 2011. Também foi a autora da versão brasileira de 2012 do folhetim Carrossel - grande sucesso de audiência que resultou na indicação de diversos prêmios -, e das quatro temporadas da série Patrulha Salvadora, em 2014. Entre 2013 e 2015, escreveu a adaptação de Chiquititas, trama que se tornou a segunda com maior tempo de exibição ininterrupta na história da TV brasileira ao alcançar o número de 545 capítulos. Na sequência, Iris Abravanel trabalhou na adaptação da novela Cúmplices de Um Resgate, que bateu recordes de repercussão nas redes sociais, sendo o primeiro folhetim da TV brasileira a superar 1 bilhão de visualizações no canal oficial do Youtube. No ano seguinte, em 2016, a autora supervisionou o trabalho da autora Leonor Corrêa, que apresentou ao público a primeira adaptação de sua carreira de autora, Carinha de Anjo. Atualmente, Iris Abravanel escreve a novela “As Aventuras de Poliana”, que é a sua primeira obra original desde Revelação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.