quinta-feira, 24 de maio de 2018

.: Espetáculo "Auê" estreia nesse sábado no Teatro do Shopping Frei Caneca

Premiado espetáculo estará em curta temporada no Teatro do Shopping Frei Caneca. Foto: Silvana Marques
Dirigido por Duda Maia, maior sucesso carioca dos últimos tempos com 18 prêmios na bagagem e mais de 35 mil espectadores, Auê apresenta canções autorais do grupo e mescla teatro, música, dança e performance num espetáculo encantador para toda família.

No dicionário, "auê" significa farra, tumulto, confusão ou barulho causado por uma algazarra. Em cena, a companhia Barca dos Corações Partidos – forjada nas montagens de "Gonzagão – A Lenda" e "Ópera do Malandro" – apresenta 21 canções autorais e inéditas, em um espetáculo que mescla teatro, dança, performance e, claro, música. 

Criada em processo coletivo com a diretora Duda Maia, a encenação utiliza as letras como dramaturgia e os oito atores/cantores ainda são responsáveis por tocar todos os instrumentos ao vivo nesta verdadeira farra teatral. A idealização do projeto é fruto da parceria do grupo com a Sarau Agência, da produtora Andréa Alves, também responsável pelas outras montagens da Cia.

O grupo se formou no processo de "Gonzagão – A Lenda" (2012), celebração de outro ícone nordestino, Luiz Gonzaga, e logo em seguida reviveu um clássico de Chico Buarque ("Ópera do Malandro", 2014), ambos com direção de João Falcão. A Cia. Barca dos Corações Partidos tem quatro espetáculos no repertório, 49 prêmios agraciados e um público de mais de 500 mil espectadores.

O repertório faz jus ao nome da companhia e traz uma leva de canções cujo tema principal é o amor e todas as suas dores e delícias.  As músicas foram compostas pelos atores da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano, Ricca Barros) e alguns colaboradores, como o cantor e compositor Moyseis Marques, que protagonizou a "Ópera do Malandro" com eles, e Laila Garin, atriz de "Elis – A Musical".

As composições foram produzidas nas muitas excursões da trupe e ‘apresentadas’ em ônibus, vans e camarins Brasil afora. Quando começaram a pensar no próximo espetáculo, foi percebido o rico material autoral que tinham em mãos. Em um processo que durou cerca de seis meses, o grupo selecionou algumas músicas, compôs outras e contaram com o retorno de Duda Maia, diretora de movimento de Gonzagão, que agora assume a direção geral.

“As canções são altamente teatrais e a companhia já tem uma ligação muito forte, uma identidade. O desafio foi potencializar este encontro e integrar os instrumentos ao que acontece em cena. Brincamos ao falar que eles ‘vestem’ os instrumentos. Não é simplesmente pegar o instrumento e tocar, não é um show. A ideia é que tudo aconteça de forma natural, integrada à cena”, explica Duda, que ressalta o intenso trabalho corporal (“não se deve confundir com força ou vigor”) do grupo.

Seguindo o conceito principal do trabalho, os atores promovem uma verdadeira celebração musical – ou um auê, como preferir – no palco. Ao longo dos números, a diversidade musical e rítmica das canções fica explícita nos arranjos assinados por Alfredo Del-Penho e Beto Lemos, que passam por samba de roda, baião, rock, valsa, ijexá, maracatu e coco. “A musicalidade da peça é uma grande homenagem à cultura musical brasileira, os ritmos dialogam com dança e teatro o tempo todo”, resume a diretora.

Ficha Técnica
"Auê", um espetáculo da companhia Barca dos Corações Partidos
Direção: Duda Maia
Direção musical e arranjos: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos
Com: Ádren Alves (percussão, sax soprano e vocais), Alfredo Del-Penho (violão, guitarra, baixo, cavaquinho, flauta, percussão e vocais), Beto Lemos (guitarra, violão, rabeca, sanfona e percussão), Eduardo Rios (sanfona, sax tenor e vocais), Fabio Enriquez (trompete, percussão e vocais), Renato Luciano (violão, trombone e vocais), Ricca Barros (baixo, sax alto e vocais) 
Artista convidado: Rick de La Torre
Iluminação: Renato Machado
Design de Som: Gabriel D’Angelo
Direção de Arte: Kika Lopes
Assessoria de Imprensa: Morente Forte
Direção de produção: Andréa Alves
Diretor assistente: Eduardo Rios
Direção de Produção: Andrea Alves
Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno
Produção Executiva: Raphael Baêta

Serviço
"Auê"
Teatro Shopping Frei Caneca (600 lugares)
Rua Frei Caneca, 569 – 7º andar
Informações: (11) 3472-2229 e (11) 3472-2230
Bilheteria: de terça a domingo: das 13h até o início do espetáculo. No dia em que não houver espetáculo, a bilheteria funciona até às 19h.
Vendas: (11) 4003-1212 / www.ingressorapido.com.br

Sábado às 17h | Domingo às 16h
Ingressos: R$ 70
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Gênero: musical

Curta Temporada – De 26 de Maio a 1º de Julho

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.