quinta-feira, 24 de maio de 2018

.: Poeta do piano, o francês Emmanuel Strosser vem ao Brasil por três noites

Emmanuel Strosser, considerado pela crítica "um poeta no piano". crédito foto: Eric Manas
Com entrada franca, os Concertos Petrobras-Tribuna reúnem o pianista francês Emmanuel Strosser e os brasileiros Horácio Schaefer (viola), Pablo de León (viola), e Roberto Ring (violoncelo). Emmanuel Strosser fará duas únicas apresentações no Brasil. Em Campinas, o concerto acontecerá nesta quinta-feira,  dia 24 de maio, às 20h30, no Teatro Coliseu, onde o público poderá conferir o enorme entrosamento artístico e pessoal desses grandes músicos, que costumam se reunir em ocasiões especiais, como os Concertos Petrobras-Tribuna.

Emmanuel Strosser, considerado pela crítica "um poeta no piano" (pianiste) e "um camerista maravilhoso" (Le Monde de la Musique), é um dos mais proeminentes pianistas de sua geração e altamente requisitado para concertos no mundo todo. Com uma agenda lotada, Strosser chega no Brasil um dia antes do primeiro concerto e retorna para Paris um dia após o segundo concerto. 

Loucura que só é possível pelo entrosamento que o pianista tem com os músicos brasileiros. Companheiros há quase 20 anos, já se apresentaram juntos diversas vezes e, em 2010, gravaram juntos a versão para piano e cordas de Ferdinand Ries (1805), da Sinfonia Eroica de Beethoven.

A abertura do programa será com o Trio para piano em sol maior, Hob. XV:25 - "Gypsy", de Haydn, que ficou conhecido como Cigano devido a seu movimento final. O ritmo vibrante que domina a peça é de uma dança que era executada durante cerimônias de recrutamento militar - buscando atrair os camponeses. Para encerrar o concerto, o lirismo de Brahms, com o jogo rítmico sofisticado e sutil, que perpassa todos os movimentos do Quarteto para piano e cordas nº 2, em lá maior, Op. 26, uma obra apaixonante e cheia de energia.

Emmanuel Strosser foi vencedor do Concurso Internacional de Música de Câmara de Florença, e finalista no prestigiado concurso Clara Haskil (1991). Com aparições regulares nas mais prestigiosas salas do mundo tudo, atualmente, é professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. O pianista também tem participado de inúmeras gravações, sempre aclamadas pela crítica. Destacando-se o álbum em duo com a pianista Claire Désert, "L'Enfance" (Mirare), que recebeu 4 estrelas pela "Classica" e 5 pela "Diapasons".

Para o concerto desta noite, Emmanuel Strosser se apresenta com um grupo de peso do cenário da música clássica brasileira, que reúne o violinista Pablo de León, o violista Horácio Schaefer e o violoncelista Roberto Ring. Juntos desde 2001, o grupo já ultrapassou a incrível marca de mais de 600 concertos realizados no Brasil. Além disso o grupo representou o Brasil em concertos na Argentina e Chile. Já receberam convidados do mundo todo, entre eles os clarinetistas Antony Pay (Inglaterra), Michel Lethiec e Romain Guyot (França); os violinistas Ilya Gringolts (Rússia), Régis Pasquier (França), Hagai Shaham e Roy Shiloah (Israel), Isabelle van Keulen (Holanda), Cármelo de los Santos e Cláudio Cruz (Brasil), e os pianistas Roglit Ishay (Israel) e Cristian Budu (Brasil).

Serviço
Concertos Petrobras-Tribuna com:
Emmanuel Strosser (França), piano
Pablo de León, violino
Horácio Schaefer, viola
Roberto Ring, violoncelo

Programa
J. Haydn (1732 - 1809)
Trio para piano em sol maior, Hob. XV:25 - "Gypsy"
J. Brahms (1833 - 1897)
Quarteto para piano e cordas nº 2, em lá maior, Op. 26

Santos
Quinta-feira, 24 de maio, às 20h30
Teatro Coliseu
Rua Amador Bueno, 237 - Centro, (13) 3221 8181.
Entrada Franca. Retirada antecipada dos ingressos: uma hora antes do concerto.
Indicação etária: não recomendado para menores de 10 anos

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.