quarta-feira, 13 de junho de 2018

.: Museu Índia Vanuíre faz Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus

Evento acontece de 26 a 28 de junho, em Tupã (SP), e está com inscrições abertas pelo museuindiavanuire.org.br/inscricao; programação deste ano discute 'Políticas públicas para ampliação da gestão compartilhada'


De 26 a 28 de junho, o Museu Índia Vanuíre - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari - realiza a sétima edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus - VII EPQIM, em Tupã. O tema deste ano é "Políticas públicas para ampliação da gestão compartilhada" e pretende reunir pessoas envolvidas na gestão pública em debates, com o objetivo de avançar as discussões para o apoio de ações e programas que promovam relações entre a cultura indígena e os museus.

Nos três dias do evento, a bancada será composta por pesquisadores, indígenas e gestores, com a intenção de abordar as boas práticas de construção de políticas públicas voltadas para fortalecer os direitos indígenas ao museu e no museu. Também será abordada a valorização de iniciativas de criação de museus indígenas, incentivando diferentes formas de preservação patrimonial e práticas museográficas.

A abertura, no dia 26 de junho (terça-feira), contará com autoridades e lideranças indígenas. Representantes da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo estarão presentes na mesa de abertura, para uma apresentação panorâmica de distintos setores da Cultura, discussões sobre aproximações e complementaridade e preservação do patrimônio indígena e construções de memórias por meio dos museus, em face às ações públicas em vigor, muitas delas já configuradas como de larga duração. A mesa será coordenada pelo diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), Davidson Kaseker.

Na sequência, o debate "Os indígenas no museu, o papel dos museus" mostra as expectativas dos indígenas sobre os museus, quais suas principais preocupações, como pensam as formas de representação de suas culturas e da formação de coleções para as futuras gerações. Os convidados representam os grupos parceiros do Museu Índia Vanuíre Kaingang, Krenak, Terena e Guarani das terras indígenas Vanuíre, Icatu, Araribá Apucarana. A coordenação será da responsável pelo Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas no Oeste de São Paulo, Andressa Anjos de Oliveira.

Em 27 de  junho (quarta-feira) a agenda começa com o debate "Museus Indígenas em São Paulo" que apresenta iníciativas indígenas de articulação para o desenvolvimento de museus e de suas etnias, como o Akãm Oram Krenak (Krenak) e o Museu Wowkriwig (Kaingang), na T.I. Vanuíre, e o Museu Nhandé Manduá-Aty (Guarani Nhandewa), na Aldeia Nimuendaju (T.I. Araribá). Quem media a ação é a educadora Lilian Budaibes Zorato.

Na parte da tarde, Marília Xavier Cury media a atividade "Os Museus e os Indígenas - buscando caminhos para a valorização indígena nos museus paulistas, apoiando os museus indígenas em São Paulo". A Ela irá responder questões como "Qual é o lugar para os indígenas nos museus?", "Onde os indígenas estão, em que museus, quais tipologias, como estão representados e como participam constitutivamente das instituições?".

No último dia (28 de junho - quinta-feira), entra na agenda a discussão "Em Rede", conduzida pela coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Regina Ponte, que busca caminhos para a valorização indígena nos museus paulistas, apoiando os museus indígenas por meio da articulação na gestão, parcerias, sistemas e redes. O tema "Plano Estadual de Cultura – protagonismo indígena: contribuições museais" e a palestra "Os Indígenas no Museu, o Papel dos Museus", ministrada por Carlos Papá e coordenada pela diretora da ACAM Portinari, Angelica fabbri, encerram a programação.

As inscrições podem ser feitas pelo https://museuindiavanuire.org.br/inscricao/. 

Programação:
VII Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus - "Questões Indígenas e Museus – políticas públicas para ampliação da gestão compartilhada"
Período: 26, 27 e 28 de junho de 2018
Local: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521 – Centro - Tupã/SP)

Data: 26/06/2018 (terça-feira)
Abertura com autoridades e lideranças indígenas
Mesa de abertura – "Representantes da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo"
Em face das ações públicas em vigor, muitas delas já configuradas como de larga duração, visamos uma apresentação panorâmica de distintos setores da Cultura, para discussões sobre aproximações e complementariedade, para a preservação do patrimônio indígena e construções de memórias por meio dos museus.

- Patrícia Penna – Secretária-Adjunta da Secretaria da Cultura do Estado

- Maria Thereza Susano Ortale - Assessoria do Gabinete

- Sandra Regina Gomes - Assessoria do Gabinete

- Antonio Maurício Fonseca de Oliveira – ProAC

- Efren Colombani - Assessoria de Gêneros e Etnias

- Regina Ponte – Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico

Coordenação: Davidson Panis Kaseker

Debate – "Os Indígenas no Museu, o Papel dos Museus"
Torna-se importante a consulta aos indígenas sobre suas expectativas sobre os museus, quais as principais preocupações, o que esperam dos museus, como pensam as formas de representação de suas culturas, de formação de coleções para as futuras gerações e outros aspectos da participação indígena nos processos de musealização. O debate é um espaço de colocação, visando (re)formulações presentes e futuras. Os convidados representam os grupos parceiros do Museu Índia Vanuíre e apresentarão suas reflexões.

- Representação Kaingang
T.I. Icatu – Ana Paula Victor Campos, Carlos Roberto Indubrasil, Rafael Pedro Iaiati, Ronaldo Iaiati, Rosemeire Iaiati Indubrasil

T.I Vanuíre – Dirce Jorge Lipu Pereira, Susilene Elias de Melo, Itauany Larissa de Melo Marcolino, Ana Carolina Jorge, José da Silva Campos

T.I. Araribá, Aldeia Kopenoty – Evelin Cristina Rodrigues, Hilda Umbelino

TI Apucarana – Lucilene de Melo, Gelson Galdino Campolim, Cleuza dos Santos Galdino

- Representação Guarani Nhandewa
T.I. Araribá, Aldeia Nimuendaju – Vanderson Lourenço, Samuel de Oliveira Honório, Claudinei de Lima

- Representações Terena
T.I. Icatu – Rodrigues Pedro, Candido Mariano Elias, Edilene Pedro, Márcio Pedro

T.I. Araribá, Aldeia Ekeruá – Jazone de Camilo, Gerolino José Cezar, Admilson Felix, Afonso Lipú, David Henrique da Silva Pereira

T.I. Araribá, Aldeia Kopenoty – Cleber Silva Felix, Dario Machado

- Representação Krenak
T.I Vanuíre – Lidiane Damaceno Cotui Afonso, Mateus Vieira Rodrigues, Helena Cecilio Damaceno, João Batista de Oliveira

Coordenação: Andressa Anjos de Oliveira


Data: 27/06/2018 (quarta-feira)
Debate – "Museus Indígenas em São Paulo"

O Estado de São Paulo, especialmente o Centro-Oeste e o Oeste paulista, vem presenciando a criação e a consolidação de museus indígenas como formas legítimas de fortalecimento e resistência cultural. Cada museu é único e no debate queremos conhecer mais das particularidades dos museus indígenas em implantação e funcionamento. É também uma oportunidade de conhecer suas demandas para a Cultura.

- Akãm Oram Krenak (Krenak), T.I. Vanuíre – Fabiana Damaceno de Oliveira, William Piui Afonso, Gabriel Damaceno da Silva

- Museu Nhandé Manduá-Aty (Guarani Nhandewa), T.I. Araribá, Aldeia Nimuendaju – Gleyser Alves Marcolino, Tiago de Oliveira, Josias Marcolino

- Museu Wowkriwig (Kaingang), T.I. Vanuíre – Dirce Jorge Lipu Pereira, Susilene Elias de Melo, Itauany Larissa de Melo e Ana Carolina Jorge

Coordenação: Lilian Budaibes Zorato

Debate – "Os Museus e os Indígenas - buscando caminhos para a valorização indígena nos museus paulistas, apoiando os museus indígenas em São Paulo"

Qual é o lugar para os indígenas nos museus? Onde os indígenas estão, em quais museus, quais tipologias, como estão representados, como participam constitutivamente das instituições? Essas e tantas outras questões fazem parte do debate que busca a visibilidade e  valorização das culturas indígenas nos museus do estado de São Paulo. Nesse contexto, espera-se uma reflexão sobre o futuro que se reserva para os museus indígenas.

- Regina Celia Pousa Pontes, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico – UPPM

Coordenação: Marília Xavier Cury

Data: 28/06/2018 (quinta-feira)
Debate – Em Rede
Buscando caminhos para a valorização indígena nos museus paulistas, apoiando os museus indígenas – gestão, parcerias, sistemas e redes

- Maria Augusta Assirat – CTI - Centro de Trabalho Indigenista, SP

- Angelica Fabbri – ACAM Portinari

- Tamimi D. R. Borsatto e Andressa Anjos de Oliveira – Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

- Davidson Panis Kaseker – Sisem-SP

Coordenação: Regina Celia Pousa Pontes

Debate – "Plano Estadual de Cultura – protagonismo indígena: contribuições museais"
O VII EPQIM mostra-se, neste momento, como um cenário para o levantamento de questões e temas para o Plano Estadual de Cultura. Dessa forma, se realizará uma explanação sobre o Plano e consulta aos presentes.

Coordenação: Secretaria de Estado da Cultura

Palestra de encerramento – "Os Indígenas no Museu, o Papel dos Museus"
- Carlos Papá

O protagonismo dos indígenas no museu está acontecendo e deve se ampliar. Nesse sentido, queremos conhecer visões indígenas e possibilidades para a consolidação desse processo.

Coordenação: Angelica Fabbri


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.