quinta-feira, 20 de setembro de 2018

.: "Imagine - The Ultimate Collection" no Brasil em CD duplo e DVD


O mais icônico cantor e compositor mundial, John Lennon será homenageado com diversos lançamentos especiais, no dia 5 de outubro, pela Universal Music. “Imagine –  The Ultimate Collection” inclui um novo mix estéreo remasterizado, gravações inéditas de estúdio, erros de gravações, extras e um áudio documentário que explora a evolução de cada canção, além de novos mixes em som surround, em Blu-ray e em mix quadrasonic atualizado. Os filmes “Imagine” e “Gimme Some Truth” restaurados e remasterizados, com extras inéditos e exclusivos serão lançados no dia 5 de outubro, pela Eagle Vision.

Dia 5 de outubro, a Universal Music celebra o ápice da carreira solo de John Lennon com um box set de seis discos, intitulado “Imagine - The Ultimate Collection”. Esta histórica, remixada e remasterizada coleção com 140 faixas, foi totalmente autorizada por Yoko Ono Lennon, que supervisionou a produção e a direção criativa. 

Distribuída em quatro CDs e dois discos Blu-ray, esta edição verdadeiramente única oferece uma variedade de experiências sonoras, sendo todas ao mesmo tempo imersivas e íntimas, desde as novas mixagens do álbum icônico, que revelam novos níveis de profundidade sonora, definição e clareza a estas canções atemporais, aos inéditos mixes de estúdio, que permitem aos ouvintes apreciarem as performances originais e sem adornos de Lennon e da Plastic Ono Band, a envolventes mixes de som surround 5.1 e um Quadrasonic Album Mix, apresentando a mistura original de quatro mixes remasterizados em som quadrasônico, pela primeira vez em quase 50 anos. 

Esta definitiva e profunda experiência sonora, que apresenta dezenas de demos e erros de gravações inéditos, também inclui o “The Evolution Documentary”, uma inédita montagem de áudio faixa por faixa que detalha a jornada de cada música, da demo até a gravação master, que inclui ensaios, gravações, exploração de cada faixa e conversas em estúdio. A natureza abrangente de “Imagine - The Ultimate Collection” é a melhor e mais absoluta representação da carreira de um artista trabalhando com toda a sua criatividade. Imagine –  a melhor experiência de uma profundidade sonora. 
  
Imagine também será lançado em várias configurações físicas e digitais simultâneas, incluindo 2CD Edição Deluxe, 1CD remasterizado e 2LP 180 gramas de vinil preto, bem como 2LP 180 gramas edição limitada de vinil transparente. Ultimate Collection em digital vai incluir todo o áudio dos quatro CDs, e as edições Deluxe e Standard também terão seus equivalentes digitais.

“Imagine foi criado com imenso amor e preocupação pelas crianças do mundo. Espero que vocês gostem”, diz Yoko Ono Lennon no prefácio do livro de 120 páginas que acompanha o box set.


Enquanto peneirava em várias caixas com as fitas originais, o engenheiro Rob Stevens descobriu algo realmente notável que passou despercebido todos esses anos. “No início de 2016, durante o período de gestação deste projeto, eu estava mexendo nos arquivos de Lennon, com meu pessoal e passando por caixas de fitas com rótulos pouco claros, enganosos ou simplesmente sem rótulos”, diz Stevens. "Achei uma fita 1" 8-track onde estava escrito Ascot Sound, a data, e o nome do engenheiro (Phil McDonald), com DEMO na lombada. Nenhuma indicação de qual material estava na fita. Após a transferência para digital, a demo "Imagine", subseqüentemente aprimorada soberbamente por Paul Hicks, apareceu dentro desse conjunto abrangente. Foi uma descoberta muito importante". 

Essa demo totalmente inédita nunca antes ouvida, uma gravação caseira feita de Lennon ao piano e vocal tocando uma de suas canções mais famosas, lança globalmente “Imagine - The Ultimate Collection” hoje e está disponível para streaming e para download imediato com todos os álbuns digitais em pré-vendas. Pré-encomende agora e ouça a demo original de “Imagine” em:http://imaginejohnyoko.com.

Também no dia 5 de outubro, a Eagle Vision vai lançar dois filmes de John & Yoko, “Imagine” e “Gimme Some Truth”, em DVD, Blu-ray e nas plataformas digitais. Ambos os filmes foram restaurados manualmente a partir dos filmes originais e remasterizados em HD, e suas trilhas sonoras foram remixadas em som surround pelo engenheiro três vezes premiado com o GRAMMY®, Paul Hicks. 

Ambos os lançamentos físicos incluem extras exclusivos e inéditos, além de mixagens inéditas de estúdio e imagens nunca antes vistas, e uma visão fascinante de uma sessão de fotos com David Bailey. Todos também estão disponíveis para pré-encomenda em: http://imaginejohnyoko.com. “Imagine” também será apresentado em teatros selecionados, realçado por uma mistura Dolby Atmos, com mais material extra e inédito.

Em 1971, John Lennon e Yoko Ono conceberam e gravaram o aclamado álbum “Imagine” em sua casa de campo estilo georgiano, em Tittenhurst Park, em Berkshire, Inglaterra, no estúdio de última geração que eles construíram no local, bem como na Record Plant, em Nova York. As letras universalmente atraentes da faixa-título foram inspiradas nos “eventos” de Yoko Ono Lennon, de seu livro Grapefruit, de 1964, e ela foi oficialmente co-creditada como escritora na faixa em junho de 2017. Após o lançamento, o álbum foi para o 1º lugar em seis países – Austrália, Japão, Holanda, Noruega, Reino Unido e EUA.

O single mais vendido da carreira solo de Lennon, a música do título foi famosa por ser um apelo à paz mundial. Continua sendo uma das canções mais icônicas de todos os tempos e ganhou inúmeros elogios. A BMI (Broadcast Music Inc.) designou-a como uma das 100 músicas mais tocadas do século 20, uma Gravação Acadêmica. Ela entrou ainda para o Hall da Fama do GRAMMY® e para o Hall da Fama do Rock & Roll, que a introduziu como uma das 500 músicas que deu forma ao Rock and Roll. Além disso, o livro Guinness World Records British Hit Singles o nomeou como o segundo melhor single de todos os tempos e a Rolling Stone classificou-o como o número três em sua lista de "As 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos". A música foi aclamada e cantada por todos os principais cantores como Stevie Wonder , Elton John, Ray Charles, Madonna, Willie Nelson, Neil Young, Diana Ross, Herbie Hancock e Joan Baez.

Esta nova edição leva os ouvintes em uma jornada incrivelmente pessoal durante todo o processo de composição e gravação –desde as primeiras sessões escrevendo a letra da música e fazendo a demo no estúdio caseiro de Lennon, no Tittenhurst Park, até a co-produção final com Phil Spector –fornecendo um notável testemunho das vidas de John Lennon e Yoko Ono em suas próprias palavras.

O álbum original “Imagine” foi fielmente remixado pelo já mencionado Paul Hicks, no Abbey Road Studios sob a supervisão de Yoko Ono Lennon. Hicks utilizou transferências de áudio de alta definição de 24 bits/ 96kHz das gravações originais do álbum e o resultado é que os instrumentos e o vocal agora têm um nível completamente novo de clareza, especialmente quando se trata das mixagens de som surround no Blu-ray Disc 1. Como Hicks revela no livro incluído no Super Deluxe, “Yoko estava muito interessada em que esses Ultimate Mixes alcançassem três coisas – ser totalmente fiel e respeitoso com os originais, em geral ser sonicamente mais claro e deveria aumentar a clareza dos vocais de John. "É sobre John" ela disse. E ela estava certa. Sua voz traz um maior impacto emocional ao álbum.”

Além disso, Hicks remasterizou a mixagem original de Spector/Lennon/Ono de Imagine em som Quadrasonic, e esta foi a primeira vez que esta mixagem em quadrasonic especial foi tocada desde seu lançamento original.

A versão estéreo do álbum Imagine e seus singles e extras remixados, como os politicamentes excitantes "Power To The People", "God Save Us", "Do The Oz" e o clássico de Natal "Happy Xmas (War Is Over ), estão incluídos no Disco 1. Os erros de gravações dos álbuns e singles fazem parte do Disco 2, ao lado de uma versão de cordas de "Imagine" e "How?", bem como a única  versão vocal de "Oh My Love” e a instrumentação feita para “Jealous Guy” em piano, baixo e bateria. Elements Mixes foram criados a partir de alguns elementos básicos das gravações originais para revelar níveis mais profundos de detalhes e clareza nas fontes usadas para os mixes da master que foram adicionadas a mono para abri-la e apresentá-la em um ambiente sonoro mais amplo, claro e brilhante.

O engenheiro Rob Stevens comandou o que é conhecido como Raw Studio Mixes, no Disco 3. Essas mixagens capturam o momento exato em que John e a The Plastic Ono Band gravaram cada música inédita e ao vivo no estúdio localizado no centro da Ascot Sound Studios, na casa de John & Yoko, em Tittenhurst. As faixas são desprovidas de efeitos (reverberação, atrasos na fita, etc.) e estão muito longe do produto acabado. Os destaques incluem as interpretações estendidas de faixas icônicas de Imagine, como “I Don’t Wanna Be A Soldier Mama I Don’t Wanna Die”, “How Do You Sleep?”e “Oh Yoko!” no Blu Ray Disco 2, o Raw Studio Mixes são apresentados em som surround 5.1 como uma experiência única de audição envolvente que coloca o ouvinte no centro do Ascot Sound Studios, com Lennon na frente e a banda tocando a sua volta.

Enquanto isso, o Disco 4 apresenta a versão em áudio do “The Evolution Documentary”, criada por Sam Gannon em mono. Este documentário conta a história completa de cada música do álbum “Imagine”, em sua própria jornada individual e específica, desde a demonstração até a master, através de instruções, ensaios, gravações, exploração de faixas e conversas no estúdio.

No primeiro disco Blu-ray, a mixagem magistral de alta resolução de som feita por Hicks, tanto do álbum “Imagine”, quanto de seus singles, nos leva ao centro da mixagem quadrasônica atualizada, além de mixagens estéreo de alta resolução de singles e de erros de gravações.

O segundo disco Blu-ray vem com o subtítulo “In The Studio and Deeper Listening” e apresenta mixagens estéreo e de som surround das versões estendidas do álbum, erros de gravações e Elements  Mixes encontrados nos CDs. Nele também tem um tributo de 29 minutos que o DJ e amigo de longa data da família Elliot Mintz faz para os artistas, consistindo de suas entrevistas reveladoras, filosóficas, honestas e bem-humoradas com John & Yoko.

Enquanto isso, os lançamentos em vídeo de “Imagine” e “Gimme Some Truth”, da Eagle Vision, foram enquadrados aos negativos originais, com cada quadro manualmente limpos e restaurados, e as respectivas trilhas sonoras remixadas e remasterizadas em som surround 5.1.

O filme “Imagine” é uma colagem cinematográfica de cor, som, sonho e realidade. Produzido e dirigido em 1971 por John & Yoko, que —junto com inúmeros convidados como George Harrison, Fred Astaire, Andy Warhol, Dick Cavett, Jack Palance e Jonas Mekas—criaram um mundo de imaginação tão rico e comovente quanto a música que o acompanha.

As filmagens começaram no verão de 1971, na casa de John & Yoko em Tittenhurst, em Ascot, Inglaterra, quando começaram a gravar o álbum “Imagine”. As filmagens continuaram do outro lado do oceano, em Nova York, onde o álbum foi concluído na Record Plant, com Phil Spector co-produzindo.

O filme “Imagine” é amplamente considerado como um dos primeiros “álbuns de vídeo”, já que apresenta um tratamento visual diferente para cada música do álbum. O lançamento limitado de Imagine se beneficia de um espetacular e totalmente imersivo Dolby Atmos mix, junto com extras nunca antes vistos da gravação do álbum.

“Gimme Some Truth” é o inovador filme premiado com o GRAMMY® que narra o processo criativo de como o álbum “Imagine” surgiu, por sua vez, fornecendo um vislumbre do gênio criativo de Lennon e incluindo muitos momentos especiais e marcantes entre John & Yoko. O progresso da produção das músicas apresentadas no álbum é seguido desde o seu início até o processo final de gravação, em“Gimme Some Truth”, com o filme servindo como um impressionante documento sobre como um  dos álbuns mais icônicos e importantes da era do rock nasceu.

Finalmente, Thames & Hudson (Reino Unido) e Grand Central Publishing (Estados Unidos) devem publicar “Imagine John Yoko”, de John Lennon e Yoko Ono, no que seria o 78º aniversário de Lennon, dia 9 de outubro. Pessoalmente compilado e com a curadoria de Yoko Ono Lennon e repleto de material exclusivo e inédito, “Imagine John Yoko” é a história definitiva contada em detalhes reveladores da produção do lendário álbum e tudo o que o rodeava: os locais, a equipe criativa, as ilustrações e os filmes, nas palavras de John e Yoko e das pessoas que estavam lá. 

John Lennon é um dos mais famosos compositores e artistas do mundo de todos os tempos. Lennon foi honrado postumamente com o prêmio Lifetime Achievement GRAMMY® e dois prêmios especiais BRIT Awards por Outstanding Contribution to Music, e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll e no Songwriters Hall of Fame. Em 2008, a Rolling Stone classificou o artista no Top 5 da lista "100 Greatest Singers Of All Time" da revista. Com uma mensagem universal e pertinente hoje como quando o álbum foi criado, “Imagine” garante um lugar cativo para John & Yoko na história cultural.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.