quinta-feira, 25 de outubro de 2018

.: Brasileiro é finalista em prêmio mundial de livros infantis

Com ilustrações de Daniel Cabral e poema de Paulo Leminski, "Um livro pra gente morar" é lançado pela Editora Positivo


A livraria Cultura, em Curitiba, foi palco do lançamento nacional da obra “Um livro pra gente morar”, da Editora Positivo. A antologia de poemas organizada por Silvia Oberg e ilustrada por Daniel Cabral já nasce premiada: o livro foi selecionado como finalista do prêmio Nami Concours, concurso internacional que destaca os maiores representantes de livros infantis do mundo. 

Silvia Oberg reúne catorze poemas de escritores consagrados brasileiros: Alexandre Azevedo, Elias José, Eloí Elisabet Bocheco, Fernando Paixão, Ferreira Gullar, Henriqueta Lisboa, José Paulo Paes, Paulo Leminski, Ricardo Azevedo, Roseana Murray, Sérgio Capparelli e Sylvia Orthof. A organizadora reuniu textos que trazem bons sentimentos - como os de uma casa - para as crianças. “A antologia foi pensada como uma forma de compartilhar poemas que pudessem fazer o leitor imaginar, pensar, se espantar, rir e se encantar com as palavras. Sim, porque coisas incríveis podem acontecer quando lemos um poema. Passeios por lugares desconhecidos, surpresas, desafios, descobertas”, escreveu Silvia Oberg, no prefácio da obra.

Em meio aos poemas, as ilustrações coloridas de Cabral remetem à vida em uma pequena casa de chão. Com muitas cores e detalhes conhecidos na infância de muitos, os desenhos mostram partes de casa, animais de estimação, flores de quintal e brinquedos, sempre incentivando a imaginação. O ilustrador conta que o processo de criação foi bem demorado, mas valeu a pena. “Foi um processo que demandou um entendimento dos poemas. Cada poema fala de um aspecto diferente, alguns são mais engraçados, outros mais afetivos. São muitos temas e linguagens diferentes, então busquei uma linguagem visual que conversasse bem com todos”, explica Cabral. Sobre o prêmio, o ilustrador relata que não se inscrevia para algum concurso assim há bastante tempo e foi incentivado pela esposa, também ilustradora, a concorrer no Nami Concours. “Eu não tinha muita expectativa porque foram muitos os inscritos, mas só de estar entre os finalistas, ao lado de profissionais que admiro e que me inspiram, já me sinto muito honrado”, diz.

“Um livro pra gente morar” concorreu com outros 1.844 títulos, de 98 países e agora disputa entre os 106 finalistas de 42 nações. A próxima etapa do concurso requer o envio das ilustrações em formatos específicos e os vencedores serão anunciados em janeiro de 2019. O Nami Concours tem o objetivo de encorajar a criatividade artística e contribuir com o avanço da qualidade de livros ilustrados, e é organizado a cada dois anos pela Ilha de Nami, localizada ao norte da Coréia do Sul, desde 2013. As obras finalistas estarão lado a lado na exposição bienal que integra o concurso, o Festival Nami Island International Children’s Book, que tem como foco livros ilustrados infantis de todo o mundo.

Indicado para crianças de 6 a 8 anos, a obra “Um livro pra gente morar” (48 páginas, R$ 43,90) pode ser encontrada nas maiores livrarias de todo o Brasil ou no site www.editorapositivo.com.br.



Um livro pra gente morar

Organização: Silvia Oberg
Ilustrações: Daniel Cabral
Editora Positivo
48 páginas
R$ 43,90


A organizadora – Silvia Oberg

Nascida em Bauru (SP), Silvia Oberg mora na capital paulista desde 1979. Graduada em Letras (PUC-Campinas), tem especialização em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra e é mestre e doutora em Literatura pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Já foi curadora, autora e adaptadora de coleções da Folha de S. Paulo. Como autora, publicou “Pé na Lua, pé na rua” (1997) e “O presente de Manzandaba e outras aventuras” (2016).

O ilustrador – Daniel Cabral

Ilustrador há mais de 20 anos, Daniel Cabral é nascido em RIbeirão Preto (SP) e atualmente mora em Curitiba (PR). Cursou Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro de imagens Arapuca (2009).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.