sexta-feira, 26 de outubro de 2018

.: Gal se renova com "A Pele do Futuro", por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em outubro de 2018.

É possível renovar sua musicalidade olhando para o futuro? Para a cantora Gal Costa, a resposta pode ser encontrada nas faixas de seu mais recente lançamento, o CD "A Pele do Futuro". Com sonoridade inspirada na música dançante dos anos 70, ela mostrou que a força da intérprete continua intacta nos dias atuais.

O disco tem direção artística de Marcus Preto e produção musical de Pupillo. E inclui canções inéditas de Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto, Emicida, Djavan, Guilherme Arantes, Hyldon, Nando Reis, Erasmo Carlos, Silva e Jorge Mautner, além de participações especiais das cantoras Maria Bethânia e Marília Mendonça.

"A Pele do Futuro" não chega a ter a mesma força dos álbuns das décadas de 70 e 80. E nem tem essa pretensão, pelo que se sabe. O que vale a pena é ouvir Gal investindo em um material inédito ao invés de cantar canções já consagradas. É tão consistente quanto o trabalho anterior, o ótimo "Estratosférica".

Com Bethânia, amiga de longa data, Gal canta a balada "Minha Mãe", repetindo o dueto que marcou os anos 70, inclusive no show "Os Doces Bárbaros", com Gilberto Gil e Caetano Veloso. E com Marília Mendonça ela canta a ótima "Cuidando de Longe". Ela dá um show de sensibilidade em "Viagem Passageira" e "Realmente Lindo". E em "Mãe de Todas as Vozes" flerta com uma batida próxima do blues

Com esse trabalho, Gal mostra que tem seu foco voltado para o futuro. Foi e voltou no tempo muitas vezes, vasculhando na própria história qual é a melhor tradução para o presente. E parece que acertou mais uma vez.

"Cuidando do Futuro"

"Palavras no Corpo"

"Minha Mãe"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.