sábado, 27 de outubro de 2018

.: Escritor Sérgio Rodrigues discute a representação do futebol na literatura

O autor do livro "O Drible" revela que, diferente da crônica, os romances e as poesias falam 
pouco sobre o esporte. Segunda-feira, dia 29 de outubro, às 21h, no SescTV. Foto: Piu Dip

O escritor, jornalista e crítico literário Sérgio Rodrigues, ganhador do 12º Grande Prêmio Portugal Telecom de Literatura, em 2014, é o entrevistado do episódio A Literatura de Chuteira, da série Super Libris, que o SescTV exibe no dia 29/10, segunda-feira, às 21h. Com direção de José Roberto Torero, o escritor comenta sobre a presença do futebol na literatura, tendo um espaço maior nas crônicas. (Assista também em sesctv.sescsp.org.br/aovivo.)

Nascido em Muriaé – MG, em 1962, e radicado no Rio de Janeiro desde 1980, Sérgio já trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país, como: Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e TV Globo. Passou por editorias de cultura, cotidiano, linguística e esportes. Esta última lhe deu bagagem para escrever "O Drible", romance vencedor do 12º Grande Prêmio Portugal Telecom de Literatura, em 2014, nas categorias Romance e Grande Prêmio. Além de publicada no Brasil e em Portugal, obra ganhou edições na Espanha, na França, na Dinamarca e nos Estados Unidos. Sérgio conta que este livro foi bem aceito tanto pela crítica literária, quanto pela crônica esportiva.

Segundo o escritor, historicamente, há poucos romances com a temática esporte, não apenas no Brasil, mas por todo o mundo. “O esporte te dá uma narrativa muito pronta, muito fechada e autossuficiente, pois já tem heróis, vilões, dramas, comédias e tragédias”, revela e explica que é difícil tecnicamente chegar com mentirinhas e misturar ao mundo do esporte. 

Porém, Sérgio diz que o futebol aparece com frequência nas crônicas brasileiras, inclusive na chamada alta literatura, representada por nomes como do teatrólogo, jornalista, romancista e cronista Nelson Rodrigues (1912 – 1980) e do jornalista e poeta Paulo Mendes Campos (1922 – 1991).

O escritor - que também é autor, dentre outros, dos romances "Flowerville" (2006) e "Elza, a Garota" (2009), da coletânea de contos "Sobrescritos" (2010) e do almanaque "Viva a Língua Brasileira" (2016) – discute a presença do futebol na poesia, em obras de autores como Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) e João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999); e, ainda, articula sobre o preconceito, por parte do mercado editorial, de acreditar que livro de futebol não costuma vender. “Eu acho que talvez seja mais uma questão de encontrar o tom para falar”, esclarece.

Além da entrevista, Sérgio Rodrigues participa dos quadros "Pé de Página", onde mostra seu ambiente de trabalho e revela como e porque escreve; e "Primeira Impressão", no qual indica o livro "O Negro no Futebol Brasileiro" (1964), de Mario Filho. O episódio traz, ainda, os quadros: "Orelhas", que apresenta a biografia do do escritor José Lins do Rego, que dedicou parte de sua obra a crônicas esportivas; "Prefácio", com a colunista Cristiane Tavares, que sugere o livro "A Bola e o Goleiro" (1984), de Jorge Amado, com ilustrações de Kiko Farkas; e "Quarta Capa", com os youtubers Kalebe e Juliana, que recomendam a leitura de "O Drible", de Sérgio Rodrigues.

O quadro "Epígrafe" também é contemplado no episódio. Nele, a atriz, diretora e dramaturga Graça Berman comenta sobre a montagem do espetáculo "Nossa Vila é Uma Bola", adaptado de textos dos autores Armando Nogueira, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Marighella, Dom Paulo Evaristo Arns, Eduardo Galeano, José Roberto Torero, Juca Kfouri, Roberto Avalone, Paulo Mendes Campos, Plínio Marcos, Paulo Roberto Falcão e Luís Fernando Veríssimo.

Sobre a série Super Libris:
A série apresenta o universo da literatura e é formada por 52 episódios em sua primeira temporada e 26, na segunda, todos com 26 minutos de duração, que trazem entrevistas exclusivas com escritores novos e consagrados e apresentam curiosidades do processo de criação dos livros. 

Em sua primeira temporada, foram entrevistados autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Os novos episódios trazem Bernardo Ajzenberg, Marcelo Rubens Paiva, Chico Buarque, Pepetela, Ana Maria Machado, Paulo Lins, Cintia Moscovich, João Paulo Cuenca, Ângela Lago, que morreu em outubro de 2017, entre outros.

Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:
Série: Super Libris
Episódio: A Literatura de Chuteiras
Estreia: 29/10, segunda-feira, às 21h
Reapresentações: 30/10, terça, às 9h e às 17h; 31/10, quarta, às 13h30; 2/11, sexta, às 9h30 e 17h30; 4/11, domingo, às 6h; e 5/11, segunda, às 16h.
Classificação indicativa: Livre
Direção geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 28’


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.