quinta-feira, 8 de novembro de 2018

.: "Papo reto & papo curvo" aborda a importância da clareza na comunicação

A união de um texto criativo com um projeto de ilustração arrojado é um dos atrativos do livro Papo reto & papo curvo, de João Luiz Guimarães, um lançamento da Editora do Brasil, que aborda a importância da clareza na comunicação


A eficiência na comunicação é o tema de Papo reto & papo curvo, de João Luiz Guimarães, um lançamento da Editora do Brasil. “Soube da última?” é a pergunta que dá o pontapé inicial a uma conversa para lá de engraçada e um tanto confusa entre os dois interlocutores. Com isso, logo de cara, o autor já revela a sua intenção: enfatizar a importância de sermos claros quando pretendemos comunicar algo para outra pessoa. 

E faz isso de uma forma muito criativa. Com altas doses de bom-humor e inteligência, ele mostra a dificuldade que é transmitir uma notícia para alguém mal informado. Um dos recursos utilizados por ele é a exploração do duplo sentido de expressões idiomáticas, como “boca da noite”, “asas do vento”, “calor da hora”, “sombra de dúvida”, criando diálogos surpreendentes e engraçados como esse:

- Quem contou?
- A boca da noite.
- Ah! A noite é cheia de estórias. 
- É, mas às vezes também tem um bafo danado de ruim.

O divertido jogo de palavras é enriquecido pelo projeto de ilustração inspirado na linguagem visual da imprensa, que recorre ao preto e branco e à tipologia típica dos jornais antigos, e assinado pela ilustradora Rosinha. Ela também dá asas à criatividade, brincando com disposição do texto nas páginas, usando a tipologia para criar paisagens e dar forma aos personagens. 

Indicado para alunos do 4º ano escolar, a obra pode ajudar o professor a trabalhar em sala de aula com os seus alunos o universo da informação e as habilidades envolvidas no processo de comunicar uma mensagem e apreender o que foi emitido. 

De tão surpreendente e criativo, Papo Reto & Papo Curvo conquistou o primeiro lugar no Prêmio Off-Flip de Literatura Infantil de Paraty. Com essas credenciais, é indicado para crianças a partir dos 9 anos.  

Sobre o autor 
Nascido no Rio de Janeiro, João Luiz Guimarães passou a infância em Vancouver, no Canadá, e atualmente mora em São Paulo. Inquieto, passou pelo curso de Medicina, mas se formou em Jornalismo. Já fez muita coisa, como escrever roteiros para TV e documentários e um blog científico, até se encantar pela carreira de escritor de livros para crianças.
Logo em seu livro de estreia, O velho de Oalab, mereceu duas premiações: o Prêmio Barco a Vapor e o Internacional Latino Book Award. Papo reto & papo curvo é o seu segundo livro infantil. 

Sobre a ilustradora 
Moradora de Olinda (PE), a pernambucana Rosinha é arquiteta de formação, mas resolveu trabalhar mesmo foi com ilustração de livros para crianças. Além de ilustrar obras de outros autores, também ilustra textos próprios e coleciona prêmios como Jabuti, FNLIJ, White Ravens e Cátedra Unesco. Pela Editora do Brasil, publicou a coleção Akpalô Cultura Popular e os livros Os piolhos da princesa e O mar de Cecília. 

Ficha técnica 
Obra: Papo reto & papo curvo
Autora: João Luiz Guimarães 
Formato: 26 x 21 cm
Número de páginas: 40
ISBN: 978-85-10-06749-2
R$: 43,50

Sobre a Editora do Brasil:
A Editora do Brasil está há 75 anos buscando sempre renovar produtos e serviços, para levar conteúdos atuais e materiais de qualidade para milhares de educadores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Em todos os cantos do país, professores e gestores que trabalham com os nossos livros têm acesso a um projeto didático comprometido com a ética e com uma educação cada dia melhor.
Nossa missão é ser uma editora de melhor conteúdo e maior presença na educação brasileira. Isso significa que, antes de mais nada, temos compromisso com o dinamismo do conhecimento. A educação que transforma também tem que se transformar. Mais do que nunca, estamos ao lado dos educadores, observando, analisando e discutindo os novos desafios do ensino em nosso país.
Assim, fornecer o melhor conteúdo educacional é mais do que a nossa missão, é a nossa é razão de existir.
Mais informações pelo site: www.editoradobrasil.com.br.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.