quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

.: Editora Belas Letras lança biografia da banda Planet Hemp, de Pedro de Luna

Chegam às livrarias de todo o Brasil o livro "Planet Hemp: Mantenha o Respeito", de Pedro de Luna, editado pela Belas Letras. No início dos anos 1990, embalados pela MTV, pela explosão do grunge e por uma nova e efervescente cena musical independente, surgiram bandas por todo o Brasil. Assim como os Raimundos em Brasília e o movimento mangue beat em Pernambuco, nasceu no Rio de Janeiro uma banda que misturava rap, rock, psicodelia, hardcore e ragga, e falava abertamente sobre a legalização da maconha: o Planet Hemp.

Mesmo com todas as dificuldades e a morte do seu criador, Skunk, a banda conseguiu em apenas cinco anos uma projeção nacional e internacional até então inimaginável. Seus três discos de estúdio venderam centenas de milhares de cópias, seus shows lotaram de norte a sul e a sua fama os levou a prisão, num episódio que comoveu o Brasil, em novembro de 1997. O Planet Hemp também revelou talentos como Black Alien, BNegão e o DJ Zé Gonzales, e inspiraram até uma revista em quadrinhos!

Agora, essa história é contada nos mínimos detalhes. Com depoimentos exclusivos dos integrantes e ex-integrantes, membros da equipe, músicos, familiares, profissionais do mercado e da imprensa, Planet Hemp: mantenha o respeito narra todos os passos do grupo carioca, desde o primeiro ensaio até a explosão com o lançamento do disco Usuário (1995), abordando todas as fases e acontecimentos importantes na história da banda. A extensa pesquisa do autor Pedro de Luna também traça um panorama do cenário do rock nacional do período, com ênfase nas bandas da chamada Hemp Family, além de acompanhar o bem-sucedido voo solo do vocalista Marcelo D2.

Após o lançamento do filme "Legalize Já" - que conta a história de amizade entre Skunk e Marcelo D2 e a formação do grupo - "Planet Hemp: Mantenha o Respeito" chega em boa hora para complementar o longa-metragem e mostrar o que aconteceu com a banda dali em diante. E muita coisa aconteceu. O livro conta com materiais inéditos, como cartazes, flyers, matérias de revistas e jornais, credenciais e colagens do Skunk, além de um mapa que revela o itinerário da banda pelo Rio de Janeiro dos anos 1990. Minucioso, o autor montou ainda uma cronologia para o apêndice da obra, que aponta, ano a ano, os principais acontecimentos na vida do Planet Hemp.

São mais de 60 imagens espalhadas pelo livro, quase todas inéditas e tiradas por amigos e membros da banda, além de entrevistas exclusivas, histórias nunca contadas antes e aparições muito especiais. "Planet Hemp: Mantenha o Respeito" é a biografia definitiva de uma das maiores e mais instigantes bandas do Brasil e chega no mesmo momento em que a banda completa 25 anos de carreira. Esta é a nona obra assinada por de Luna. Sua ligação com o Planet Hemp vem desde 1996, quando fez assessoria de imprensa de um show da banda em Niterói e gravou um material até hoje inédito.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.