sábado, 29 de dezembro de 2018

.: Luiz Gomes Otero: Livro do produtor George Martin é relançado


Por Luiz Gomes Otero*, em dezembro de 2018.

Escrito originalmente em 1992, o livro "Paz, Amor e Sgt. Pepper" traz as mais detalhadas memórias do produtor e conhecido como "o quinto beatle", George Martin, sobre a mágica época em que os Beatles abandonaram as turnês e passaram meses trancados em estúdio, preparando aquele que é considerado um dos discos mais fundamentais da história – "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band". E a editora Sonora trouxe recentemente a obra novamente ao mercado editorial brasileiro, com atualização ortográfica e minuciosamente revisada.

Baseado no especial de "TV The Making of Sgt. Pepper", produzido e apresentado por Martin para comemorar os 25 anos do disco em 1992, o livro apresenta também as transcrições dos depoimentos exclusivos de Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, além de material de arquivo de John Lennon.

Em 1966, os Beatles abandonaram as turnês e passaram a se dedicar aos álbuns de estúdio. Lançaram o álbum "Revolver", que já dava sinais de mudança na sonoridade do grupo. E em 1967 iniciaram as gravações do "Seargeant Pepper".


O livro têm histórias de canções, gravações e muita amizade em um ano mágico para a cultura pop. Item obrigatório para o fã e essencial para os estudiosos do rock e da música popular. Ali, por exemplo, Martin conta com detalhes como se procedeu as gravações de canções antológicas, como "A Day In The Life", "Lucy In The Sky With Diamonds" e "With a Little Help From My Friends", entre outros clássicos.

Em paralelo, ele lembra as passagens que aconteceram durante a gravação, como a morte do empresário Brian Epstein, fato que é apontado como o que acabou deixando o grupo sem rumo definido, e como foi o início da banda em 1962, com as escolhas dos singles e produção do primeiro álbum.

Para um fã de carteirinha dos Beatles, trata-se de um item mais do que obrigatório. Mas mesmo para quem não curte tanto a banda, o livro representa um documento importante para a história do rock.




"Lucy in The Sky With Diamonds"

"A Day In The Life"


"With a Little Help From My Friends"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.