quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

.: Tudo sobre o Rastapé, grupo que completa 20 anos em 2019


Desde 1995, Seu Jorge (sanfona) já se apresentava com os filhos Tico (cordas e arranjos) e Jorge Filho (vocalista), em casas noturnas na Paraíba. Em 1999, criaram a banda Rastapé e, a partir daí, começaram a se apresentar em festas e eventos por todo Brasil. 

No repertório estavam grandes clássicos do forró de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, entre outros, e algumas músicas de autoria própria, que começaram a ser feitas com o início da banda já criando uma identificação com o público.

Com dez meses de banda o Rastapé foi convidado pela Abril Music para gravar o CD "O Som do Forró", interpretando grandes sucessos e uma música própria. Esse trabalho rendeu ao Rastapé um convite de Gilberto Gil para encerrar o show "Eu, Tu, Eles" em julho de 2000, na Via Funchal.

Nessa época, o Rastapé já recebia convites para participar de eventos dividindo o palco com grandes nomes da música brasileira como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. No final de 2000, veio o convite para gravar o CD "Fale Comigo" pela gravadora Abril Music.

Este CD foi grande sucesso de venda, superando a marca de 500.000 cópias com o grande sucesso da música "Colo de Menina" composta pelo vocalista Jorge Filho que ficou três meses consecutivos sendo a mais tocada no país e foi trilha da novela "Filhas da Mãe", exibida em horário nobre na Rede Globo, abrindo os mercados nacional e internacional para a Banda Rastapé.

Em 2002, veio o segundo CD, "Até o Dia Clarear", superando a marca de 100 mil cópias. Também com músicas inéditas e algumas regravações – em uma das canções, a participação de Zé Ramalho. Em 2003, saiu o CD "Pode Relampejar", já pela sua nova gravadora EMI.

Em 2005, veio o grande sonho da banda, o primeiro CD e DVD ao vivo com o nome "Cantando a História do Forró" (EMI), que teve grande importância na história do Forró Pé de Serra. Esse trabalho atingiu a marca de 50.000 cópias (recebeu o DVD de Ouro) e foi finalista do premio TIM. Em 2006, o Rastapé fez um CD-Projeto com a EMI chamado "Tudo é Forró", reunindo clássicos da MPB como "Andar com Fé" (Gilberto Gil), "Pavão Misterioso" (Ney Matogrosso) "Medo de Avião" (Belchior) etc., todas as canções tocadas em ritmo de forró.

Atualmente a Banda Rastapé tem mais de 20 Milhões de visualizações no YouTube e mais de 70.000 curtidas em sua página no Facebook. O Rastapé tem se apresentado em todos estados do país e exterior (inclusive em 2017, na China), com shows variados e muitas novidades. Depois de oito anos sem novidades, o quarteto acaba de lançar um EP com 4 faixas, duas delas com parceria nas composições entre Jorge Filho e Tico (Rastapé) com Tato (Falamansa), que também assina como produtor do EP.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.