segunda-feira, 4 de março de 2019

.: Exposição "Diversidade" - Irmãos Julien e Liam Porisse juntos pela primeira vez

Gêmeos radicados na França, os irmãos apresentam os seus olhares distintos para arte em exposição conjunta no Centro Brasileiro Britânico.

Desde que a declarada paixão pelo Brasil foi descoberta pelos irmãos gêmeos Julien e Liam Porisse, graças à um feliz acaso em 1992, os gêmeos de dupla nacionalidade incluíram a metrópole paulistana como um de seus destinos oficiais. Filhos de uma galerista irlandesa e de um pintor francês, os também artistas, britânicos por nascença, derivam de uma linha sucessória de apreço e intimidade com as várias formas de expressão artística.

À convite do Centro Brasileiro Britânico os irmãos reúnem seus trabalhos de forma inédita na exposição indicada como “Diversidade’’, onde poderão apresentar ao público seus distintos traços, apesar de suas equidades genéticas. A exposição contará com cerca de 30 obras, entre telas à óleo e três esculturas apresentadas por Julien, integrando aos tecidos dos canvas as múltiplas dimensões e texturas de materiais como acrílico, madeira e alumínio. O vernissage acontecerá no dia 9 de março, no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, em São Paulo.

O trabalho que Julien apresentará é geométrico e concretista. Suas principais inspirações, como Burle Marx e Volpi, são evidenciadas em suas peças eleitas, graças às suas abstrações e cores concretas. As formas exploradas são inspiradas nos chãos de taco brasileiro, os parquets.

O Liam transforma suas referências pessoais em alusões cromáticas. Suas pinceladas flertam com a onda expressionista e suas aplicações conceituais de materiais diversos em suas telas, o figurativismo. Cores explosivas, contrapostas e muita textura, inseridas num trabalho tridimensional e metatextual.

O ateliê compartilhado dos irmãos Porisse poderia ser mais um fator de conflito ao evidenciarmos as diferentes personalidades profissionais entre eles, mas as manifestações físicas de suas peculiaridades artísticas por todo o ambiente reforçam, ainda mais, a distinção entre o processo criativo e resultado de cada um.

Apesar das décadas que distanciam as vanguardas que abrigam o conceito do trabalho de cada um, ambos insistem na afirmativa de que conseguem enxergar certa conexão entre suas obras, a despeito de suas pinceladas singulares. Talvez a grande São Paulo, que influencia diretamente os trabalhos com sua imensidão, constante renovação e suas cores tenha uma parcela de responsabilidade nesta semelhança sensorial mencionada.

A exposição acontece entre 09 de março até 15 de abril, no Centro Brasileiro Britânico em Pinheiros, São Paulo.

Serviço
Exposição "Diversidade", por Julien Porisse e Liam Porisse
Centro Brasileiro Britânico: Rua Ferreira de Araujo, 741- Pinheiros
Vernissage: 9 de março, das 10h às 16h
De 9 de março até 15 de abril
Segunda a sexta-feira: das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.