terça-feira, 26 de março de 2019

.: Sessão gratuita especial de filme comemora 10 anos do CineZen Cultural


Sessão gratuita especial do filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" comemora dez anos do CineZen Cultural, nesta sexta-feira, dia 29, às 19h. Detalhes abaixo ou no link: facebook.com/events/679239635829323.

O cultuado filme completou 15 anos de seu lançamento em março. Após a exibição gratuita acontecerá bate-papo com os críticos de cinema André Azenha, Marcelo Reis e Waldemar Lopes, no MISS. Haverá distribuição de pipoca e refrigerante.

O que nasceu sem grandes pretensões, um blog que reunisse textos do jornalista André Azenha, logo se tornou referencial, especialmente na Baixada Santista, de propagação cultural: um website de cinema com mais de 4 mil textos publicados e uma instituição realizadora de eventos artísticos e culturais, sempre gratuitos, entre festivais de cinema, debates, exposições, apresentações artísticas. O CineZen Cultural (www.cinezencultural.com.br) completará dez anos de atividades em 29 de março e, para celebrar a data, realizará o que está em seu “DNA”, uma atividade artística junto à reflexão. 

No caso, uma sessão gratuita do filme “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, seguida de bate-papo com o idealizador do projeto, o crítico de cinema e produtor cultural André Azenha, e os críticos colaboradores Waldemar Lopes e Marcelo Reis, a partir das 19h, na sala de projeção do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS, Av. Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias).  A entrada é por ordem de chegada, com sala sujeita à lotação. Haverá distribuição, “na faixa”, de pipoca e refrigerante para o público.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças“Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, cujo título foi retirado do poema “Eloisa to Abelardé”, de Alexander Pope, que Charlie Kaufman já havia usado em “Quero Ser Johm Malkovich”, é uma pequena obra-prima do século XXI, um trabalho cinematográfico que paquera a ficção científica, mas usa poucos – e eficientes – efeitos visuais, ancorando-se principalmente em seu roteiro inovador (premiado com justiça no Oscar) e um excelente elenco. É um filme tecnicamente simples, mas que atinge profundamente o espectador. 


Completou 15 anos de seu lançamento em março, é um dos filmes preferidos tanto meu como de colaboradores do CineZen. Por isso é o escolhido para esta celebração”, afirma André Azenha. 

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) namoravam, mas num impulso gerado pelo desgaste da relação, ela procura uma clínica (onde o proprietário é Tom Wilkinson) que apaga as memórias das pessoas. Ao descobrir a ação da amada, Joel decide fazer o mesmo. Só que, durante o processo, se arrepende, e tenta salvar suas lembranças, num conflito que acontece dentro de seu próprio cérebro.

A direção é de Michel Gondry e o roteiro original vencedor do Oscar é assinado por Charlie Kaufman, a partir de história de Charlie Kaufman, Michel Gondry e Pierre Bismuth.  Ao todo, o longa recebeu 71 prêmios, 109 indicações e é considerado um dos 100 melhores da história segundo o Guia Zahar.

Duração: 1h48 minutos.

Trailer


Sobre o CineZen Cultural29 de março de 2009. No extinto bistrô La Quiche Dorèe, um bate-papo sobre jornalismo e crítica cultural reunia André Azenha, Ricardo Prado, Eduardo Abrantes e Flavio Viegas Amoreira. Junto, uma exposição do acervo da Cinemateca de Santos. O evento era o lançamento do site CineZen Cultural, idealizado por Azenha com o objetivo de refletir o cinema, reunir críticas de filmes, desde lançamentos até clássicos e cults. Sem fins lucrativos, logo o espaço passou a reunir colaboradores de várias partes do Brasil. Quando completou um ano, para comemorar o aniversário houve um debate com o cineasta Tristan Aronovich na então Associação dos Médicos de Santos. Nos dois anos de aniversário, novo debate, sobre audiovisual na Baixada Santista, reunindo profissionais do ramo no Ao Café.


“Desde o início entendemos o CineZen como veículo de propagação da reflexão artística, do entendimento de mundo a partir da cultura. Trilhamos um caminho sem volta. Além do espaço virtual, buscamos aproximar essa reflexão junto ao público, levando jornalismo e crítica cultural para o “cara a cara”, em debates, rodas de conversa, palestras, encontros de todos os tipos”, explica Azenha. “Assim acreditamos cumprir nossa missão de maneira mais intensa, eficaz, formando público para a cultura, instigando o pensamento. Jamais deixamos de publicar críticas, resenhas, artigos, entrevistas, reportagens no site. Hoje são mais de 4 mil postagens. Mas o CineZen caracterizou-se pelo diálogo, pelos encontros”, detalha.


Desde então muitos projetos foram realizados pelo site que tornava-se uma instituição, uma das que mais promovem cultura na Baixada Santista. Nesses dez anos, mais de 500 profissionais, entre artistas e produtores culturais, jornalistas e críticos de arte participaram, mais de 50 mil pessoas foram atingidas. Foram ocupados espaços públicos e privados como Teatro Municipal, Teatro Guarany, Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Museu da Imagem e do Som de Santos, Instituto Arte no Dique, Associação Projeto TAMTAM, Instituto Querô, Ao Café, Cafeteria Millor, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Shopping Pátio Iporanga, Cine Arte Posto 4, Almanaque Bar, Livrarias Realejo e Porto das Letras, Pinacoteca Benedicto Calixto, Sesc Santos, Open House Idiomas, The House Coworking, Centro Comunitário do BNH, Cine ZN, entre outros. “Praticamente todo mundo que lida com cultura, em Santos, já participou de algum de nossos encontros”, diz André.

Em 2012 foi lançado um livro independente, “Coletânea CineZen” (editora Costelas Felinas), com textos publicados no site. Já esgotado.

Serviço:
10 anos do CineZen Cultural – Sessão do filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças" + bate-papo com os críticos de cinema André Azenha, Waldemar Lopes e Marcelo Reis

Sexta-feira, 29 de março, 19h
Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias, térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão, em Santos.
Entrada gratuita, por ordem de chegada. Sala sujeita à lotação. Haverá distribuição de pipoca e refrigerante. 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.