quinta-feira, 11 de abril de 2019

.: A aposta: você sabe o que é Gamofobia? Descubra!

A aversão de casamento é geralmente associado a traumas que se instalam em um medo persistente de envolver-se seriamente com alguém


Gamofobia, é o pavor do compromisso, mas também pode ser o medo de casamento. Esse termo, é derivado da palavra grega Gamos, que significa casamento e phobos, que significa medo. E ter esse tipo de fobia é mais comum do que muitos imaginam.

Alguns especialistas concordam que há uma sútil diferença entre o receio de casar-se e de se comprometer. Uma pessoa pode ter medo de se casar, mas pode muito bem continuar comprometida com um único parceiro pela vida.

Tal como acontece com qualquer outra fobia específica, a gamofobia é causada por uma intensa experiência negativa no passado. Isso pode ser ocasionado por vários motivos, por exemplo, a separação dos pais. Essa é uma experiência que pode ser traumatizante, especialmente se envolveu deslealdade ou algum tipo de violência. Outros gatilhos que também podem ocasionar isso, são:  um relacionamento romântico traumático, experiências ruins, perdas e traições.

Esse distúrbio que atormenta homens e mulheres, possuem alguns sintomas que são muito semelhantes ao de um ataque de pânico: palpitação, mal-estar, sudorese, sensação de sufocamento, tremor e até sensação de morte iminente são alguns dos sintomas mais comuns do gamofóbico.

No livro “A Aposta”, escrito por Marta de Miranda, e em sua primeira edição pela Editora Coerência, os leitores podem observar essa fobia presente na obra. Pois, um dos protagonistas, Anthony, após fazer uma promessa a si mesmo, se recusa a casar ou envolver-se seriamente com uma mulher.

Após conhecer Valentina, o jovem rapaz passa a nutrir um forte sentimento pela moça. Entretanto, ele ainda tem receio de relacionar-se seriamente com alguém, e fica entre abrir mão de sua promessa ou continuar ficando com várias pessoas sem precisar comprometer-se.

Mas será que esse medo excessivo de relacionamentos, tem cura? Claro, pois assim como outras fobias, para a cura dessa é necessário tratamento, que pode acontecer de diversas formas. O recurso terapêutico para gamofobia, pode começar junto com o apoio de familiares e amigos, que podem percorrer um longo caminho na busca para ajudar o indivíduo a superar o medo de compromisso.

Além disso, a psicoterapia é uma boa maneira de começar o tratamento, falar sobre seus medos e outros problemas de confiança é ótimo para identificar a origem do problema e trabalhar a questão. A hipnoterapia também pode identificar as origens da fobia e ajudar a reaprender a lidar com questões de casamento e compromissos. Em casos mais extremos, quando a pessoa apresenta ansiedade extremamente elevada e se isola, a medicação pode ser indicada pelo psiquiatra, para lidar com os níveis de ansiedade.

Fontes de pesquisa: Terra – Como tratar o medo de casar Psicologias do Brasil – Gamofobia: sintomas e tratamentos

Sinopse: Recém-chegado à sua cidade natal para tomar a frente dos negócios do seu pai, Anthony tem todo seu futuro planejado. Ao ser alvo das investidas amorosas de Laura, uma antiga amiga, o jovem se recorda da promessa que fez a si mesmo depois da morte de sua mãe, recusando-se a se casar ou a se envolver seriamente com uma mulher.

Mas tudo muda rapidamente quando ele conhece Valentina, dona de um sorriso encantador e de uma constelação de sonhos. Após observar uma noite estrelada ao lado da florista, Anthony começa a questionar sua promessa de não se entregar ao amor. E quando pensa que tudo está correndo perfeitamente bem, a vida revela segredos que podem mudar seu futuro do modo mais surpreendente possível

Ficha Técnica:
Título: A Aposta
Edição: 1° - 2019
Autora: Marta de Miranda
Páginas:232
Preço:40,00

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.
 
google.com, pub-3645003449125371, DIRECT, f08c47fec0942fa0