domingo, 14 de abril de 2019

.: Três livros para aprender a escrever melhor


E-mails de trabalho, postagens em redes sociais, redações escolares ou mesmo um romance: quando o assunto é escrever, sempre podemos nos dedicar mais e melhorar. Abaixo, recomendamos três livros que trazem dicas de escrita valiosas para ajudar nesse desafio. 


1. "Escrever Ficção", de Luiz Antonio de Assis Brasil
Neste livro recém-publicado, o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil registrou sua experiência ao longo de 34 anos ininterruptos de trabalho com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e também no programa de pós-graduação em escrita criativa na mesma universidade.

Com a perspectiva de um ficcionista dialogando com outros ficcionistas, ele apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Avesso a fórmulas, Assis ressalta o papel da leitura constante de obras literárias para quem ser se tornar autor de ficção — e são essas obras as grandes referências de seus cursos e deste manual indispensável. Disponível nos formatos físico e e-book.


2. "Tirando de Letra", de Chico Moura e Wilma Moura
De maneira objetiva, sempre ilustrada com exemplos cotidianos, os autores oferecem ferramentas básicas para que o leitor tenha segurança para escrever de maneira simples e correta. Que caminhos seguir, o que evitar, como pontuar bem, quais recursos mobilizar, como revisar — cada momento da escrita é detalhado minuciosamente, desde o primeiro rascunho.

Os autores aproveitam da experiência como professores de redação e editores de obras dedicadas ao ensino da língua portuguesa para fugir do “gramatiquês” e ir direto ao que funciona na prática. Um manual acessível, com projeto gráfico que facilita a consulta, essencial tanto para aqueles que já trabalham com texto quanto para quem precisa se comunicar com clareza e elegância. Disponível nos formatos físico e e-book.


3. "Redação Infalível", de Débora Aladim
Além de manual de escrita, o livro traz dicas de organização de estudos para os vestibulandos. Nele, Débora Aladim – criadora do canal do YouTube que leva seu nome e tem mais de 1,5 milhão de inscritos – usa uma linguagem ágil e atual para conversar com o público jovem que precisa aprender os primeiros passos na organização dos estudos. A autora ensina a montar cronograma, priorizar e revisar matérias, e oferece uma ampla lista de temas que podem ser explorados pelo aluno em sessões independentes de estudo.

"Redação Infalível" é uma arma inestimável para todos aqueles que querem escrever melhor dentro do modelo da redação escola e fazer uma boa prova. Disponível nos formatos físico e e-book.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.