sábado, 18 de maio de 2019

.: Álbum com gravações de 1972 de Marvin Gaye mostra a força da soul


Por Luiz Gomes Otero*, em maio de 2019.

Um disco de Marvin Gaye gravado em 1972 e que permaneceu inédito desde então foi finalmente lançado. "You´re the Man" mostra o cantor e compositor, que faleceu em 1984, no seu auge como intérprete. E fica difícil até entender porque essa joia musical permaneceu inédita durante tanto tempo.

Esse álbum sucederia o antológico "What´s Going On", de 1971. E talvez por isso Marvin Gaye não tenha tido motivação para lançá-lo. Trata-se de um disco menos homogêneo e conceitual do que o de 1971. Mas nem por isso menos genial. Sua voz está limpa e cristalina.  Os arranjos são impecáveis e há vários momentos brilhantes.

As faixas funcionam individualmente, ao contrário de "What´s Going On", onde as canções se interligavam com os temas explorados por Marvin, como a violência e o preconceito racial. Na faixa que deu nome ao disco ("You´re the Man") há uma guitarra com efeito wah-wah que dá o tom exato do que o ouvinte vai encontrar pela frente: soul music da melhor qualidade.

Eu particularmente gostei bastante da faixa "Piece Of Clay", uma canção soul com toques gospel e um piano que remete o ouvinte ao blues em alguns momentos. E a batida irresistível de "I´m Going Home" mostra a força do groove de Marvin na soul music.

Este lançamento acaba prestando um belo tributo ao mestre da soul music. Ainda que tardia, a  homenagem é justa e merecida. Para quem curte o estilo, a audição desse disco é mais do que obrigatória.


"You´re The Man"

"Woman Of The World"

"Symphony"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.