quarta-feira, 8 de maio de 2019

.: Em SP, dia 11, peça "Eu em Ti - Retratos" aborda a morte de travesti

Foto: Nilton Russo

O Centro Cultural da Juventude vai apresentar no dia 11, às 20h, o espetáculo “Eu em Ti – Retratos”, que mostra um crime que chocou principalmente a comunidade LGBTI em 2017: a travesti Dandara dos Santos foi brutalmente espancada até a morte por homens heteros simplesmente por existir e as imagens da agressão foram gravadas e divulgadas nas redes sociais.

Diante de tamanha barbaridade, a Cia Gufa de Teatro se propôs a um desafio: transformar esta trágica história em peça de teatro. Com o espetáculo “Eu em Ti -Retrato”, a companhia ganhou o Prêmio Cleyde Yáconis, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, mostrando através da arte sua forma de resistência e luta contra a intolerância, retrocessos sociais e desrespeito aos direitos humanos.

“Eu em Ti – Retratos” é um experimento cênico de Teatro Documentário que conta cenicamente a morte de uma travesti. Seus criadores explicam: “Suba, suba! Não vai subir, não?!”, vibram agressivamente três homens, em vídeo, enquanto Dandara, sentada ao chão, mal consegue se mover. Ela chora. Um dos homens tira do pé o chinelo e utiliza-o para bater na cabeça dela. Chama Dandara de “viado ‘fêi’”. Chutes e tapas, as agressões miram ali. A travesti sangra e tenta subir no carrinho de mão enferrujado apontado por seus algozes. Não consegue. Por meio de uma manipulação de boneco híbrido, o ator documentarista manipulador utiliza partes do seu corpo, que se completam com partes do boneco, para manipulá-lo. O boneco é o duplo da documentada nesse experimento, no qual, com respeito e indignação, retratamos os últimos momentos de vida de Dandara dos Santos, um ser humano que teve sua vida interrompida por EXISTIR, sendo travesti”.

No palco, os atores (todos LGBTI) Alicia dos Anjos, Cíntia Fer, David Amancio, Fábio Eisner e Gustavo Assumpção, com encenação e dramaturgia de Fábio Eisner, produção de Gustavo Assumpção, cenografia e adereços de Fábio Eisner e figurinos da Cia. Gufa de Teatro. Sem esquecer de Evinha Sampaio, a assessora que divulga o projeto pela cidade, a intérprete de libras Gisele Rosa e Daiane Baumgartner, que confeccionou o boneco. No final de cada apresentação, o elenco convida para mais 20 minutos de bate-papo sobre a obra e os temas em torno dela. O espetáculo está percorrendo espaços culturais, sempre com apresentações gratuitas.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso está localizado na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha – a 20 minutos do Terminal Barra Funda e ao lado do Terminal Cachoeirinha. 

Sobre o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso: O CCJ é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude da cidade de São Paulo. Inaugurado em 27 de março de 2006, fruto da mobilização da comunidade no Orçamento Participativo, inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo. Proporciona a transversalidade das diversas temáticas relativas à vivência da condição juvenil por meio da cultura, buscando o empoderamento e o protagonismo da juventude a partir de uma programação cultural gratuita e diversificada, tendo o jovem não somente como espectador, mas como sujeito promotor, organizador e realizador dos Programas e Projetos realizados tanto no espaço como difundidos pela cidade. Entre as várias atividades, destacam-se apresentações e oficinas teatrais, shows de música, aulas e espetáculos de circo e de dança, cinema, debates, encontros e saraus e núcleos de comunicação comunitária e de produção audiovisual.

O CCJ tem 8.000 m² de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, laboratório de pesquisas, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência e com computadores com acesso à internet.

Siga: facebook.com/CCJuventude e Instagram e Twitter @ccjuventude.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.