sábado, 1 de junho de 2019

.: Fafá de Belém, mais "Humana" do que nunca em disco, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2019.

Fafá de Belém é um exemplo de intérprete que coloca a emoção como um ponto essencial para se transmitir a mensagem com a música e atingir o público. Nesse seu novo trabalho, o álbum "Humana", ela traz canções inéditas e algumas releituras de nomes consagrados, acompanhada por um competente trio de músicos. E o resultado ficou acima da média.

Em "Humana", Fafá de Belém prossegue a parceria com a Joia Moderna, gravadora do DJ Zé Pedro, por onde lançou seu trabalho anterior, "Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso" (2015). Dessa vez, sob a produção musical de Arthur Nogueira, o foco é "o outro lado do sorriso", explica a cantora em referência ao projeto predecessor, vencedor no 27º Prêmio da Música Brasileira.

O disco foi gravado com um power trio formado por Allen Alencar, João Deogracias e Richard Ribeiro, além da participação de Zé Manoel ao piano. Essa cozinha rítmica garantiu a qualidade do trabalho dando o suporte mais adequado para a poderosa voz de Fafá.

As três releituras incluídas nesse trabalho foram "Revelação", um dos primeiros sucessos de Fagner nos anos 70, "Toda Forma de Amor", de Lulu Santos e "Dona do Castelo", de Jards Macalé e Wally Salomão. Em todas elas há um certo ar de dramaticidade, mas sem cair no exagero. Fafá consegue dar a dose certa na sua interpretação.

Entre as composições inéditas o destaque acabou sendo a faixa que abre o disco, "Ave do Amor", que traz a tônica do que o disco vai oferecer para o ouvinte. O samba-canção "Eu Sou Aquela", lembra muito a Fafá dos anos 70, cantando aqueles boleros dramáticos sempre de forma convincente.

Esse disco mostra realmente a Fafá como pessoa humana. Alguém que não tem vergonha de se expor interpretando canções confessionais com forte carga de emoção. E por isso é que ela continua sendo um dos grandes nomes da nossa MPB.

"Ave do Amor"

"O resto do Resto"

"Alinhamento Energético"


*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Fafá sempre se superando.
    O tempo passa e ela está cada vez melhor, e sempre inovando.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.