sábado, 31 de agosto de 2019

.: "Caras de Plauto" até 8 de setembro no Espaço Parlapatões


"Caras de Plauto", a mais grega das comédias romanas, tem texto e direção de Atilio Bari e está em cartaz até dia 8, sábados e domingos, no Espaço Parlapatões. Com texto de Atilio Bari, o espetáculo  é uma viagem por mares gregos e romanos, tocada por ventos de brasilidade.

O espetáculo é baseado em “Menecmos”, escrito por volta do ano 250 antes de Cristo, por Tito Maccio Plauto, um comediógrafo romano que escrevia peças ambientadas na Grécia. Foi o precursor da comédia popular, criando enredos e situações facilmente identificáveis pela plateia.  A história trata das confusões e desencontros decorrentes da presença de dois irmãos gêmeos numa mesma cidade, envolvendo jovens e velhos, esposas e meretrizes, serviçais e parasitas.

Plauto foi o primeiro comediógrafo a colocar no palco personagens populares, ao contrário do que se fazia até então na comédia clássica grega. Com ele, o povão entrou em cena. Criou tipos que se tornaram recorrentes na comédia universal, e os seus enredos foram retrabalhados por autores da comédia del’arte e por dramaturgos como Shakespeare, na Comédia dos Erros, Moliére, em "O Avarento", e Ariano Suassuna, em "O Santo e a Porca".

A adaptação de Atilio Bari retoma uma característica do original de Plauto, cujos textos eram construídos em versos, o que cria uma musicalidade na fala e um ritmo especial na encenação. O elenco utiliza máscaras especialmente elaboradas para cada ator, que identificam claramente a posição social e o caráter de cada personagem. O texto recebeu o premio de Pesquisa de Teatro Popular no Festival de Teatro de Resende – RJ.

A encenação de "Caras de Plauto" reproduz o espírito dessa comédia anárquica e despudorada, num texto totalmente rimado e introduzindo elementos de brasilidade.

Ficha Técnica
Texto e direção: Atilio Bari
Elenco:
Eduardo Mancini
Eduardo Osório
Lucio Dicetaro
Marcelo Franzolin
Sabrina Lavelle
Atilio Bari
Cenários e Figurinos: Sandra Vastano
Assistente de direção: Monica Peres
Trilha sonora: Atilio Bari
Coreografia: Lucilene Pacheco
Iluminação: Rodrigo Bari
Administração: Julia Szabo
Produção: Grupo Theatralha & Cia

Serviço
"Caras de Plauto"
Espaço Parlapatões (100 lugares)
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Informações: (11) 3258-4449
vendas online: www.ingressoindependente.com.br
Bilheteria: terça a quinta das 16h as 21h; sexta e sábado 16h a meia-noite, domingo 16h às 20h. Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Estacionamento credenciado: garagem Imeri (Franklin Rooselvelt, 194). Lanchonete, ar-condicionado e acesso para pessoas com deficiência.

Sábados às 21h | Domingos às 20h
Ingressos: R$ 20
Duração: 65 minutos
Censura: 12 anos
Estreou dia 3 de agosto de 2019
Curta temporada: até 8 de setembro
O projeto foi contemplado no Prêmio Cleyde Yaconis, da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Municipio de São Paulo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.