domingo, 8 de setembro de 2019

.: Grátis: a Suíça em foco no 15º Festival Internacional de Fotografia

No ano em que se comemora os 200 anos da imigração suíça no Brasil, os Consulados gerais da Suíça em São Paulo e no Rio de Janeiro
unem-se ao 15º Festival Paraty em Foco, que este ano tem como tema as ¨Migrações¨


Imagem que integra a exposição ”Silêncio” de Sonia Guggisberg


A temática migratória ligada aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável despontam como temas centrais na pauta internacional.Todas as grandes questões da contemporaneidade são iminentes, interdependentes e demandam uma ordem mundial mais solidária para a garantia de um mundo mais pacífico.

As exposições Marcados para morrer? de Claudia Andujar  e Silêncio, de Sonia Guggisberg, tratam do ser humano em sua condição nômade, da perda de territorialidades pessoais, coletivas, simbólicas, econômicas e sociais. Os trabalhos das fotógrafas suíço-brasileiras falam dos excluídos, das minorias, dos refugiados, de esperança e remetem às suas próprias biografias enquanto imigrantes e de muitos outros que chegaram ao Brasil fugindo da fome, da guerra, em busca de uma vida melhor.

Claudia Andujar / Marcados para morrer?
A grande homenageada da 15º Festival Paraty em Foco 2019 é a suíço-brasileira Claudia Andujar (Neuchâte/1931) considerada uma das mais importantes fotógrafas do mundo. Ela chegou ao Brasil em 1955, após perder grande parte de sua família na Segunda Guerra Mundial, e foi atraída pela vida e a causa dos povos indígenas. As fotos da série ”Sonhos’’, realizadas entre 1974 e 2003 e que revelam os rituais xamanísticos do Yanomamis e a saga enfrentada por seu povo com a chegada do homem branco e o aumento do desmatamento na região,  estarão expostas em grande formato na Praça da Matriz.

Sonia Guggisberg/Silêncio
Outra artista que é destaque na programação do Festival Paraty em foco é a suiço-brasileira Sonia Guggisberg, (São Paulo/1964), que apresenta a exposição ”Silêncio” recém realizada em Atenas. Ela apresenta fotografias em diferentes suportes, vídeos e registros sonoros captados durantes suas viagens na Grécia, Malta e Lampedusa, ilha da Italia mais próxima do continente Africano, todas portas de entrada para a Europa.

O projeto expositivo é motivado pela experimentação artística documental e busca linguagens que interroguem a presença do silêncio intelectual a respeito do gigante deslocamento humano e refúgio contemporâneo. ”Silêncio” estará abrigada em todo o segundo andar da Casa da Cultura de Paraty e permanecerá por mais dois meses após o término do evento.  Sonia também participa de um debate com o público, onde apresentará alguns de seus curtas-metragens, com imagens captadas durante suas viagens aos campos de refugiados.

Sobre o evento: O Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco – PEF 2019 comemora sua 15ª edição, de 18 a 22 de setembro, e tem como tema central as migrações. Exposições gratuitas tomam conta da cidade, além de palestras e workshops com grandes nomes da área. A Programação completa está em pefparatyemfoco.com.br.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.