segunda-feira, 14 de outubro de 2019

.: CCBB São Paulo apresenta a 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema


Programação de filmes retrata a diversidade das produções e temas dos países árabes, com presença de diretor tunisiano. São 20 filmes, entre eles, quatro inéditos no Brasil, destacando uma nova geração de cineastas árabes e temas relacionados aos desafios do Mundo Árabe, entre outros, a crise de refugiados e os impactos da Primavera Árabe. O diretor tunisiano Lotfi Achour, do filme “Esperança em Chamas”, participará de encontro com o público dia 19. A brasileira Joy Ernanny, diretora de “Além do Véu”, também é convidada especial da Mostra, no dia 18.

De 16 a 28 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) e o Instituto da Cultura Árabe – ICArabe promoverão a 14ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – Fambras, o Instituto do Sono e a Aliança Francesa. 

O diretor tunisiano Lotfi Achour, dos filmes “Esperança em Chamas”, que abre a Mostra dia 16, e o inédito “A Lei do Cordeiro”, virá ao Brasil e participará de encontro com o público dia 19 de outubro. A brasileira Joy Ernanny, diretora de “Além do Véu”, integrará encontro com a plateia no dia 18 (veja programação e sinopses abaixo).

No CCBB SP, esta edição traz 20 filmes – quatro deles inéditos, que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, tendo como fio condutor “os desafios do Mundo Árabe em meio à crise de refugiados, ao terrorismo, ao pós-colonialismo, aos impactos da Primavera Árabe, ao clamor por mais liberdade de expressão, mas também o retorno às origens, a memória e a análise do passado frente a um novo cenário que se revela”, como ressalta o curador da Mostra e diretor cultural do ICArabe, Arthur Jafet.

As produções estão divididas em três sessões temáticas: “A Memória e seus Encontros”, “A Chama da Insurreição” e “Do Limite ao Deslocamento”. Entre os destaques desta edição, além de “Esperança em Chamas” e “A Lei do Cordeiro”, estão “Caçando Fantasmas”, “Corpo Estrangeiro”, “Sobre Pais e Filhos” e “Relatórios de Sarah e Saleem”.

Em meio à turbulência social e política de sua esfera, o Mundo Árabe vem apresentando um número crescente de cineastas talentosos, que buscam se recompor com maior criatividade e a partir de técnicas sofisticadas de filmagem expor ao público as questões que afligem a sua geração. Em virtude disso, observa-se uma presença cada vez maior da cinematografia árabe em festivais de grande envergadura, como Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, Toronto e Sundance, além do Oscar e do César. Uma nova geração de cineastas talentosos está surgindo e se afirmando, trazendo as questões das sociedades árabes atuais para o primeiro plano.

São tais expoentes que a Mostra Mundo Árabe de Cinema escolheu apresentar por meio de prévias, debates em filmes e ciclos temáticos. Através de convênios com diversas instituições, como a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Fambras e o Instituto do Sono, o ICArabe apresentar a variedade de estilos e temas, destacando não apenas a política e o cotidiano, bem como a beleza, a arte e o senso de humor, que com tamanha intensidade são registros marcantes das sociedades do Mundo Árabe.

Contribuindo para a história do cinema árabe no Brasil
A Mostra Mundo Árabe de Cinema surgiu em 2005, logo após a criação do Instituto da Cultura Árabe, em 2004, como uma entidade laica e sem fins lucrativos.

O objetivo da Mostra Mundo Árabe de Cinema sempre foi (e continua sendo) o de apresentar ao público brasileiro a cinematografia dos países árabe e de temática árabe, contribuindo para desfazer os estereótipos e retratando a realidade dos países árabes.

Para acompanhar as novidades da Mostra, acesse:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema-329005973932264/?fref=ts

www.icarabe.org

Site da Mostra: mundoarabe2019.icarabe.org

Serviço:
CCBB São Paulo - Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro - São Paulo - SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651/3652
E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp
facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Clientes do Banco do Brasil têm 10% de desconto com Cartão Ourocard na cafeteria, restaurante e loja
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.