domingo, 20 de outubro de 2019

.: O Teatro do Absurdo no Sesc Consolação



Em seu 13º ano, o programa “7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores”, concebido e dirigido por Eugênia Thereza de Andrade, fala sobre o Teatro do Absurdo. Após textos de Eugène Ionesco (maio), Tom Stoppard (junho), Caryl Churchill (julho), Samuel Beckett (agosto) e Fernando Arrabal (setembro), a sexta apresentação deste ano, dirigida por Kiko Marques (prêmio de melhor diretor de teatro em 2016 pela APCA), será no dia 29 de outubro, terça-feira, às 19h30, com a peça O Zelador, do dramaturgo inglês Harold Pinter. Todas as apresentações acontecem no Teatro Anchieta e tem entrada gratuita.

O termo Teatro do Absurdo foi criado pelo crítico Martin Esslin (1918-2002) na década de 60. A intenção era agrupar, sob esta designação, as obras dramáticas do pós-guerra que colocavam em evidência o nonsense da vida cotidiana, a incomunicabilidade generalizada e, em suma, o absurdo da vida contemporânea, que se caracteriza pela fragmentação da personalidade e a busca inútil e incessante de algum sentido na existência.

Para o poeta Frederico Barbosa, responsável pela seleção dos textos da temporada de 2019, “o Teatro do Absurdo teve muita repercussão no Brasil, até porque, em vários aspectos, a realidade brasileira em muito se aproxima do mundo sem nexo e sem saída, retratado por esta corrente cada dia mais contemporânea”.

"O Zelador", escrita pelo Prêmio Nobel da Literatura de 2005, Harold Pinter, se passa em um modesto quarto londrino em que se encontram três excêntricos personagens: Aston, um homem gentil e amargurado; o velho maltrapilho Davies, arrogante e cheio de preconceitos; e o desconfiado e ganancioso Mick. Marcada por diálogos cômicos e por um senso de absurdo que remete a Beckett, a peça revela muito dos temores e desejos interditados do homem do pós-guerra.

Sobre o autor: Nascido no subúrbio de Londres em 1930, Harold Pinter começou a sua carreira teatral no início dos anos 50. Ator, diretor, poeta, roteirista e escritor, Pinter escreveu 29 peças, entre as mais conhecidas estão Festa de Aniversário (The Birthday Party, 1957), O Porteiro (The Caretaker, 1959), Traição (Betrayal, 1978) e Volta ao Lar (Homecoming, 1965), todas adaptadas para o cinema. Em 2005 foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra, e em 2006 foi aclamado por sua participação como ator na produção de A Última Gravação (Krapp’s Last Tape), parte da comemoração dos 100 anos do nascimento de Samuel Beckett e dos 50 anos do Royal Court Theatre. Harold faleceu na véspera de Natal de 2008.

Ficha Técnica
7 Leituras, 7 Autores, 7 Diretores
Tema: Teatro do Absurdo
Peça: O Zelador, de Harold Pinter
Concepção e Direção Geral: Eugênia Thereza de Andrade
Seleção De Textos: Eugênia de Andrade, Mika Lins, Marco Antônio Pâmio e Frederico Barbosa
Direção: Kiko Marques
Elenco: Marcelo Galdino, Norival Rizzo e Rubens Caribé
Concepção Cenográfica: Mika Lins
Adereços e Figurino: Jorge Luiz Alves
Produção Executiva: Messias Lima

Obras, diretores convidados e programação 2019

1º) Rinoceronte / Eugène Ionesco
      Direção: Caetano Vilela
      Dia: 28/Maio

2º) Pastiches / Tom Stoppard
      Direção: Nelson Baskerville
      Dia: 25/junho

3º) Coração Partido / Caryl Churchill
      Direção: Marco Antônio Pâmio
      Dia: 30/julho

4º) Esperando Godot / Beckett
      Direção: Eugênia de Andrade
      Dia: 27/agosto

5º) Piquenique no Front / Fernando Arrabal
      Direção: Oswaldo Mendes
      Dia: 24/setembro

6º) O Zelador / Harold Pinter
      Direção: Kiko Marques
      Dia: 29/outubro

7º) Ping Pong / Arthur Adamov
      Direção: Eric Lenate
      Dia: 26/novembro

SERVIÇO
Local: Sesc Consolação – Teatro Anchieta
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque
Telefone: 11-3234 3000
Dia: 29 de outubro, terça-feira , 19h30
Recomendação etária: 14 anos
Duração: 80 minutos 
Ingressos: Grátis - Retirada de ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência
Lotação: 280 lugares

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.