segunda-feira, 28 de outubro de 2019

.: Reestreia de "A Valsa de Lili", sobre as aventuras de uma mulher tetraplégica

Foto: João Caldas Fº

Depois de grande sucesso de público e crítica em sua participação na 2ª edição do projeto Dramaturgias do Sesc Ipiranga, o espetáculo "A Valsa de Lili" segue para a Giostri Teatro e Livraria, onde fica em cartaz de 31 de outubro a 13 de dezembro. 

Duas Déboras, uma atriz e a outra diretora, se unem para contar a história de uma mulher extraordinária, Lili, que viaja o mundo movimentando apenas a cabeça. Aimar Labaki constrói de forma delicada e emocionante a história de Lili, que vive numa UTI há quase quarenta anos, desde os 2 anos de idade, por conta de uma poliomielite mal diagnosticada. 

“Lili vive em uma condição muito singular, mas seus questionamentos, medos e verdades são os mesmos de qualquer pessoa na sua idade: a necessidade de amar e ser amada, a relação com a morte, o que fazer da vida, como conseguir o sustento com o trabalho. Lili e seus amigos são uma prova viva da máxima Sartriana: o importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós”, diz Débora Duboc. 

“A luta de Lili para sobreviver em condições tão adversas, sem perder o humor e o amor, são a metáfora perfeita para os dias sombrios que vivemos, entre a violência e a desesperança”, completa o autor Aimar Labaki. 

A parceria entre a diretora Débora Dubois e o autor Aimar Labaki é antiga: é de ambos os espetáculos "MotoRboy" e "Pirata na Linha", grandes sucessos para adolescentes, além de "Poda ou Una Notte Intera", que Débora dirigiu para o Festival Intercity, em Florença, na Itália. Ela também já dirigiu Duboc em espetáculo com curadoria de Gianni Ratto. Sobre "A Valsa de Lili", Dubois diz ser “um testemunho forte e sensível, uma forma de vida tão única e singular, que alçou vôo pra falar e tocar fundo em muitos de nós".

Eliana Zagui, a autora do livro que inspirou a criação da peça esteve presente em uma sessão de "A Valsa de Lili". “Foi para todos uma grande emoção recebê-la, pois ela se locomove acompanhada de um grande aparato que inclui ambulância, respiradores e profissionais da saúde”, conta Duboc. 

“É mais que uma peça, é mais que imaginar. É entrar numa máquina do tempo, no mais profundo inconsciente... Reviver cada detalhe com muita saudade, risada, choro e ver que valeu a pena nunca parar de dançar ao meu ritmo”, emociona-se Eliana. 

“Eu entendi que viver é um ato político. A existência de Lili é uma escolha diária. A personagem diz: 'Eu posso não mexer nada do pescoço para baixo, mas a minha alma nunca deixou de dançar'. E como diz Suassuna: 'No meu entender o ser humano tem duas saídas para enfrentar o trágico da existência: o sonho e o riso'. Isso Lili tem de sobra!”, finaliza Duboc.

Sinopse
Lili é uma pessoa extraordinária e única, e, ao mesmo tempo, é uma mulher com questões iguais às de qualquer outro ser humano: o amor, a perspectiva do envelhecimento e da morte, os limites sociais e físicos e a luta pela sobrevivência. A única coisa que a distingue é que só consegue mexer os músculos do pescoço e da cabeça. Em pouco menos de uma hora, ela conta sua história e de seus amigos, mas principalmente, narra a aventura de viver plenamente, transformando as tragédias e dramas do cotidiano.

Ficha Técnica
Texto: Aimar Labaki
Intérprete: Débora Duboc
Direção: Débora Dubois
Cenário e figurinos: Márcio Vinicius 
Iluminação: Aline Santini
Trilha Sonora: Débora Dubois
Assessoria Corporal: Doria Gark
Fotografia: João Caldas Fº
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção Executiva: Fabrício Síndice
Direção de Produção: Edinho Rodrigues (Brancalyone Produções)

Serviço
"A Valsa de Lili"
Giostri Teatro e Livraria - Rua Rui Barbosa, 201, Bela Vista
Temporada: 31 de outubro a 13 de dezembro (exceto nos dias 22/11 e 06/12)
Às quintas e sextas-feiras, às 21h
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)
* Meia-entrada também para portadores de deficiência e acompanhantes.
Vendas: www.sympla.com.br
Telefone: (11) 2309-4102
Duração: 55 minutos
Capacidade: 50 lugares

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.