segunda-feira, 28 de outubro de 2019

.: Japan House apresenta exposição "Isto É Mangá - A Arte de Naoki Urasawa"


Com início em 29 de outubro, a mostra - com entrada gratuita - conta com mais de 600 obras do ilustrador japonês e promete surpreender os apaixonados por essa arte

O universo das histórias em quadrinhos invade a Japan House São Paulo com a exposição “Isto É Mangá - A Arte de Naoki Urasawa”, de 29 de outubro de 2019 a 5 de janeiro de 2020, no segundo andar da instituição. A mostra apresenta as ilustrações e mangás do premiado artista japonês e faz parte do projeto itinerante da iniciativa global Japan House, já exibida em Los Angeles e Londres. 

Com uma ampla gama de gêneros na indústria editorial no Japão, os mangás são geralmente publicados em capítulos que tem sequência em edições seguintes. Em caso de sucesso, são reeditados como exemplares especiais, além de ganhar edições em outras línguas ao redor do mundo, tornando seu mangaká (artista de mangá), reconhecido mundialmente, como é o caso de Urasawa.

Uma das características mais marcantes desta mostra é a experiência de imersão na arte de Naoki Urasawa, que aborda distintas temáticas como mistério, ficção científica e esporte. Na Japan House São Paulo, os visitantes poderão conferir sete coleções em português, incluindo obras não publicadas no Brasil e também cerca de 600 ilustrações, esboços e storyboards

Ao invés de trazer apenas recortes da obra original, a exposição apresenta capítulos inteiros, possibilitando a vivência completa desta arte que combina o gráfico e a história. Entre os trabalhos do artista que serão expostos estão "Pluto", "20th Century Boys" e "Monster" (que já foram traduzidos e publicados no mercado brasileiro), além de "Billy Bat", "Master Keaton Remaster", "Mujirushi" e "Yawara!". Este último, uma das obras mais importantes do artista, contará com apresentações semanais de novos capítulos, nos dias 29 de outubri, 18 de novembro, 2 e 16 de dezembro.

Sobre esta exibição, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo declara: "O mangá é uma linguagem imediatamente associada à cultural pop do Japão e tem um público cativo, que se aprofunda na história dessa arte, acompanha seus mangakás favoritos e é ávido pelos lançamentos. Esta exposição ratifica a nossa missão em promover a aproximação do público brasileiro à distintas áreas da cultura nipônica".

Ao ler as histórias, será possível compreender como os criadores deste tipo de quadrinhos desenvolvem seus trabalhos, além de conhecer mais sobre o conceito dessa arte. Nascido em 1960, em Tóquio, Urasawa possui uma legião de fãs formada por adultos e crianças em todo o mundo. Premiado internacionalmente, já vendeu mais de 128 milhões de exemplares apenas no Japão e publicou suas obras em mais de 20 países. Mestre na técnica do desenho e reconhecido por personagens profundos e complexos, tem como diferencial a força de sua narrativa e se destaca também pela riqueza de detalhes com a qual cria os universos de seus mangás.

Seu primeiro trabalho foi "Beta!", em 1983, em seguida, criou "Yawara!", "Monster", "20th Century Boys" e "Billy Bat", entre outros. Atualmente, ilustra a história de "Mujirushi, The Sign of Dreams", com a colaboração da Fujio Productions - fundada pelo renomado mangaká Fujio Akamastsu -, em um projeto para o Museu de Louvre, em Paris, além de estar em lançamento inicial da série Asadora!, publicada pelo Shogakukan.

Paralelo à exposição, a Japan House São Paulo realiza ciclo de palestras, em parceria inédita com a Editora JBC, sobre o tema ‘O mangá no Brasil’, nos dias 7, 9, 12 e 27 de novembro. Participam dos painéis profissionais do mercado editorial e digital de mangás e HQs, além de ilustradores e quadrinistas. Entre os temas abordados estão o universo dos mangás no Brasil, a influência da técnica japonesa na produção nacional e a atuação dos mangás na era digital. Ainda como programação paralela, em janeiro 2020, serão realizadas oficinas práticas de mangá em parceria com a Copic.

Coleções na exposição "Isto É Mangá - A Arte de Naoki Urasawa"

"Yawara!" (1985 – 1993)
Retrata o desafio e o crescimento de uma garota com talento em judô - criada e treinada para ser judoca - e o seu caminho até chegar na Olimpíada de Barcelona.

"Monster" (1994 – 2001)
Kenzo Tenma é um habilidoso cirurgião japonês que vive na Alemanha. Ele descobre que Johan, um de seus ex-pacientes, se torna um serial killer. Abalado pelo sentimento de culpa, ele persegue Johan. Primeira obra de mistérios na história do mangá.

"20th Century Boys" (1999 – 2006)
Em um cenário onde o mundo inteiro sofre ataques terroristas, o personagem principal vive uma vida comum. Porém, a partir de um acontecimento, ele percebe que as profecias feitas por um amigo quando era criança estão se tornando realidade. Uma obra de ficção e aventura, onde os jovens viajam no tempo para proteger a Terra.

"Pluto" (2003 – 2008)
Série baseada em “Astro Boy” de Osamu Tezuka, especificamente na história The Greatest Robot on Earth. Inserindo o ponto de vista e compreensão do autor à obra original, a história retrata a estupidez do ódio sem fim e o questionamento quanto à existência de sentimentos em robôs. Naoki Urasawa. Co-autor: Takashi Nagasaki. Supervisão: Macoto Tezka. Colaboração: Tezuka Productions.

"Billy Bat" (2008 – 2016)
A história se passa em 1949, nos Estados Unidos. O cartoonista nipô-americano Kevin Yamagata descobre que no Japão, existe a mesma história contada em sua obra "Billy Bat". Nesta história de ficção científica, o personagem principal se envolve em diversos acontecimentos ligados ao desenho do “The Bat”.
Naoki Urasawa. Co-autor: Takashi Nagasaki

"Master Keaton Remaster" (1988 – 1994)
Retrata a história de um investigador de seguros do governo que, apesar de bem-sucedido profissionalmente, mantém o sonho de continuar uma pesquisa arqueológica. A narrativa combina o complexo mistério - que envolve casos de difícil resolução – com drama humano e laços familiares. Naoki Urasawa. Co-autor: Takashi Nagasaki

"Mujirushi" ( 2018 - )
Nesta narrativa, um homem e sua filha conhecem um rapaz misterioso que tem mais do que alguns segredos e grandes histórias para contar sobre a França e o Museu do Louvre. Colaboração: Fujio Productions

Exposição "Isto é Mangá - A Arte de Naoki Urasawa"
De 29 de outubro a 5 de janeiro de 2020.
Segundo andar.

Ciclo de Palestras Japan House São Paulo – "O Mangá no Brasil"
Dias 7, 9, 12 e 27 de novembro
Às 19h (dias 7, 12 e 27 de novembro)
Às 15h (dia 9 de novembro)
Participação gratuita
Para participar, basta retirar senha uma hora antes do evento.

"O Mercado de Mangá no Brasil" (7 de novembro), às 19h - Com Marcelo del Greco, Gerente de Conteúdo da Editora JBC; Junior Fonseca, Editor da New Pop; Levi Trindade, Editor da Panini; e Bruno Zago, Editor da Editora Pipoca e Nanquim.

"O Universo de Mangá no Brasil" (9 de novembro), às 15h - Com Leonardo Galli Ponsoni, Sales Manager Brasil/Argentina da Bandai Namco; Luis Angelotti, CEO da Angelotti Licensing; e Yuri Petnys, Region Lead da Crunchyroll no Brasil.  

"Mangá Também É Digital" (12 de novembro), às 19h - Com Isadora Cal, Gerente de Contas da Bookwire; Edi Carlos Rodrigues, Gerente de Marketing na Editora JBC; e Camila Cabete, Gerente Sênior de Relações Editoriais da Kobo Rakuten.

"A Arte do Mangá Influenciando a Produção Nacional" (27 de novembro), às 19h - Com Amanda Ricarte, Quadrinista e Ilustradora; Raoni Marqs, Quadrinista; e Cah Poszar, Designer, Ilustradora e Quadrinista. 

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.