segunda-feira, 18 de novembro de 2019

.: Farol Santander inaugura a exposição inédita e gratuita “Machado de Assims”


Nova mostra temática no hall do Farol Santander terá biblioteca imaginária com livros, fotos, animações e curiosidades sobre Machado de Assis. Animada por recursos de interatividade e inteligência artificial, a figura do autor falará com o público, dando voz a um repertório de frases já escritas por ele

O Farol Santander receberá, a partir do dia 19 de novembro, no hall do imponente edifício, a exposição gratuita Machado de Assims, que mostrará em cada elemento apresentado, as múltiplas faces de um dos principais escritores brasileiros. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra contempla passagens da vida e obra de Machado de Assis, desde o menino órfão que vendia doces na infância, até se tornar um dos maiores nomes da literatura nacional, passando pelo envolvimento com questões sociais como a abolição da escravatura.

Em aproximadamente 75m² de área expositiva, os visitantes circularão por um espaço desenvolvido entre duas enormes vírgulas. O ambiente terá uma biblioteca imaginária formada por milhares de livros que poderão ser manipulados no local.

Durante todo o trajeto, o visitante encontrará livros de Machado de Assis, de diversas edições, épocas e tradução em diferentes idiomas, como inglês, francês e italiano, que representam fases distintas da trajetória machadiana, da juventude romântica à maturidade realista, incluindo poemas, crônicas e peças de teatro, além dos romances e contos mais consagrados. “A proposta passa por explorar aspectos pouco conhecidos da figura de Machado de Assis.  Então mostrar um personagem gigante por lados inusitados, daí o título trocar o sobrenome Assis por Assims, ou seja, de outros jeitos ou modos de ver. Como se fossem outros Machados, o menino vendedor, o enxadrista, o abolicionista, seus múltiplos pseudônimos e alter egos, sua saúde, e os lugares por onde andou por exemplo” afirma Marcello Dantas, curador da mostra.

Entre os destaques da exposição, estão edições raras dos livros "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Dez Contos", ilustradas por dois dos maiores artistas visuais brasileiros do século XX, Cândido Portinari e Antônio Henrique Amaral. No exemplar de Portinari, por uma combinação de animações e realidade aumentada, personagens da obra ganham vida, como o verme a quem o “defunto autor” Brás Cubas dedica suas memórias. Já na edição com ilustrações de Henrique Amaral, projeções dão movimentos às gravuras que retratam cenas e cenários dos contos, interpretados pelo olhar lírico do artista.

Sempre relevante nas exposições do Farol Santander, as experiências imersivas também farão parte de Machado de Assims. Duas grandes imagens do escritor, baseadas em retratos históricos como a clássica fotografia feita por Marc Ferrez em 1890, serão animadas com inteligência artificial. Inspiradas no conto "A Cartomante", as animações mostrarão o Bruxo do Cosme Velho falando palavras que um dia ele escreveu, deleitando os visitantes com pílulas de sabedoria machadiana.

Em outro jogo interativo, o público poderá brincar de correlacionar trechos dos livros com cartões-postais do Rio de Janeiro, lugar onde Machado de Assis nasceu e de onde quase nunca saiu. A exposição também terá imagens raras de autor, uma delas, destaca a atuação do autor junto ao processo abolicionista do Brasil, como testemunha ativa desse marco na história nacional. Na imagem capturada em uma missa campal realizada em 17 de maio de 1888, no Rio de Janeiro, Machado aparece ao lado da Princesa Isabel. A ocasião celebrava a abolição dos escravos no País.

Sobre Marcello Dantas
Marcello Dantas é o nome por trás de algumas das principais mostras de arte no Brasil. Foi responsável pela curadoria de “Ai Weiwei - Raiz”, na Oca em São Paulo, a maior mostra já realizada sobre a obra do artista chinês, premiada pela APCA como melhor exposição internacional de 2018. Organizou a premiada exposição “Still Being”, do artista britânico Antony Gormley, realizada em São Paulo, Rio e Brasília, sendo a sétima mais visitada no mundo em 2012, segundo o “The Art Newspaper”. Também foi responsável pelo evento de arte pública OiR – Outras Ideias para o Rio, que contou com quatro edições entre 2012 e 2017.

Dantas assinou a curadoria de exposições de artistas estrangeiros de renome, como Anish Kapoor, Jenny Holzer, Michelangelo Pistoletto, Peter Greenaway, Rebecca Horn, Bill Viola, Christian Boltanski e Laurie Anderson. Esteve à frente também da concepção de diversos museus, entre os quais o Museu da Língua Portuguesa e a Japan House, em São Paulo; o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, no Piauí; e o Museu do Caribe, na Colômbia; além da Bienal de Vancouver de 2014 e 2018 e a Estação Pelé, em Berlim, na Copa do Mundo de 2006. No Farol Santander, Marcello Dantas foi curador das exposições Saramago – os pontos e a vista, Hebe Eterna e, atualmente, ETNOS, faces da diversidade.

Sobre o Farol Santander
O Farol Santander, um dos principais pontos turísticos de São Paulo, já recebeu mais de 800 mil pessoas e 12 exposições de arte rotativas em mais de um ano de funcionamento. As atrações do Farol Santander ocupam 18 andares dos 35 do edifício com 161 metros que, por um longo período, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no espaço Memória que tem com mobiliários originais feitos pelo Liceu de Arte e Ofícios em salas de reuniões e presidência. No 4º andar, uma instalação permanente e exclusiva do Farol Santander: Vista, desenvolvida pelo renomado artista brasileiro Vik Muniz.

As visitas começam pelo hall do térreo e seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés. Neste ano, o Farol Santander inaugurou o Bar do Cofre SubAstor, o Boteco do 28 e a Cozinha do 31, em andares dedicados à gastronomia.

Atualmente, estão no Farol Santander as exposições de arte ETNOS – faces da diversidade (Marcello Dantas) e Contemporâneo, sempre – Coleção Santander Brasil (Agnaldo Farias e Ricardo Ribenboim), ambas até 5 de janeiro de 2020.

Serviço "Machado de Assims" - Farol Santander
Quando: 19 de novembro a 12 de dezembro de 2019
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 9h às 20h (terça a domingo)
Ingressos: gratuito
Capacidade do hall: 250 pessoas
Brigada de incêndio e seguranças: efetivo total de 60 pessoas
Acessibilidade
Monitores
Saídas de emergência

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.