sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

.: Escritora imortal Ana Maria Machado é a Patronesse do Flipoços 2020

Escritora infanto-juvenil marca presença na edição comemorativa de 15 anos do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas

Pela primeira vez em Poços de Caldas e como a homenageada principal, a escritora imortal Ana Maria Machado, que ocupa a cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras, recebe homenagem em Poços de Caldas dia 25 de abril como Patronesse do Flipoços 2020.

O Flipoços abre o calendário nacional dos festivais e festas literárias do Brasil e vai homenagear as mulheres na edição de 15 anos com o tema "Mulher e Literatura: da Poesia ao Poder". Mais uma vez, o Festival sai na vanguarda dos acontecimentos e quer oferecer para o público em 2020 um motivo a mais para reflexões, associadas às boas oportunidades de conhecimento e aprendizagem. 

Nessa edição comemorativa, a Curadoria que ao longo dos anos tem buscado diversificar os temas, trazendo para o ambiente do festival os assuntos mais abrangentes e pouco difundidos, trará no próximo ano, um tema que todos nós, indistintamente, nos deparamos diariamente em todos os momentos do nosso cotidiano: as questões referentes ao universo feminino.

E para representar todas as mulheres e que tivesse esse apelo de força, determinação, vanguardismo e relevância nas escritas, a curadoria optou pela escritora Ana Maria Machado que rapidamente aceitou o convite.

Conheça mais sobre Ana Maria Machado
Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Começou como pintora, tendo estudado no Museu de Arte Moderna do Rio e no de Nova Iorque. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Após se formar em Letras Neolatinas, estudou com Roland Barthes, sob cuja orientação fez sua tese de pós-graduação na Ecole Pratique des Hautes Etudes, em Paris - onde também lecionou na Sorbonne em 1970-1971.

Deu aulas na Faculdade de Letras e na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e na PUC-Rio. Foi professora visitante na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e ocupou a cátedra Machado de Assis em Oxford. Em 2005, foi uma das 50 mulheres latinoamericanas indicadas ao Premio Nobel da Paz pela organização 1000 Peace Women Across the Globe. É membro do PEN Club, da Academia de Ciências de Lisboa e do Seminário de Literatura da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Recebeu a Ordem do Merito Cultural, no grau de Grão-Mestre, a Medalha Tiradentes e a Grande Ordem Cultural da Colômbia.

Escritora ganhadora do Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, o mais importante prêmio nacional para conjunto de obra, de três Jabutis e do Hans Christian Andersen, considerado a principal consagração mundial da literatura infantil, completa 50 anos de carreira este ano. Ana Maria Machado recebe o Prêmio de Patronesse no dia 25 de abril, ás 19h30 no Teatro da Urca. Dia 26, domingo, às 15h30 com o público em geral e no dia 27, segunda, a autora terá um encontro especial com as crianças a partir das 9h.

O Flipoços 2020 vai acontecer de 25 de abril a 03 de maio, no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas. A distribuição gratuita dos ingressos para as atividades terá inicio em 23 de março. Realização e mais informações GSC Eventos Especiais Ltda. pelo (35) 3697 1551. Mais informações em www.flipocos.com e pelas redes sociais.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.