quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

.: Exposição "Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana" em SP

Resultado de uma parceria entre a Fundação SM e o Instituto Tomie Ohtake, mostra permanece aberta para visitação até o dia 29 de março




A partir do dia 1º de fevereiro, quem visitar a Biblioteca de São Paulo (BSP) poderá mergulhar no mundo ilustrado com a exposição Invenções Gráficas na Ilustração - Um Olhar sobre o Catálogo Ibero-América Ilustra. A mostra, resultado de uma parceria entre a Fundação SM e o Instituto Tomie Ohtake, abre oficialmente as comemorações do aniversário de 10 anos de funcionamento da Biblioteca às 11h, e permanece aberta até o dia 29 de março, de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. A entrada é gratuita e tem classificação indicativa livre. 

Como o nome sugere, a exposição nasceu do Catálogo Ibero-América Ilustra, uma iniciativa desenvolvida anualmente pela Fundação SM em parceria com a Feira Internacional do Livro de Guadalajara e que já reuniu mais de 300 artistas no campo do livro ilustrado. Com curadoria do ilustrador Fernando Vilela, a mostra passou em 2019 pelo Instituto Tomie Ohtake, contabilizando um acervo de 40 obras de 12 ilustradores provenientes de nove países. 

Serviço: 
Exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana 
Local: Piso térreo da Biblioteca de São Paulo (BSP) 
Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns - Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo (ao lado da Estação Carandiru do Metrô) 
Data e horário: 1º de fevereiro (a partir das 11h) a 29 de março (das 9h30 às 18h30, de terça-feira a domingo) 
Entrada gratuita e classificação livre 

Sobre a Biblioteca de São Paulo (BSP): Localizada dentro do Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona Norte da capital paulista, a BSP soma mais de 3 milhões de visitantes e reúne o que há de mais moderno na área. Finalista do International Excellence Awards 2018, entregue durante a Feira do Livro de Londres, uma das mais prestigiadas do setor, a BSP já recebeu premiações como o Prêmio IPL na categoria Melhor Biblioteca do Ano e Prêmio Ações Inclusivas 2013, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A biblioteca tem programação que atende públicos de diferentes faixas etárias e interesses diversos. Com oficinas, contações de histórias, cursos e atividades como xadrez e yoga, o equipamento vai além do acervo, promovendo, sobretudo, o compartilhamento de experiências e saberes. Inaugurada em fevereiro de 2010, a BSP foi inspirada na Biblioteca de Santiago, no Chile, faz parte do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e totaliza 40 mil itens (livros, DVDs, CDs, além de jogos) no acervo. Pessoas com deficiência possuem acesso integral a todos os ambientes e podem utilizar o conjunto de audiolivros, livros em Braille e demais equipamentos de acessibilidade. 

Sobre o Instituto Tomie Ohtake: Inaugurado em 28 de novembro de 2001, tornou-se uma referência no circuito das artes visuais pela qualidade de sua programação. Destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, além de prêmios nestas três áreas. A instituição consagrou-se ainda por conceber um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material, no treinamento de professores e numa grade de cursos com visão inovadora no ensino da arte. Além disso, desenvolve inédito programa de acessibilidade para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais. 

Sobre a Fundação SM: Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela Edições SM, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações. Suas ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura; Apoio a projetos socioeducativos; e Apoio à pesquisa educacional. Está presente na Espanha, México, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Peru, Brasil, Chile, Argentina e Equador. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.