quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

.: Hoje é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Saiba mais!

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que de 13% a 29% dos leitores brasileiros, de diferentes faixas etárias, apreciam o gênero 



Em 30 de janeiro de 1984, foi instituído o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, a data foi escolhida porque neste dia em 1869, o cartunista Ângelo Agostini publicou a primeira história em quadrinhos brasileira, "As Aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte"

Conhecido como a 9ª arte, os gibis encantam crianças e adultos. Na 4º Edição da Pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro, maior e mais completo estudo sobre o comportamento leitor do brasileiro, o gênero foi escolhido como preferido por 13% dos entrevistados. Essa porcentagem sobe para 29% na faixa etária de 5 a 10 anos e se mantém alta dos 11 aos 13 anos, representando 21% de jovens que apreciam as revistas em quadrinhos e, ainda, ajudam os leitores a se aproximarem de outros tipos de literatura. 

O escritor Pedro Bandeira, patrono do Prêmio Retratos da Leitura, promovido pelo Instituto Pró-Livro, relembra como a leitura de quadrinhos o influenciou na sua carreira. "Para mim esta é uma data nostálgica, daquelas que nos levam a recordar as delícias da infância. Isso porque posso dizer que sou um produto dos quadrinhos. Desde muito pequeno, antes de aprender a decifrar as formiguinhas pretas que eram contidas nos balõezinhos de fala, folheávamos as revistas admirando os desenhos e inventando nossos próprios enredos. Acho que aí eu comecei a treinar minha futura carreira de escritor...", recorda. 


Pedro Bandeira


Assim como a Pesquisa Retratos da Leitura apresenta, Pedro concorda que a leitura de gibis faz parte da sua formação leitora, "me formei leitor a partir do momento que tive acesso às histórias em quadrinhos, e, daí, fui me apaixonando pelas aventuras". O escritor ainda completa, "os quadrinhos criaram o prazer de ler, criaram leitores e podem voltar a prestar esses serviços à nossa cultura". 

A 5º Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural será lançada ainda no primeiro semestre de 2020. "Estamos na expectativa para conhecer os resultados desta edição e na torcida para ter boas surpresas em relação aos leitores brasileiros, inclusive de quadrinhos", ressalta Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.