terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

.: "Vidas Secas - Uma Cantata Nordestina" em cartaz até dia 8


O espetáculo “Vidas Secas - Uma Cantata Nordestina” segue em cartaz até dia 8 de março no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. Dirigido por Rafael de Castro - Prêmio Especial do Júri de Pesquisa dramatúrgica com olhar para Infância e Juventude no XVII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí - a peça conta a vida dos personagens Fabiano, Sinhá Vitória, o Patrão, o Soldado e a cachorra Baleia.

Com seis atores no palco “Vidas Secas – Uma Cantata Nordestina” é uma adaptação do romance “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, publicado em 1932, com uma estética no espetáculo em ritmos com o maracatu, cantigas de ninar e forró. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla - https://bileto.sympla.com.br/event/64393/d/81892/s/425262 - ou na bilheteria do teatro.

Espetáculo infantil
Com estética inspirada no cordel brasileiro, todo o universo sertanejo proposto por Graciliano Ramos toma vida nessa montagem inédita realizada pelo Grupo Artemis de Teatro de São Paulo. Um clássico da literatura brasileira, o livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, com dez milhões de cópias e traduzido em três idiomas, ganhou do Grupo Artemis de Teatro de São Paulo, uma adaptação para os palcos. 

A história retrata uma família de retirantes nordestinos que luta para sobreviver em meio a tantas angústias e aflições, numa terra onde falta água, mas transborda esperança. É, agora, retratada no formato musicado, como uma cantata, com uma trilha sonora original que passa pelos mais diversos ritmos brasileiros, como forró, maracatu e cantigas de ninar.

O espetáculo traz seis atores que interpretam os integrantes da família: Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos, o Patrão, o Soldado e a cachorra Baleia que é interpretada por um manipulador de marionetes. A peça é permeada por músicas, cantorias que ajudam os personagens a organizar e a contar a história e um pouco de si.

O grupo Artemis de Teatro existe há 20 anos, sempre buscando os meios de contar bem suas histórias. O espetáculo foi ganhador do Prêmio Especial do Júri Para Pesquisa com Olhar para a Infância e Juventude no XVII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí e Indicado e Recomendado pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, inserido no Projeto Cultura Ensina e integra o projeto Território Sesi-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional. 

Ficha técnica
Dramaturgo e diretor geral: Rafael de Castro, fundador e idealizador do grupo. ElencoMárcia Oliveira, Vinícius Franzolini, Lucas Fiorello, Jonathan Well, Valmir D'Fiama e Felipe Rodrigues.

Serviço
"Vidas Secas - Uma Cantata Nordestina"
Local: Teatro Raul Cortez - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo. Até dia 8 de março. Sábados e domingos, às 15h. Telefone: (11) 3254-1633. E-mail para contato: teatro.raulcortez@fecomercio.com.br. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do teatro ou na plataforma Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/teatroraulcortez/

*Atualizado em 26 de fevereiro de 2020.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.