sexta-feira, 27 de março de 2020

.: "Mais", as curiosidades sobre o segundo álbum de Marisa Monte


"Mais" é o segundo álbum de estúdio da cantora Marisa Monte. Lançado em 13 de março de 1991, pela EMI, o disco abre com a arrepiante “Beija Eu”, uma de suas melhores canções até hoje, além de trazer o clássico “Eu Sei”. Foram escolhidos como singles do álbum as faixas "Beija Eu", "Rosa", "Eu Sei (Na Mira)", "Ainda Lembro" e "Diariamente".

A partir desse disco, Marisa Monte também começa a ser conhecida como compositora, que criou (sozinha ou em parceria) várias canções presentes nesse disco. As sessões de gravação do álbum ocorreram entre 1990 em vários estúdios, entre o Brasil e Nova York. Em relação às parcerias, destaca-se o hit “Ainda Lembro”, feita com Nando Reis, que também conta com a participação vocal de Ed Motta. Além dessas canções, Marisa também regrava, de forma bem sucedida, o sucesso “De Noite na Cama”, de Caetano Veloso, até então conhecida na voz de Erasmo Carlos. 

O ecletismo continua com gravações de músicas do folclore nordestino, além de revisitar a obra de compositores como Monsueto, Cartola e Pinxinguinha.
Entre suas 12 faixas, o álbum contém oito cançoes inéditas ("Beija Eu", "Volte Para O Seu Lar", "Ainda Lembro", "Eu Não Sou da Sua Rua", "Diariamente", "Eu Sei (Na Mira)", "Tudo Pela Metade" e "Mustaphá"), três covers ("De Noite na Cama", "Rosa", de Pixinguinha, e "Ensaboa", de Cartola) e uma versão musicada de um conto do poema "Borboleta", do folclore da Região Nordeste do Brasil.

Na época do lançamento do álbum, a crítica do jornal O Estado de S. Paulo elogiou o disco, afirmando que a cantora estava "menos dramática, com a voz ainda mais afinada e cristalina, o que parecia impossível, Marisa chega a comover. E, definitivamente, ingressa no panteão dos titãs, em todos os sentidos". 

A faixa "Ensaboa" conta com as canções "Lamento da Lavadeira" (de Monsueto), "Colonial Mentality", "Marinheiro Só", "A Felicidade" e "Eu Sou Negão" como música incidental. "Eu Sei (Na Mira)" fez parte da trilha sonora da novela "O Dono do Mundo", de Gilberto Braga, na Rede Globo, como tema de Yara, interpretada pela atriz Daniella Perez. "Ainda Lembro" fez parte da trilha sonora da novela "Deus Nos Acuda", de Silvio de Abreu, na Rede Globo, como tema do casal protagonista Maria Escandalosa e Ricardo Bismark, interpretados por Edson Celulari e Cláudia Raia. "Rosa" fez parte da trilha sonora das novelas "Fera Ferida", como tema do professor Praxedes (Juca de Oliveira) e Maria dos Remédios (Luiza Tomé), "Desejo Proibido", tema de Viriato (Lima Duarte) e Cândida (Ewa Wilma), e "Espelho da Vida", sem personagem específico, todas da Rede Globo.  


Tracklist de "Mais"

1. "Beija Eu" (3:14)
2. "Volte Para o Seu Lar" (4:44)
3. "Ainda Lembro" (participação especial de Ed Motta) (4:05)
4. "De Noite Na Cama" (4:28)
5. "Rosa" (2:45)
6. "Borboleta" (2:04)
7. "Ensaboa (Lamento da Lavadeira)" (4:15)
8. "Eu Não Sou da Sua Rua" (1:31)
9. "Diariamente" (4:12)
10. "Eu Sei (Na Mira)" (2:41)
11. "Tudo Pela Metade" (4:13)
12. "Mustapha" (2:26)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.