quarta-feira, 29 de abril de 2020

.: Podcast sobre novelas brasileiras é novidade na programação do MIS


Toda quinta-feira, o público poderá ouvir um novo episódio de “Isso só Acontece em Novela”, que aborda cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. O primeiro episódio vai ao ar no dia 30 de abril, no perfil do MIS no Spotify Em abril, mais uma novidade chega à programação do #MISemCasa - campanha de conteúdo virtual do MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

A partir desta quinta-feira, dia 30 de abril, o público poderá conferir "Isso só Acontece em Novela", que semanalmente abordará as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo museu, que, em 2019, criou a série Musicais no Cinema, derivada da megaexposição de mesmo nome.

Realizado pelo Pontos MIS, programa de formação e difusão de cinema do Museu da Imagem e do Som com atuação em todo Estado de São Paulo, o podcast Isso só Acontece em Novela fará análises críticas referentes ao universo da telenovela brasileira, além de discutir a importância dessas narrativas no cenário audiovisual do país. 

A cada episódio, o pesquisador e roteirista Lucas Martins Néia e o jornalista e crítico Raphael Scire realizam estudos de casos de obras que adentraram o imaginário nacional e que, de alguma forma, refletiram as contradições do Brasil no momento em que foram exibidas. Novelas de grande repercussão, desde os anos 1960 até os tempos atuais, ganham análise dos especialistas – tais como Pantanal, Selva de Pedra, O Clone, Senhora do Destino e Roque Santeiro.

Programação – “Isso só Acontece em Novela”

T1EP1. (30 de abril) - Por que falar de telenovela?


T1EP2. (7 de maio) -  A Telenovela na Década de 1960: "2-5499 Ocupado", "O Direito de Nascer" e "Beto Rockfeller".

T1EP3. (14 de maio) - A Telenovela na Década de 1970: "Selva de Pedra", "O Bem-Amado" e "Dancin’ Days".

T1EP4. (21 de maio) - A Telenovela na Década de 1980: "Roque Santeiro", "Vale Tudo" e "O Salvador da Pátria".

T1EP5. (28 de maio) - A Telenovela na Década de 1990: "Pantanal", "A Próxima Vítima" e "Por Amor".

T1EP6. (4 de junho) - A Telenovela na Década de 2000: "O Clone", "Senhora do Destino" e "Vidas Opostas".

T1EP7. (11 de junho) - A Telenovela na Década de 2000: "O Clone", "Senhora do Destino" e "Vidas Opostas".

T1EP8. (18 de junho) - Outros formatos da ficção televisiva brasileira: séries e minisséries.

Sobre os especialistas

Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Atualmente cursa doutorado em Comunicação na ECA-USP e é pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN-ECA-USP).

Raphael Scire é jornalista, roteirista e crítico de novela do site Notícias da TV (UOL). Também é autor de "Crimes no Horário Nobre - Um Passeio pela Obra de Silvio de Abreu".


Podcast "Musicais no Cinema"
Em 2019, o MIS lançou seu primeiro podcast, dentro da programação da megaexposição "Musicais no Cinema". Apresentada pelo jornalista e curador Duda Leite, a primeira temporada traz as entrevistas realizadas para a exposição, com importantes nomes do cinema e da cena musical, como Elza Soares, Silvio de Abreu e Claudia Raia – e também segue disponível para o público no perfil do MIS no Spotify.

O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 - que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso até o dia 10 de maio. O MIS conta com patrocínio master de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.