quinta-feira, 9 de abril de 2020

.: Sesc São Paulo lança cursos online gratuitos


O SescSP lançou uma plataforma digital para cursos online. Grátis, variados e disponíveis a qualquer tempo.Vejam os detalhes para inscrição online em https://ead.sesc.digital/ Aliás, muito da programação do Sesc se mantém em suas plataformas online, como edições Sesc, Sesc TV, etc.

A nova plataforma de educação a distância do Sesc - EAD Sesc Digital - já está no ar! Agora você vai poder explorar, de onde estiver, cursos livres e gratuitos para descobrir e aprender técnicas e saberes, além de pensar sobre nossos modos de viver. Esse é mais um passo ao encontro da missão educativa do Sesc, que busca oferecer ao público múltiplas formas de entrar em contato com novos conhecimentos, sempre acreditando no poder transformador da educação não formal.

O que tem para aprender?
Dois cursos já estão disponíveis: "Pintor Letrista - Lições introdutórias em pintura de letra", com o artista Filipe Grimaldi, e "Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos", com o quadrinista Rafael Coutinho. Nas próximas semanas você poderá acessar mais dois cursos: "Como estamos envelhecendo", com Zezé Motta, e a partir de 20/04, "Viola Caipira", com Ivan Vilela. 

Quem pode se inscrever?
Curiosos, praticantes amadores, profissionais... Qualquer pessoa que tenha interesse em explorar alternativas - às vezes até inusitadas! - e inserir novas práticas em sua rotina. Não há limite de faixa etária ou nível de escolaridade, nem requisitos prévios. Quem já tem conhecimentos correlatos e deseja expandir o campo de saber também está convidado, claro! 

Como são as aulas?
Os cursos oferecem aquele primeiro passo para começar algo novo e diferente. Eles não têm caráter formativo ou de capacitação, mas sim de inspiração! Cada um é composto de seis vídeoaulas expositivas, de cerca de 15 minutos, complementadas com material extra - leituras, vídeos, indicações - para aprofundar os conhecimentos e discussões sobre os temas abordados. A intenção é apresentar um universo de novos conhecimentos, saberes e práticas, de forma didática, direta e convidativa, visando tanto a autonomia do faça-você-mesmo quanto a reflexão sobre os conteúdos. E o melhor: as aulas e conteúdos ficam disponíveis para você assistir e praticar no seu ritmo e tempo!

Quem são os professores?
Amparada no saber-fazer do Sesc em cursos e oficinas presenciais e nos valores da entidade, a equipe do EAD convidou profissionais de referência nas suas áreas de atuação - pessoas que dominam seus campos de trabalho, amam o que fazem e compartilham seus métodos e seu amor por meio dos conteúdos oferecidos na plataforma EAD Sesc Digital. 

Saiba mais sobre os cursos já disponíveis:
"O Pintor Letrista – Lições Introdutórias em Pintura de Letra Artes Visuais"
Com Filipe Grimaldi
Com nada mais que pincel, esmalte à base de água e cartolinas, o designer e letrista Filipe Grimaldi apresenta os ensinamentos básicos do seu ofício: a pintura de letras. As técnicas e métodos deste curso permitem replicar, em casa, a elaboração de letreiros populares, seja para decoração do ambiente doméstico ou pintar placas e fachadas, e até mesmo oferecer seu serviço como pintor letrista.

Você encontra também um breve panorama da história do desenho de letras populares, no Brasil, na América Latina e no mundo, percorrendo origens, influências e simbologias dos fileteados de caminhão e outros adornos usados nas composições de letreiros, resgatando a importância desse ofício na iconografia das cidades. 

Sobre o instrutor:
Filipe Grimaldi é letrista e designer. Atua no mercado de design gráfico desde 2006 e, nos últimos anos, vem focando no estudo de técnicas manuais de caligrafia, lettering e pintura de letra. A partir de 2014, criou uma didática introdutória de caligrafia, lettering e pintura de letra, montando turmas em mais de 15 unidades do Sesc e outros cursos privados espalhados pelo Brasil.

"Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos"
Com Rafael Coutinho
Dono de estilo autoral e narrativas singulares, o desenhista e quadrinista Rafael Coutinho convida a uma viagem por todas as etapas da construção de uma história em quadrinhos, para além de regras e macetes tradicionais. O objetivo é apresentar alguns dos conceitos básicos dessa arte, materiais possíveis, possibilidades de linguagem, opções formais e poéticas e as principais técnicas, com demonstrações práticas do roteiro à arte-final. 

Cada aula apresenta uma etapa da construção de uma página de história em quadrinhos, desde a leitura do roteiro, planejamento e concepção de thumbnails, desenho de esboços, arte final dos desenhos e opções de finalização e colorização com diferentes materiais e técnicas manuais e digitais. 

Sobre o instrutor:
Rafael Coutinho é atualmente um dos artistas mais importantes dos quadrinhos brasileiros. Quadrinista, pintor, escultor, roteirista e animador, o paulista é autor dos romances gráficos Mensur e Cachalote, este último em parceria com o escritor Daniel Galera, e de O beijo adolescente, série de quadrinhos digitais (webcomic) posteriormente adaptada para versão impressa. Formado em Artes Plásticas, Rafael é filho da também quadrinista Laerte Coutinho, com quem colaborou no livro da “graphic-folhetim” Muchacha e nos roteiros e direção do curta-metragem Aquele Cara, de 2006. Aos 16 anos, desenhou o storyboard do filme O Bicho de Sete Cabeças (2001), de Laís Bodanzky. É curador da revista Baiacu e da feira anual de quadrinhos Des.Gráfica, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.