quarta-feira, 27 de maio de 2020

.: As "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" de Marisa Monte


"Memórias, Crônicas e Declarações de Amor (Textos, Provas e Desmentidos)" é o quarto álbum de estúdio da cantora brasileira Marisa Monte. Foi lançado em 11 de maio de 2000 e debutou na primeira posição dos discos mais vendidos no Brasil, sendo o quinto álbum consecutivo da cantora a alcançar essa posição na parada musical. 

Vendeu mais de 1 milhão de cópias no Brasil, sendo certificado de disco de Diamante. Foi álbum mais vendido da carreira musical de Marisa Monte. Com este disco, ela recebeu as primeiras indicações ao Grammy Latino, uma para "Amor I Love You" na categoria Melhor Canção Brasileira e ganhou na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Em 2009, o disco foi eleito pelo site da MTV Brasil, como décimo quinto dos "Os 55 Melhores Discos Pop Nacionais", lançando 1998 a 2008.

O álbum contém principalmente canções novas de autoria da própria Marisa, em conjunto com alguns parceiros. A faixa "Gentileza" foi composta pela própria Marisa após as palavras do Profeta Gentileza serem apagadas das pilastras do Viaduto do Caju, no Rio de Janeiro. "Amor I Love You" contém um trecho do livro "O Primo Basílio", de Eça de Queirós, lido por Arnaldo Antunes.

Foi lançado no mercado dos Estados Unidos com o nome de "Memories, Chronicles & Declarations of Love (Proofs, Texts and Denials)". Para promover o álbum, Marisa embarcou na "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor Tour", que acabou rendendo o álbum de vídeo "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor - Ao Vivo".


Entre as suas 13 faixas, o álbum tem oito canções inéditas ("Amor I Love You", "Não Vá Embora", "Não É Fácil", "Perdão Você", "Tema de Amor", "Abololô", 'Gentileza" e "Água Também É Mar") e covers ("O Que Me Importa", de Adriana, "Para Ver As Meninas", de Paulinho da Viola, "Cinco Minutos" de Jorge Benjor, "Gotas de Luar", de Guilherme de Brito, e "Sou Seu Sabiá", de Caetano Veloso).

Considerada uma das vozes mais eloquentes da MPB dos anos 90, Marisa Monte iniciou a década do ano 2000 com o lançamento deste que até hoje é o álbum de maior sucesso e levou a certificação de disco de Diamante e foi celebrado com o prêmio Latin GRAMMY® em 2001. 

A parceria criativa com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown (com quem a cantora já havia brilhado nas experimentações tropicalistas de "Barulhinho Bom") continua firme e forte neste álbum. Com músicas românticas que tratam de encontros e desencontros amorosos evocados com leveza e alegria, fugindo das fórmulas regionais e a pasteurização internacional, Marisa seguiu a tradição da multiplicidade estilística da MPB, mas sem as harmonias tipicamente herdadas do impressionismo francês via bossa nova. O destaque de arranjo e composição fica com a bela e delicada “Sou Seu Sabiá”, que conclui a obra.

Os singles de "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor" foram "Amor I Love You", "O Que Me Importa", "Não é Fácil", "Gentileza" e "Não Vá Embora". "Amor I Love You" fez parte da trilha sonora da novela "Laços de Família" - escrita por Manoel Carlos - nos primeiros capítulos, como tema da sensual personagem Cinthia, interpretada por Helena Ranaldi na Rede Globo. Mas a música durou poucos capítulos, e o tema da personagem foi substituída por "Man (I Feel Like a Woman)", cantada por Shania Twain, e não entrou para o CD de trilha sonora da novela.


Tracklist de "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor"

1. "Amor I Love You" (3:11)
2. "Não Vá Embora" (3:38)
3. "O Que Me Importa" (3:23)
4. "Não É Fácil" (3:07)
5. "Perdão Você" (3:32)
6. "Tema de Amor" (3:59)
7. "Abololô" (2:37)
8. "Para Ver as Meninas" (3:54)
9. "Cinco Minutos" (3:57)
10. "Gentileza" (2:49)
11. "Gotas de Luar" (2:46)
12. "Água Também É Mar" (1:54)
13. "Sou Seu Sabiá" (2:56)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.