quinta-feira, 28 de maio de 2020

.: Série brasileira é finalista em festival alemão Die Seriale


A produção "O Que Está Emergindo?" ("What is Emerging?") é finalista na sexta edição do festival Die Seriale, mais antiga premiação anual para séries digitais short-form da Alemanha. Idealizada, produzida e dirigida pelas cineastas e documentaristas brasileiras Maria Clara Parente e Camilla Cardoso, a websérie de três episódios – que apresenta e discute narrativas emergentes voltadas à cocriação de mudanças sistêmicas na sociedade – concorre nas categorias Melhor Documentário e Melhor Série. A cerimônia de premiação, que pela primeira vez acontecerá de forma online devido à pandemia, será entre 3 e 8 de junho.

Antes da pandemia do novo coronavírus, que escancarou o colapso dos sistemas vigentes na sociedade atual, as cineastas brasileiras já transmitiam na série a mensagem central de que é preciso “diminuir o ritmo se os tempos são urgentes”. Em conversas com personalidades cujo trabalho tem ganhado maior evidência devido às crises sociais agravadas atualmente – como o professor nigeriano Bayo Akomolafe, foco do segundo episódio da série – a obra coloca luz na iminente necessidade por mudanças estruturais no mundo.

De caráter investigativo e experimental – em meio a entrevistas com especialistas das mais diversas áreas do conhecimento como Bayo Akomolafe, Clarissa Diniz, Ernesto Neto, Jonathan Dawson, Katherine Trebeck, Marz Saffore, Philip Franses e Vanessa Andreotti – "O Que Está Emergindo?" é uma série de três episódios que busca trazer novos paradigmas e colaborar para uma mudança de mentalidade, com uma abordagem que mistura ecologia com filosofia. A obra foi produzida em parceria com a plataforma alemã-sueca Emerge.

Com a série, Maria Clara e Camilla procuram entender o que está por trás das crises política, social, econômica e ecológica do mundo atual, evidenciando que estamos vivendo um momento caótico e, paralelamente, como podemos mudar os sistemas atuais para formas mais regenerativas de viver. Assim, "O Que Está Emergindo?" busca transmitir inspiração e conscientização de mudança pessoal, para que tal mudança reflita-se na sociedade e nas mudanças que o mundo precisa.

Longo processo de pesquisa
A série "O Que Está Emergindo?" é fruto de um longo processo de pesquisa realizado na Schumacher College, faculdade internacional de estudos da ecologia da Inglaterra, reconhecida como centro internacional de reflexão e prática de uma vida sustentável, onde Maria Clara e Camilla se conheceram. Tal processo está registrado no canal fundado pelas duas – o "This is Not The Truth" ("Isso Não É A Verdade") – plataforma de comunicação que visa questionar as ditas verdades sobre as nossas formas de viver na Terra e debater novos conceitos de economia, igualdade, diversidade e espiritualidade na América Latina e Estados Unidos.

Inicialmente, Maria Clara e Camilla entrevistaram 20 pesquisadores de países como Inglaterra, Alemanha, Índia e Suécia, entre eles notórios pensadores contemporâneos como Fritjof Capra – mundialmente famoso pelo O Tao da Física, em que traça um paralelo entre a física moderna e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais – e Kate Raworth, autora do livro Economia Donut, cuja pesquisa se concentra nos desafios sociais e ecológicos únicos do século XXI, resultando em um modelo econômico no qual o crescimento não é o parâmetro mais importante do sucesso.

Alguns dos entrevistados vieram ao Brasil para gravar a série, oportunidade viabilizada no festival ColaborAmerica 2018, em que Maria Clara e Camilla foram curadoras.

Prêmios e indicações
Além da indicação para o Die Seriale 2020, "O Que Está Emergindo?" foi premiada no festival Rio Webfest 2019 como Melhor Roteiro, no Festival Internacional de Audiovisual Colaborativo (Fica.vc) como Melhor Série e recebeu indicações para os festivais São Paulo Webfest e Bilbao Webfest (Espanha). 

Sobre o Festival Die Seriale
Mais antigo festival de séries digitais da Alemanha, Die Seriale acontece anualmente com o objetivo de conectar, apoiar e homenagear criadores de webséries de todo o mundo. Além das exibições das mais de 60 séries e pilotos produzidos em 18 países e selecionados para o festival – e a premiação das melhores obras em cada uma das 19 categorias, elegidas por júri especializado – são realizadas conferências com perguntas e respostas, palestras e painéis de discussão sobre o mercado e a produção audiovisual digital no mundo. Devido à pandemia do novo coronavírus, a edição 2020 acontecerá totalmente em ambiente digital, entre os dias 3 e 8 de junho. Mais informações em https://www.die-seriale.de/festival/.

Sobre as autoras
Maria Clara Parente - Documentarista, atriz e apresentadora, Maria Clara é repórter na plataforma alemã Emerge e cofundadora do projeto audiovisual "This Is Not The Truth". Estudou Comunicação para a transição na Schumacher College (UK), é carioca e é uma das cofundadoras do Futuro Possível, plataforma de pesquisa, tradução e disseminação de narrativas regenerativas sob múltiplas perspectivas.

Camilla Cardoso – Pesquisadora e cofundadora do projeto "Terra Adentro" e do "This Is Not The Truth", canal de entrevistas e séries sobre mudança de paradigma e as novas formas de pensar e de viver que emergem a partir dos colapsos do sistema dominante. Com experiência em gestão cultural, hoje se dedica a projetos de educação partindo da perspectiva decolonial, que visam a transição para um cenário regenerativo e de justiça social.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.