terça-feira, 26 de maio de 2020

.: Laboratório para futuros cineastas terá inédita versão online e gratuita


Oportunidade é exclusiva para moradores do Vale do Paraíba e Litoral Norte e está com inscrições abertas.

Estão abertas as inscrições para o laboratório de cinema Gato Lab. O evento faz parte das atividades propostas pelo CineFest Gato preto, tradicional festival de curtas-metragens no Vale do Paraíba que acontece há 16 anos em Lorena.

O foco são cineastas que moram no Vale do Paraíba ou Litoral Norte que tenham algum projeto de curta-metragem e que gostaria de ter a oportunidade de desenvolvê-lo. A proposta do laboratório é que os produtores de cinema saiam com o projeto pronto para ser filmado e enviado para editais, fomentando assim as produções dos moradores da região.

Exclusivamente neste ano, o Gato Lab acontecerá online, em virtude das orientações sobre o distanciamento social por consequência do Covid-19, o novo coronavírus. O projeto é totalmente gratuito e será ministrado pelos cineastas Victor Fisch e Stephanie Degreas, profissionais com larga experiência em cinema, sob a coordenação de Paulo Leierer.

“O cineasta precisa ter apenas uma sinopse de até mil caracteres de um curta-metragem. Serão selecionaremos as oito melhores propostas e os escolhidos farão uma imersão com cineastas renomados. Além da experiência que os cineastas poderão vivenciar, o Vale do Paraíba também pode ser projetado no cinema nacional”, explica Polyana Zappa, artista visual e diretora desta edição do Gato Preto.

Além das aulas, cada participante receberá consultorias individuais com os três profissionais para desenvolver o roteiro de seu curta-metragem. Um desses projetos será escolhido pelos profissionais para ser premiado com uma assessoria de produção oferecida pela Escola de Cinema MasterShot, apoiadora do Lab.

O Gato Lab acontece em três dias, de 10 a 12 de julho. Segundo a diretora, Polyana, serão selecionados até dez projetos. As inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento www.cinefestgatopreto.com.br, são totalmente gratuitas e podem ser feitas até dia 20 de junho.

O Festival - O CineFest acontece neste ano no mês de setembro e divide  as sessões pelas seguintes áreas do cinema: roteiro, edição, atuação, arte, fotografia, produção, montagem e desenho de som. Já fazem parte do festival diferentes sessões como infantojuvenis e outras que podem surgir ao longo da preparação do evento. Para aproximar outros públicos, a novidade da sessão videoclipe já era um pedido dos participantes, que se expande para o novo formato.

Através das redes sociais oficiais instagram @cinefestgatopreto e facebook.com/cinefestgatopreto, há informações detalhadas sobre as atividades. Diferentes atividades para promoção da cultura e amor ao cinema. Além dos cinco dias do festival de curtas, o Gato Preto têm outras atividades para promover a cultura da união e amor pelo cinema.

Além do GatoLab, acontece a Novena Cinematográfica, que antecede o festival e acontece dentro da casa das pessoas que se candidatam para receber uma sessão de curtas. A atividade leva para 9 cidade do Vale do Paraíba (incluindo Lorena), além da sessão, um bate-papo, tudo regado a um lanche compartilhado pelos donos da casa.

Por último, o Itinerância Gato Preto percorre as mesmas oito cidades da Novena (com exceção de Lorena). Desta vez, o evento leva parte do festival para espaços públicos da cidade, em parceria com as prefeituras de cada uma delas.

O Cinefest GatoPreto acontece desde 2004, nas dependências do centro Universitário Teresa DÁvila. Foi idealizado pela professora Olga Arantes, que também é diretora do Cine Clube da cidade. Em 2015 a produtora Trapézio Produções Culturais assumiu uma parceria com a Fundação Olga de Sá, aprimorando o formato e expandindo o projeto para diversos filmes nacionais.

Neste ano de 2020, com o objetivo de dar prosseguimento ao sucesso do evento e ao incentivo da participação de todo o Vale do Paraíba, assumiu a diretoria executiva, a professora e artista visual Polyana Zappa.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.