sábado, 20 de junho de 2020

.: Macunaíma e a preguiça primordial é tema do "Café Filosófico Expresso"


Nesta terça-feira, dia 23, o terceiro episódio do "Café Filosófico Expresso" reflete acerca da preguiça primordial através do livro Macunaíma, de Mário de Andrade. Parte da série "7 Pecados na Literatura", a edição inédita vai ao ar às 23h, na TV Cultura. 

Se Macunaíma parece ter uma preguiça primordial, que é aquela que ocorre antes mesmo do esforço, não é por que sua preguiça é a de quem nunca trabalhou? Não seria uma preguiça positiva, que abre longas vias ao ócio como antagonista do negócio, desconhecido pela nossa personagem?. Essas são algumas questões debatidas na exibição.

Eneida Maria de Souza e Frederico Barbosa percorrerem um trajeto na cidade de São Paulo entre a Casa Mário de Andrade e o Café Vila Di Vó. No caminho, conversam também sobre o prazer da preguiça, as ideias que Mário de Andrade buscava trazer ao construir o personagem Macunaíma e a necessidade do ativismo constante.

Sobre o Café Filosófico Expresso
"7 Pecados na Literatura". Um encontro entre duas pessoas que se deslocam em uma metrópole. E dialogam sobre o mundo. E tomam café. Ou chá. Ou cachaça. Uma bebida curta. Expresso é uma série do Café Filosófico CPFL, programa de TV produzido pelo Instituto CPFL e exibido na TV Cultura. Cada episódio do Expresso tem cerca de 25 minutos. A série de lançamento é baseada na lista dos 7 pecados. Cada episódio trata de um dos vícios da lista e usa a literatura como procedimento de problematização. Quais são os repertórios narrativos que organizam as compreensões de pecado e de paixão?

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.