terça-feira, 7 de julho de 2020

.: Antônio e Rocco Pitanga apresentam live do espetáculo "Embarque Imediato"


Com a participação dos filhos, montagem é também a celebração dos 80 anos de Antônio Pitanga, um artista fundamental. Foto: Leto Carvalho

Dentro de apresentações teatrais das lives #EmCasaComSesc, nesta quarta-feira, dia 8, às 21h30, Antônio e Rocco Pitanga (pai e filho) trazem o espetáculo "Embarque Imediato", que fala sobre o encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro, metaforizando o encontro entre a "África e a sua Diáspora". A peça pode ser assistida no YouTube do Sesc São Paulo youtube.com/sescsp -  e no Instagram do Sesc Ao Vivo - @sescaovivo.  

Com texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação e encenação de Márcio Meirelles, a montagem é também a celebração dos 80 anos de Antônio Pitanga, um artista fundamental do cinema, teatro e TV brasileiros, além de uma importante voz na defesa dos direitos de negros e negras no país. A peça trará a presença virtual da atriz Camila Pitanga, também filha de Antônio, que dá voz aos textos em off da montagem e faz aparições em vídeo.

Na sexta-feira, dia 10, a atriz Teuda Bara, grande nome do teatro brasileiro e uma das fundadoras do Grupo Galpão, compartilha memórias e revisita espetáculos no inédito "Queria Teatro". O trabalho parte, principalmente, de dois espetáculos encenados pela atriz: "Doida" e o recente "Luta". 

Com participação de Admar Fernandes (seu filho, que está em isolamento com a mãe), "Queria Teatro" é dedicado aos seus colegas de profissão, e traz uma performance original, poética e bem-humorada, que provoca reflexões sobre o próprio fazer teatral. Com dramaturgia de João Santos (autor do perfil biográfico de Teuda), a apresentação reúne trechos de espetáculos anteriores da atriz, além de citações de autores clássicos e contemporâneos e canções. A peça propõe uma abordagem íntima e se baseia nas experiências da própria atriz, brincando com a diversidade de formatos cênicos que ela já vivenciou.

Finalizando a semana, Hilton Cobra apresenta, no domingo, dia 12, o monólogo "Traga-me a Cabeça de Lima Barreto"! Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, para comemorar os 40 anos de carreira do ator e com direção de Onissajé (Fernanda Júlia), a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de 1930. 

O propósito seria esclarecer "como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?". A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida do autor e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

Para conferir a programação de teatro, basta acessar as páginas youtube.com/sescsp ou o novo endereço do Sesc São Paulo no Instagram criado especialmente para a série Sesc Ao Vivo instagram.com/sescaovivo, às segundas, quartas, sextas e domingos, sempre às 21h30.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.