sexta-feira, 28 de agosto de 2020

.: Antonio Fagundes é um dos destaques de nova série sobre teatro

Foto: divulgação


A evolução da arte teatral no Brasil é documentada pela série “Companhias do Teatro Brasileiro”, que terá estreia exclusiva no canal Curta!, ainda este ano. A história será contada através da experiência das companhias e grupos que marcaram época, desde a primeira organização – a do ator João Caetano, fundada em 1833 -, até o revolucionário Grupo Macunaíma que, em 1978, projetou nosso teatro no cenário internacional. Outros conjuntos históricos como o Teatro Brasileiro de Comédia, o Teatro Experimental do Negro, a Cia. Dulcina-Odilon, o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, o Teatro de Arena e o Teatro Oficina também estão retratados na série. São 15 episódios, cada um dedicado a uma companhia.

Tema de um dos episódios, a Cia. Estável de Repertório, que funcionou entre 1981 e 1991, foi uma idealização do ator Antonio Fagundes. Em depoimento ao programa, ele relembra que seu sucesso à frente daquele grupo teatral se deveu, em parte, a uma bronca que levou de um espectador de dedo em riste. O sujeito havia enfrentado dificuldades para achar o teatro (que não tinha letreiro), comprar ingresso e até mesmo entender o fim da peça.

Fagundes conta que respondeu ao homem: "eu lhe dou razão em 200% do que o senhor falou. Eu só peço um favor ao senhor: que preste atenção no que eu vou fazer daqui pra frente. Eu vou atender a cada item que o senhor falou". Foi então que começou a fazer debates com a plateia, a tornar suas peças mais "comunicáveis" e a ficar na bilheteria para entender o perfil do público, além de ter alugado um teatro mais confortável, com ar condicionado e estacionamento próximo. Assim, a sua companhia deslanchou.

“Companhias do Teatro Brasileiro” é dirigida por Roberto Bomtempo e tem previsão de estreia no último trimestre de 2020. A série é uma produção da Camisa Listrada, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.