terça-feira, 1 de setembro de 2020

.: Grátis: animação “A Gata Cinderela” integra o 8 ½ Festa do Cinema Italiano


Festival será realizado de 28 de agosto a 10 de setembro totalmente online e com exibição gratuita de 20 produções.

Dirigido por Alessandro Rak, Marino Guarnieri, Ivan Cappiell e Dario Sansone, "A Gata Cinderela" fez sua première mundial no Festival de Veneza 2017 e estará disponível por apenas 24h durante o Festival: das 18h do próximo dia 5 às 18h do dia 6 de setembro. A animação traz viés feminista ao trabalhar a imagem da Cinderela como uma jovem rebelde de 17 anos que se recusa a casar com um traficante da máfia italiana. 

"A Gata Cinderela" é a primeira animação a integrar a programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que esse ano será realizado de forma online e totalmente gratuita. Cinderela cresceu no interior do Megaride, um enorme navio atracado no porto de Nápoles há mais de 15 anos. Depois do assassinato de seu pai, ela vive em busca de vingança. Com uma releitura contemporânea do clássico conto de fadas, a produção apresenta uma Cinderela de 17 anos, rebelde e prestes a se casar com um traficante de drogas que pretende transformar Nápoles na capital da criminalidade do mundo.

"Buscamos uma história que tivesse a ver com nossas raízes culturais e territoriais mas que fosse também universal", afirma o diretor Ivan Cappiello, que ressalta também o fato que a primeira versão europeia de "Cinderela" foi publicada em 1634 pelo autor e poeta napolitano Giambattista Basile (1566-1632) na obra Pentamenore - Lo Cunto de li cunti ("O Conto dos Contos"), uma coleção de contos de fada do século 17, antes que os irmãos Grimm publicassem, no século 19, sua versão do conto que possui centenas de versões em todo o mundo. 

"É, aliás, o conto de Giambattisté  é um pouco mais cru que o conto dos Grimm. Além disso, é ambientado em Nápoles, uma escolha mais fácil para nós. Mas de qualquer forma, tem cores particulares. E tudo isso dialoga com nossa vontade de contar uma história passada em uma Nápoles atemporal. Quando se assiste ao filme não se pode dizer é tal o tal ano ou época. Pode ser um passado próximo ou um futuro provável ou improvável", completa Cappielo. 

"É uma história transversal. Há as tradições, há o fato de ser uma animação, gênero que tradicionalmente é associado à produção para o público infantil e difícil desconstruir esta ideia consolidada que as pessoas têm do gênero. Por outro lado é uma proposta que nos agrada. Ao mesmo tempo, este foi um trabalho que exigiu tempo, foi pioneiro, a animação para os adultos é algo que nos interessa explorar e investir como modelo de negócio audiovisual. O público adulto de hoje não é o mesmo de antigamente e é um público que cresceu vendo animação", comentou Alessandro Rak. 

No elenco de vozes originais do longa, estão nomes como Alessandro Gassmann, filho do lendário ator Vittorio Gassman, da atriz Maria Pia Calzone e de Massimiliano Gallo. "A força da animação é também a capacidade de presentear e propor ao público e às novas gerações a força da obra de Basile com uma nova apresentação", afirmou Gassman. "É uma Nápoles futurista e, ao mesmo tempo, que traz muito do passado, dos anos 50. Tem um forte senso estético e artístico", completou Gallo. 

"A Gata Cinderela" ("Gatta Cenerentola")
Direção:
Alessandro Rak, Marino Guarnieri, Ivan Cappiello, Dario Sansone. Itália // 2017 // 87’ // Animação // 12 anos. Uma releitura moderna e adulta do famoso conto de fadas. Mia, conhecida como Cinderela, vive dentro do Megaride, um enorme navio parado no porto de Nápoles há mais de 15 anos. Seu pai, Vittorio Basile, um rico proprietário do navio e cientista, morreu, enterrando com ele os segredos tecnológicos do navio e o sonho de tornar o porto um local desenvolvido. Em silêncio, ela busca vingança: matar quem assassinou seu pai e libertar sua cidade para sempre. Elenco: vozes de Alessandro Gassman, Antonio Brachi, Daniele Bigliardo, Luciano Stella, Maria Pia Calzone

Sobre o 8 ½ Festa do Cinema Italiano 
Em 2020, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizado em casa, em um formato totalmente online, entre os dias 28 de agosto a 10 de setembro. Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site. 

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e com o apoio institucional fundamental da Embaixada da Itália em Brasília, dos Consulados Gerais do Rio de Janeiro e São Paulo, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, do Consulado Italiano de Belo Horizonte e do Instituto Cinecittà Luce.

Além dos parceiros institucionais, o evento é realizado com o patrocínio principal da Generali Seguros, primeira seguradora estrangeira a chegar no Brasil, há 95 anos. A Generali Seguros Integra o Grupo Generali, maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa, presente em cerca de 50 países. Em 2020, o Festival também conta com os parceiros de mídia Folha de São Paulo, Adoro Cinema, Ingressos.com e Comunità Italiana. Programação disponível em http://www.festadocinemaitaliano.com.br/.

Trailer de "A Gata Cinderela"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.